Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

13 outubro 2015

Le Due Facce del Dollaro/Poker d'as Pour Django [As Duas Faces do Dolar - Brasil] Especial

As Duas Faces do Dolar - Brasil
Le Due Facce del Dollaro - Itália
Poker d'as Pour Django - França
Two Faces of the Dollar - USA
Two Sides of the Dollar - USA
Ola Gia Ola - Grécia
Django - Sein Colt Singt Sechs Strophen - Alemanha
Stinkende Dollar - Alemanha


Produção: Itália e França, 28 de Dezembro de 1967
Direção: Roberto Bianchi Montero
Fotografia: Stelvio Massi
Musica: Giosy Capuano e Mario Capuano
Duração: 95 minutos
Escrito: Alberto Silvestri e Franco Verucci
Produção: Francesco Giorgi, Antonio Lucatelli e Max Pécas
Co Produção: Les Films du Griffon e Tigielle 33
Edição: Graziella Fedeli
Produção de Design: Giulia Mafai
Decoração do Set: Giulia Mafai
Segundo Diretor: Giuliano Carnimeo
Mestre de Armas: Bruno Ukmar

Elenco
Maurice Poli (Monty Greenwood) - Django /Miele/Honey
Jacques Herlin - Matheus/Matemático
Gérard Herter - Coronel Blackgrave
Mario Maranzana (Mano Maranzana) - Sargento Lodge
Andrea Bosic - Coronel Talbert
Gabriella Giorgelli - Janet
Tom Felleghy - Major Tate/Stein
Andrea Scotti - (Andrew Scott) - Tenente Joseph Sinclair do Forte Henderson
Valentino Macchi - Tenente Laffan
Giovanni  Ivan Scratuglia  - Bandido com o Mexicano
Calisto Calisti - Gerente do Banco
Claudio Ruffini - Sargento/Chefe de Segurança do Forte Henderson
Ennio Balbo – Loja de Armas
Fortunato Arena - Bandido Mexicano que fica tonto
Spartaco Conversi - Bandido de barba na Capela em Ruínas
Osiride Pevarello - Bandido de bigode com o Mexicano
Pietro Torrisi - Bandido com o Mexicano -  Acende o Cigarro
Ferruccio Viotti - Capitão Mulligan            
Artemio Antonini - Guarda da Limpeza no Carrinho de Mão
e com Alberico Donadeo, Dony Baster e Nello Riviè.



No prólogo do filme enquanto ouve-se a maravilhosa música tema, surge um minerador guardando areia colorida em seus sacos preciosos que serão depositados no banco. É um professor inglês, Matthew ou "Matemático" como é chamado, que planeja por dois anos o roubo de 470 mil dólares e ou o equivalente a 200 quilos de ouro que pertence e encontra-se sob custódia do Exército americano no Forte Henderson.

Planejado e minuciosamente elaborado, o seu plano deve ser executado como um relógio, preciso e sincronizado com suas peças fundamentais e importantes para um funcionamento perfeito. Sempre preciso em seus cálculos, ele escolhe suas peças “do relógio” rigorosamente para o arriscado e ousado roubo nas dependências do forte bem protegido e guarnecido pelo Exército.


Mathew, em seu relógio, terá como ajuda, o jovem e irreverente pistoleiro Miele, ou Django (Maurice Poli) como foi nomeado em algumas versões, como na francesa.

Blackgrave, (Gérard Herter) [Barão Von Schulemberg em “O Dia da Desforra - La Resa Dei Conti], um ex- Coronel aposentado do Exército e profundo conhecedor de armas, e Jane (Gabriella Giorgelli), uma bela, sedutora e audaciosa jovem prostituta.

Com uma estratégia bem elaborada, o grupo penetra no forte. Miele infiltra-se no forte como um mexicano maltrapilho, bêbado e renegado e é posto em cárcere enquanto Matthew consegue entrar como um minerador atormentado que acredita que toda a sua carga de areia é ouro verdadeiro, mas na realidade a sua carga de areia será trocada dentro do forte pelo ouro verdadeiro dos federais.


O plano sugere em que as quatro peças de seu relógio devam agir juntos dentro do forte para que dê certo. Jane entra no forte em uma carroça de suprimentos do Exército, seduzindo guardas e ela será a responsável de fazer a troca dos sacos de areia por ouro dentro do galpão de suprimentos. Blackgrave, com seu “tic tac”, pega carona em uma diligência do Exército que caminha ao forte para uma inspeção de rotina e por oficiais em sua primeira viagem ao forte Henderson.

Toma de assalto a diligência executando o condutor e o Tenente Laffan, passageiro da diligência. Em um duelo com regras regídas do Exército, ele mata o Major Stein (Tom Felleghy) e disfarça-se com seus trajes e assume o seu posto para entrar no forte. 
Esta é uma de suas missões no plano de Matthew.


Após todos estarem dentro do forte, Mathew, Django, Jane e Blackgrave, tudo começa a funcionar realmente como um relógio, como fora planejado, mas alguns detalhes como a arma usada por Blackgrave, um Colt Navy, causa a desconfiança do Tenente Sinclair (Giovanni Ivan Scratuglia) conhecido do Coronel Blackgrave através de notícias de jornais e uma suposta investigação dele como mercenário do pós-guerra civil. Black grave consegue com o plano ousado e ferramentas precisas infiltradas no forte, tirar o ouro da caixa forte e passar para Django, que escapa de sua sela fazendo que com que chegue às mãos de Jane no depósito de suprimentos para que ela coloque em sacos e faça a troca pela areia.


Alguns imprevistos acontecem e quase o plano é descoberto, mas Blackgrave, no disfarce de Coronel, tem o domínio do forte sob suas ordens e consegue resolver estes imprevistos e os três homens conseguem sair do forte, com o ouro, ilesos.

A fuga exige muito esforço dos três homens com o ouro, tendo em vista a perseguição do Exército a eles além de aos poucos eles começarem a demonstrar interesse em quererem apoderar-se do ouro para si. A ganância e a ambição dos três, começa a por o plano em xeque.

Além das desconfianças e atritos entre eles, existe ainda a perseguição do Tenente Sinclair e uma gangue de mexicanos também atrás do prêmio o que causa também mais trabalho e enfrentamentos para eles ficarem o ouro.


Jane fora abandonada no forte por Mathew e traída por ele, refém dos mexicanos, ela é libertada por Django e fatalmente morre protegendo Django de ser alvejado por Sinclair que escapa do tiroteio, ileso.

Após solucionarem todos os problemas durante a fuga, ao chegarem na travessia do rio [Canal de Monterano Vecchio/ Roma] na fronteira onde teriam o passe livre de perseguição do Exército, a carroça acidentalmente quebra uma das rodas dentro do canal e ao descarregarem o ouro pra transferirem para os cavalos eis que é escolhido como o momento crucial do desafio de Blackgrave a Django para ficar com todo o ouro.

No duelo, Blackgrave mata Django achando que ele tivesse disparado contra ele, mas Django na verdade salva a vida de Blackgrave acertando Sinclair que lhe mataria pelas costas.


Uma bela produção Franco-Italiana do diretor Roberto Bianchi Montero em um filme com um ritmo lento para o gênero, mas um elenco muito bom e uma boa trama.
A estratégia elaborada para roubar o ouro do forte é muito inteligente e divertida, mesmo porque o mestre Matthew consegue reunir um grupo que não se conhecem entre si e o plano só vai sendo desvendado pelo espectador durante o filme.

Os personagens são fortes, como Django experimentando revólveres com o armeiro [lembra Tuco, experimentando revólvers, revólveres...] e Blackgrave tem um personagem intenso, cruel e sinistro. O seu olhar é impressionante e frio.


Matthew é um personagem bastante interessante, simpático mas sarcástico, seu interesse é só o ouro não se importando com quem viverá ou morrerá. É difícil saber durante o filme quem ficará com o ouro, mas da pra fazer conclusões antecipadas pela ganância e ambição de todos eles, que não acabará bem pra alguém.

Acho que até eu fui traído pelo final inesperado do filme, mas fico feliz em ver mais uma vez um belo trabalho de fotografia [câmera] do mestre Stelvio Masi e uma direção notável de Roberto Bianchi Montero.


A trilha sonora de Giosy Capuano e Mario Capuano encaixa-se perfeitamente ao filme com sincronia similar a Leone-Morricone. Umas poucas sequências musicais, mas todas elas especiais em cada momento, como a música “Duello” literalmente usada no duelo de Blackgrave e o Coronel Talbert que lembra alguns duelos dirigidos por Leone.

Existe uma versão francesa em DVD disponível pelo Studio Canal muito boa, mas existe também uma versão em inglês copiado de um velho VHS que tem uma qualidade razoável. Como muitos outros Espagehttis, este é mais um bem acima da média e vale ter na coleção para assistir de vez em quando.


A presença e a exuberância de Gabriella Giorgelli em “As Duas Faces do Dólar” dão a este filme um toque especial. Logo ao início você perceberá em seu "decote", qual será a sua missão no fabuloso plano do roubo ao ouro da fortaleza militar [Sedução].

Você ficará esperando pela próxima cena e torcer para que ela apareça novamente. O título francês “Poker d'as Pour Django” não tem nada a ver com o Django tradicional que conhecemos e o nome Django só vem mesmo a ser mencionado por Jane uma vez e por último, por Blackgrave quando na sua morte.



O assalto é emocionante e cheio de suspense com muitas mentiras, surpresas, enganos e tudo fica interessante com cenas muitas boas, como a em que o protagonista Maruice Poli, aqui sob o pseudônimo Monty Greenwood (Django), veste-se como padre para colocar sete bandidos ao chão em uma igreja em ruínas [Igreja e Convento di San Bonaventura e Fontana com fonte octagonal em sua praça - Monterano Vecchio/ Roma] mostrando sua habilidade e porque faz parte da equipe de Matthew.

Os duelos são bem elaborados e inesperados com os close-ups que começavam a surgir no Espaghetti e mesmo com um final inesperado, a obra no geral é visualmente muito boa e agradável tendo em vista que o segundo diretor por trás das câmeras era nada mais e nada menos do que Giuliano Carnimeo, outro mestre do Espaghetti Western.


Giulia Mafai foi a artesã capacitada em proporcionar rico cenário e ambientação bem como as roupas de todo o elenco. 
Após o final do filme vêm ainda uma dúvida; Será que Blackgrave não era na verdade, um verdadeiro militar encarregado de recuperar o ouro que ele mesmo tinha acabado de ajudar a roubar?

E como ele foi o único sobrevivente, não poderia usufruir de sua patente para justificar a sua inocência no roubo? Essas são dúvidas que ficam após o término do filme, coisas do Espaghetti.





Tema Musical

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. gostaria de saber o custo deste filme AS DUAS FACES DO DOLLAR e envio para cuiaba-mt

    ResponderExcluir
  3. Infelizmente não comercializo o acervo.
    Faço traduções e legendas em parcerias em vários idiomas para Editoras.

    ResponderExcluir
  4. Estou no rastro desse ótimo Spaguetti. bela trilha sonora de Mario Capuano.

    - Luiz Carvalho -

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: