Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

18 março 2016

A Morte de Riccardo Garrone - Especial Brasil

Morre aos 89 anos de idade em Milão, Itália em 14 de março de 1916 Riccardo Garrone.

O grande ator romano, irmão do diretor Sergio Garrone, foi por muito tempo um dos principais personagens mais importantes da história do cinema italiano, com uma das carreiras mais longas com 65 anos de trabalho.

Foram cerca de 180 interpretações em filmes nos mais variados gêneros, assim como uma intensa atividade em teatro e também como dublador em filmes estrangeiros.

Uma longa carreira que varia de filmes de Federico Fellini, Luigi Zampa, Mario Monicelli, Dino Risi, entre outros. Filmes de sucesso como em 1962 “Eva” de Joseph Losey e “The Yellow Rolls-Royce” em 1964 de Anthony Asquith.

Garrone passou por todos os estágios da história da comédia italiana, tornando-se um dos rostos mais reconhecíveis e participando, além dos filmes menores e incluindo filmes como "Audace colpo dei soliti ignoti” (1959) de Nanny Loy, “Arriva Dorellik” (1967) de Steno bem com cinco filmes com Franco Franchi e Ciccio Ingrassia, incluindo “I due pericoli pubblici” (1964) de Lucio Fulci, “Il fischio al naso” (1967) de Ugo Tognazzi, “Basta guardarla” (1970) de Luciano Salce, “Rugantino” (1973) de Pasquale Festa Campanile e “Amarsi un po’…” (1984) de Carlo Vanzina.


Muitos outros papéis em outros gêneros populares, como no Peplum (Sandalha e espada) “Saffo - Venere di Lesbo” (1960) de Pietro Francisci, no horror como em “5 tombe per un medium” (1965) di Massimo Pupillo e “Il medaglione insanguinato” (1975) de Massimo Dallamano.

Atuou em bons musicais como “I ragazzi di Bandiera Gialla” (1968) de Mariano Laurenti. “Decameron proibitissimo (Boccaccio mio statte zitto)” (1972) de Marino Girolami, no thriller como “Il baco da seta” (1974) de Mario Sequi; no drama como “La ragazza con la valigia” (1961) de Valerio Zurlini e até mesmo em contos eróticos como “Paprika” (1991) de Tinto Brass.


Nos últimos 25 anos de trabalho participava em mini-séries de TV como “Il vigile urbano” (1989-90) ao lado de Lino Banfi, “Amico mio” (1993-1994) com Massimo Dapporto, “Un medico in famiglia” (1998 e 2004) em que fez o marido de Milena Vukotic, “Anna e i cinque” (2008) com Sabrina Ferilli.

Ativamente participando de dublagens como a voz do urso Lotso de “Toy Story 3“, e outros vários desenhos animados como "Lady Oscar“, “Belle e Sebastien“, “Lamù, la ragazza dello spazio”.

Começou sua carreira no teatro e estudou na Academia de Arte Dramática "Silvio D'Amico" em 1949 após atuar na empresa Gassman-Torrieri-Zareschi. Iniciou em papéis brilhantes pela Companhia de Teatro Parioli di Dino Verde, no fim da época de ouro do cinema italiano, pela primeira vez em "Capela Sistina" (1984-1987). Atuou também como Escritor, diretor e produtor dentro do ramo cinematográfico e televisivo.


Riccardo Garrone seguramente é outra grande perda para o cinema popular italiano.
Será sempre lembrado como um grande ator popular da TV e do cinema italiano e ficará para sempre no coração de seus milhares de fãs espalhados pelo mundo que conquistou através das telas do cinema.

No Espagehtti Western sempre aparecia com o seu bigode no estilo do ator americano Gilbert Roland e nos brindou com 13 trabalhos creditados contracenando com muitos dos astros do gênero como George Hilton, Anthony Steffen, William Berger, Guy Madson e James Garner mas sabe-se que participou de vários outros como ator extra auxiliando na produção.

                    
 RICCARDO GARRONE FILMOGRAFIA ESPAGHETTI WESTERN

  1. Sledge, O Homem Marcado (1970) “Man Called Sledge” - Warden
  2. Uma Longa Fila de Cruzes (1969) [Una Lunga Fila di Croci] “No Room to Die” - Sr. Fargo
  3. Tedeum, Um Homem Mais Duro que Trinity (1972) [Tedeum, um Pistoleiro em Apuros] “Tedeum”    “Sting of the West”  -  Xerife
  4. Que Faço no Meio de uma Revolução? (1972) [Che c'entriamo noi con la rivoluzione?] “What am I Doing in the Middle of the Revolution?” - Peppino
  5. Deguejo (1966) “Degueyo”  [Dick Regan] - Foran
  6. Bang Bang Kid (1967) “The Bang Bang Kid’ - Killer Kossock
  7. Atirar Para Viver (1968) Se Queres Viver... Atira! [Se Vuoi Vivere... Spara!] “ If You Want to Live...   Then Shoot!” - [Rick     Garrett] Donovan
  8. O Regresso de Aleluia (1972) [Il West ti Va Stretto, Amico... è Arrivato Alleluja] ”The Return of Halleluja” - Zagaya
  9. El Zorro Justiciero (1969) [E Continuavano a Chiamarlo Figlio di...] “Zorro the Lawman”
10. Django O Bastardo (1969) [Django Il Bastardo]
11. Dick Luft Em Sacramento (1974) [Di Tresette ce n'è Uno, Tutti Gli Altri son Nessuno] “The Crazy Bunch”  - Frisco Joe/Tutti Frutti
12.Os Dois Sargentos do General Custer (1965) [I Due Sergenti Del Generale Custer] “Two Sergeants of General Custer” - Especialista
13.The Rough and Ready Cowboy (Série de TV) [1973-1974] (Dublador Italiano)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: