Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

31 maio 2016

A Morte de Sieghardt Rupp - Especial Brasil


Sieghardt Rupp

Recebi em 31 de maio de 2016, a informação da morte do ator austríaco Sieghardt Rupp através do amigo e parceiro, Tom Betts dos USA [http://westernsallitaliana.blogspot.com.br/], que por falta de informações e divulgação não foi noticiado na imprensa mundial, mas independente de ter passado quase um ano, este grande ator terá aqui neste espaço a sua simples e humilde homenagem.


Sieghardt Rupp nasceu em 14 de junho de 1931 em Bregenz, Vorarlberg, Áustria e tem em sua carreira aproximadamente 100 trabalhos realizados para o cinema, televisão e o teatro conforme banco de dados do IMDB. Ele se formou na Academia de Comércio em Viena, em seguida, entrou para o seminário em Max Reinhardt. Fez sua estreia como ator em 1954, quando trabalhou no teatro em Klagenfurt.

A partir de 1956 ele se apresentou no Salzburger Landestheater e em 1958 estrelou Landestheater Linz e foi um empregado da Volkstheater Wien até 1959. Ele fez mais de 55 apresentações no cinema e TV com inicio em 1959 e atingiu o pico em sua carreira na década de 1960 e se tornou conhecido por suas performances em gangster no cinema europeu na década de 1960 onde ele normalmente era bem retratado como um bandido ou mercenário.

Sua aparência com voz inconfundível, traços latinos e aparência notável o levou a co-estrelar significativamente alguns vários Westerns Espaghetti como um provável mexicano.


Bons filmes como "A Grande Escapada" (1966) e "Carne para Abutres" (1964) fizeram acentuado sucesso e são cultuados até os dias de hoje pelos fãs mas o seu desempenho mais notável no entanto foi no seu papel como “Esteban Rojo” de Sergio Leone em 1964 na produção de "Por um Punhado de Dólares" ao lado de Clint Eastwood e Gian Maria Volontè. Ele apareceu em muitos outros Westerns na década de 1960, "Johnny Texas" [1000 Dollari Sul Nero] (1966) ao lado de Anthony Steffen e Gianni Garko, embora também tenha atuado na aventura romântica "Angelique e o Sultan" [França] em 1968.

No filme "Por um Punhado de Dólares", Esteban Rojo (Sieghardt Rupp) mostra em seu papel até que ponto ele é perverso executando a sangue frio, Consuelo Baxter (Margarita Lozano) esposa de John Baxter (Wolfgang Lukschy). Esteban Rojo é o último personagem a morrer neste filme o qual é alvejado pelo velho proprietário do hotel "Silvanito" (José Calvo) salvando Joe (Clint Eastwood) de ser morto traiçoeiramente por ele. Caindo da janela do primeiro andar de um prédio, ele leva em seu rosto o sangue do último bandido morto da gangue de Ramón Rojo (Gian Maria Volontè).

Outra grande curiosidade neste filme é a identificação de um dos cinco atores mortos no duelo final. Não se sabe por que Leone não fez o “close” no rosto de um dos atores. Pode ter sido uma falha na edição, mas estou falando de Fausto (Henrique Santiago) o pistoleiro de Poncho que está posicionado atrás de Rojo e é de difícil identificação, mas com ajuda de amigos europeus, consegui a resposta.


Durante os anos 1970, sua carreira cinematográfica reduzia, no entanto, ele interpretou posteriormente vários personagens de TV, com intenso sucesso principalmente na série "Tatort" como o investigador Kressin entre 1971 e 1973.

A partir de 1985, voltou ao teatro e apresentou-se no Teatro "in der Josefstadt" em Viena. Aposentou-se do cinema e da televisão como ator em 1995. Foi casado com Gotlinde Rupp e deixou um filho.

Rupp viveu em Viena no final de sua vida vindo a falecer em 20 de julho de 2015, e segundo jornais de Viena por um acidente vascular aos 84 anos de idade. Mais uma grande perda para o cinema e para os fãs do Espaghetti Western em todo o mundo. Descanse em Paz [R.I.P]


Sieghardt Rupp * Filmografia Espaghetti Western 

Última Cavalgada (1964) Der letzte Ritt nach Santa Cruz [28 Março 1964] (Alemanha) Fernando
Johnny Ringo... O Matador (1966) Wer kennt Johnny R.? [19 Maio 1966] (Alemanha) Captão Jason Conroy
Um Homem Chamado Gringo (1965) Sie nannten ihn Gringo [21 Junho 1966] (Espanha) Reno
Johnny Texas (1966) 1000 dollari sul nero [18 Dezembro 1966] Ralph
Carne para Abutres (1964) Frontier Hellcat, Unter Geiern [05 Agosto 1966] (França) Preston
Por Um Punhado de Dólares (1964) Per un pugno di dollari [12 Setembro 1964](Itália) Esteban Rojo
O Império do Leão de Prata (1968) Kingdom of the Silver Lion [11 Março 1968] (Espanha/Alemanha) Abu Seif

             Foto: Carne para Abutres (1964) Frontier Hellcat, Unter Geiern [05 Agosto 1966] (França)


Veja a morte de Esteban Rojo (Sieghardt Rupp)

11 comentários:

  1. ELE TAMBÉM FEZ PARTE DE NOSSO ESQUEMA TERRESTRE. SEJA BEM RECEBIDO PELAS MÃOS DE DEUS.EXCELENTE TEXTO!...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, deixou sua colaboração para com o cinema.

      Excluir
  2. Sieghardt Rupp had one of those faces you don't forget. I took notice of him as soon as he came on screen in Fistful of Dollars. It was treat to later see him appear in several German and Euro-westerns. I guess we'll never know why he withdrew from the industry that made him internationally known even to the extent he did not want his death to be reported in the press. He won't be forgotten.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma face marcante no cinema e será inesquecível para os fãs.

      Excluir
  3. Emanuel Neto01/06/2016, 03:56

    Apesar de ter participado em vários westerns, será para sempre lembrado como um dos irmãos Rojo no célebre "Por um punhado de Dólares".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Costumo dizer que para um Western ser bom, temos que ter bons "Maus Bandidos". Atores que saibam interpretar e fazer com que o espectador o odeie muito, caso o contrário a vingança do mocinho não tem gosto algum. Tem que ter bandido mau e este ator soube fazer isso. Mais um celebre nesta atuação. Uma escola de fisionomia maudosa pra os jovens atores.

      Excluir
  4. Uma grande face marcante como você disse e vilão, Sieghardt Rupp o Esteban Rojo do bando de Ramon grande perda.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente um grande ator inclusive em outros gêneros cinematográficos.

      Excluir
  5. Muito bom não podemos esquecer o seu trabalho ele contribuiu para a sétima arte

    ResponderExcluir
  6. Muito bom não podemos esquecer o seu trabalho ele contribuiu para a sétima arte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Ivan, esse rosto será sempre visto e revisto nas telas por gerações e fãs do Western.
      Grato pelo seu comentário e participação

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: