Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

25 janeiro 2016

...E Alla Fine lo Chiamarono Jerusalem l´implacabile [Pistoleiro Não Muito Mortal] Especial Brasil



Pistoleiro Não Muito Mortal - Brasil
...E Alla Fine lo Chiamarono Jerusalem l´implacabile - Itália
Padella Calibro 38 - Itália
Chi Spara Per Primo Ammazza Due Volte - Itália
Panhandle Calibre 38 - USA
Pistoler og Steikepanne - Noruega
Panhandle 38 - USA
Bratpfanne Kaliber 38 - Alemanha
Pistolero Mortal ... a Vece - Espanha
2 Teufelskerle Gegen Alle - Alemanha

Produção: Itália 01 de Setembro de 1972
Duração: 93 minutos
Diretor: Antonio Secchi
Escrito: Mario Amendola, Massimo Franciosa, Luisa Montagnana e Toni Secchi
Produção: Felice Testa Gay
Musica: Franco Micalizzi
Tema: "When Spring Is In The Air" interpetada por Annibale
Fotografia: Giorgio Regis            
Edição: Luciano Anconetani
Estudios Elios – Cinecittà, Roma
Co Produção: S.p.A e F.T. Gay - Cinegai
Distribuição Original nos Cinemas pela 20th Century Fox.


Keenan Wynn - Billy Bronson/Kile Richards
Scott Holden - Jesse “Jerusalem” Bronson
Delia Boccardo - Connie Briscott
Giorgio Trestini - Bobo Bilson/Bison
Remo Capitani (Ray O'Connor) - El Tornado Philippe Leroy - General Briscott
Mimmo Palmara (Dick Palmer) - Xerife Jones
Giorgio White - Chefe Águia Negra
Nello Pazzafini – Líder bandido Bullseye Joe
Gino Marturano - Capanga de Bullseye Joe/Com Cavanhaque
Osiride Pevarello - Capanga de Bullseye Joe/Chapéu Vermelho
Franco Fabrizi – Francês Fernand
Gino Cagna - Padre
Alberto Dell'Acqua - Sargento do General Briscott
Roberto Dell'Acqua - Capanga de Bullseye Joe/Cabelos Longos
Pietro Torrisi - Índio Musculoso/Tanga de Onça
e com Carla Mancini e Riccardo Donzelli. 

Este é mais um filme pouco conhecido e de poucas informações disponíveis sobre as suas peculiaridades para fãs e pesquisadores no seguimento, portanto resolvi fazer um estudo mais detalhado sobre ele e disponibilizar algum material para colecionadores.

O xerife Jones (Dick Palmer), da cidade de Courtney escala o velho pistoleiro e ex bandido aposentado Billy Bronson (Keenan Wynn) para escoltar e proteger o transporte de duas caixas de ouro no valor de um milhão de dólares destinados ao General Briscott, comandante do Forte Edwards. Philippe Leroy, ator francês faz aqui o papel de um General confederado totalmente maluco e atormentado e alucinado.


Aceitando a empreitada, Billy Bronson convoca seu filho Jessy Jerusalém, que fora criado por freiras em um convento na cidade grande para ajudá-lo na escolta do tesouro.

A diligência que trás uma carta do General Briscott com as informações e as coordenadas de embarque e a rota do carregamento é interceptada por vários bandidos durante a viagem até Courtney revelando a todos eles sobre a viagem do ouro, comprometendo ainda mais a segurança do transporte mas mesmo assim Billy e seu filho são enviados com o ouro pelo xerife.


Ao chegar em Courtney, Jesse é motivo de gozação pelo bando de Bullseye Joe em virtude de sua delicadeza e sua refinada educação e comportamento gentil para com todos. Consequência de anos no convento, sendo educado por freiras que não o impedirá de usar sua astúcia e inteligência para lidar com a violência local.
Durante a viagem, pai e filho vão enfrentar vários grupos de "pretendentes" ansiosos em por as mãos na fortuna tais como: Índios Comanches; Um falso padre; Uma gangue de ladrões locais comandado por Bullseye Joe (Nello Pazzafini); Uma gangue de mexicanos liderados por “Tornando” (Remo Capitani); Uma jovem ambiciosa (Delia Boccardo) que ao final se revela sendo filha do General Briscott e “Fernand”, um francês vigarista (Franco Fabrizi) muito astuto.


Durante a viagem, pai e filho vão enfrentar vários grupos de "pretendentes" ansiosos em por as mãos na fortuna tais como: Índios Comanches; Um falso padre; Uma gangue de ladrões locais comandado por Bullseye Joe (Nello Pazzafini); Uma gangue de mexicanos liderados por “Tornando” (Remo Capitani); Uma jovem ambiciosa (Delia Boccardo) que ao final se revela sendo filha do General Briscott e “Fernand”, um francês vigarista (Franco Fabrizi) muito astuto.


Todo o plano da viagem fora traçado pelo xerife para que todos os bandidos da região fossem atraídos por Billy como uma ísca para que o xerife garantisse a segurança do ouro.

O que levam na sua carga na verdade são caixas de pedras e e a viagem não passa de um pretexto para que o xerife leve o ouro em segurança por outra rota.
O filme é uma comédia levada para o grotesco e surreal e às vezes quase é bem-sucedida, num tom de pastelão mas a encenação e fraca e conturbada.


O diretor tentou fazer um Western engraçado mas não encontrou os ingredientes necessários e a estrutura competente para isso. Dentre os índios, há um guerreiro Comanche gay e um chefe Águia Negra sem nenhuma expressão indígena possível. O ingênuo Bobo, comedor de cebolas é um homem forte na briga mas que constantemente tem que sair correndo para o mato por causa de diarréias. É o ator Giorgio Trestini talvez tentando executar uma imitação de Bambino (Bud Spencer) sem barba mas que não faz sentido e não funciona.
As cenas em que ele arremessa "Pampero", um membro da gangue de mexicanos de "Tornado" em que ele o encontra, por várias vezes ele sempre cai com a cara em fezes de cavalo. Nota-se claramente que é um boneco sendo arremessado ao ar e isso colabora para que o filme perca um pouco da originalidade.


O xerife entrega o ouro a Briscott mas o filme termina com um final meio confuso e inconclusivo sem se saber ao certo quem na realidade se apoderou do tesouro que caiu em um precipício após 93 minutos de caçada e perseguições a ele culminando em uma inteRminável luta dentro da diligência do General Briscott entre todos os seus pretendentes.
A briga entre todos faz com que a diligência seja totalmente destruída e curiosamente sobram somente os cavalos e duas rodas.


O suposto herói Jerusalem tem como sua arma principal, as panelas que encontra pela frente (Panhandle, Calibro 38) como foi intitulado na Itália originalmente. Antonio Secchi trabalhou como diretor de fotografia em “O Dólar Furado” (1965), “Gringo, Quién Sabe” (1966), “Sangue nas Montanhas” (1966), “O Procurado” (1967) e todos os trabalhos merecem ser lembrados pelo resultado e repercussão, mas aqui em “Pistoleiro Não Muito Mortal” como diretor, este italiano de Genova não se saiu muito bem.


Foi o seu único filme como diretor tentando em pleno ano de 1972, dar um último suspiro ao Euro Western quando o gênero já estava sendo sepultado com as suas últimas produções humorísticas de Terence Hill e Bud Spencer. O orçamento ainda era baixo, a inspiração esgotada e atores sem motivação para um gênero em extinção.


Jerusalém é outro nome seguido de: Amém (Antonio Sabato), Espirito Santo (Vassili Karis), Aleluia (George Hilton) ou até mesmo de Trinity (Terence Hill) na tentativa de ainda conseguir alguns fãs nas salas de cinemas. Este foi um dos filmes que foi feito apenas como pretexto talvez de despedida de um gênero que estava com os seus dias contados.


O personagem “Jesse ‘Jerusalém’ Bronson” (Scott Holden), é filho do ator americano William Holden, que atuou no americano “The Wild Bunch” [Meu ódio Será tua Herança (1969)] de Sam Peckinpah. Difícil entender também o que Keenan Wynn fazia pela Europa em 1972 nesse western tão fraco depois de ter participado também do clássico “The Wild Bunch”.


A influência musical do tema "When Spring Is In The Air" (A Primavera Está no Ar) de Franco Micalizzi interpretada por Annibale, mostra realmente o verde nas filmagens na primavera local em Roma e soa como o tema de "Trinity Stand All" [Trinity Ainda é meu Nome (1971)] de Guido e Maurizio De Angelis percebendo-se a influência de Trinity que fora realizado um ano antes mas esta música também é muito bonita e contagiante e obedece tematicamente ao filme e ao personagem Jerusalém como por exemplo no verso: "See his innocent smile, Friendly, docile, Take a look at this scene, Don’t stop running" [Veja o seu sorriso inocente, Amigável, dócil, Dê uma olhada nesta cena, Não pare de correr].



Válido como curiosidade em ver os atores americanos meio que perdidos em Cinecittà, diversão e saudosismo para quem frequentou os cinemas da década de 70. As novas gerações certamente não entenderão isso ao assistirem ao filme que ainda continua inédito na TV brasileira.

 Áudio Italiano

4 comentários:

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: