Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

15 setembro 2015

Speedy Gonzales "O filho de Aproximadamente Sete Irmãos" [Finlândia] Especial Brasil

Speedy Gonzales "O filho de Aproximadamente Sete Irmãos" - Brasil
Speedy Gonzales - Noin 7 Veljeksen Poika - Finlândia
Speedy Gonzales, Son of About Seven Brothers - USA
Speedy Gonzales, le Fils de Sept Frères - França


Produção: Finlândia 28 de Agosto de 1970
Direção: Ere Kokkonen                
Escrito: Ere Kokkonen, Vesa-Matti Loiri e Spede Pasanen
Produção: Spede Pasanen
Duração: 85 minutos
Música: Jaakko Salo      
Fotografia: Kari Sohlberg
Cor: Preto e Branco       
Edição: Taina Kanth e Irma Taina             
Direção de Arte: Kirsti Toivainen e Ensio Suominen
Locações em: Porin mlk, Yyteri, Finlândia
Co Produção: Filmituotanto Spede Pasanen

Spede Pasanen - Speedy Gonzales/Mooses Gonzales
Tarja Markus - Rita
Olavi Ahonen - Barman
Esko Salminen - Manolito
Ville-Veikko Salminen - Bat Masterson
Simo Salminen - O mais lento
Leo Jokela - Xerife
Pertti Melasniemi - Clyde
Leena Brusiin - Rosa
Leo Lastumäki - Rudolf
Juhani Kumpulainen - Hoss
Jukka Virtanen - Bêbado
Pia Hattara - A mãe de Clyde
Pentti Irjala - Diretor do Banco
Risto Palm - Tom - Construtor caixão
Paavo Piironen - Jesse
Heikki Huopainen - O mais lento do mundo
Kaarlo Juurela - Barbeiro (cenas cortadas)


Speedy Gonzales chega à pequena cidade de Nova York para investigar a morte suspeita e misteriosa de seu irmão Mooses. No caminho ele é surpreendido em uma emboscada por Rita, que tenta matá-lo, mas logo se percebe que são antigos amigos de aventuras e a partir do encontro, ela será sua ajudante em mais esta, novamente em um ambiente hostil aos quais já estão acostumados.

No saloon, Speedy familiariza-se com as pessoas mais influentes da cidade: O xerife, o proprietário da funerária, o fracassado e frustrado ladrão de bancos Clyde, o mais lento pistoleiro do oeste, o jogador Bat Mastersson, Hoss, que comemora a morte do pai pagando bebidas no saloon, um mexicano arrogante conhecido como Manolito, bem como a cantora Rosa, a ex esposa de Mooses.

Speedy aproveita um momento certo para mostrar a sua superioridade com sua habilidade com as armas a todos estes personagens da cidade. Todos estão tentando afastá-lo da sua investigação da morte de seu irmão, mas ele é astuto e bem ajudado por Rita. Rosa o reconhece e ao vê-lo e pensou ser um gêmeo de seu marido Mooses, mas Speedy não acredita na conversa dela e ela também para ele é uma suspeita.


Em meio as várias situações engraçadas destacam-se, Clyde, um assaltante que assalta todo dia o mesmo banco e sempre é reconhecido pelo banqueiro que o trata com gentileza, mas um certo dia Clyde mata o banqueiro e com isso é organizado um julgamento pelo xerife, que tem Hoss e Bat Masterson como promotores.

Com base no depoimento das testemunhas concluem que o banqueiro cometeu suicídio por ter pena de Clyde que o deixou matá-lo e Clyde é liberado considerado inocente. Foi o julgamento mais engraçado que já vi em um filme. Clyde a partir daí começa a ter auto confiança praticando tiro e forçando outros aldeões a reconhecê-lo como um novo líder.

Percebendo que as tentativas de matá-lo estão ficando cada vez mais perigosas, Speedy então decide encenar a sua própria morte com a ajuda de Rita. Em seu funeral, dentro do caixão, Speedy ouve os homens conversando e passa a compreender toda a história e descobre todos os envolvidos e culpados da morte de seu irmão, Mooses.

Ele dá um tratamento especial ao agente funerário que é forçando a confessar que seu irmão Mooses estava na linha do trem comendo morangos quando presenciou alguns homens roubarem um carregamento de ouro de um trem. Tiveram que matá-lo pra não denunciá-los.


Os bandidos tentam em mais uma vez explodirem uma cabana com Speedy e Rita, mas eles conseguem escapar salvando os moradores da explosão, mas são obrigados a fugir.
Durante a caçada, Speedy e Rita escolhem seus adversários a serem abatidos um a um: Hoss, "o pistoleiro mais lento do oeste", o agente funerário, Manolito, Bat Mastersson e o xerife. Até mesmo Rita tenta matar Speedy, a quem ela tem rancor pelo seu noivo morto por Speedy, mas ele a convence de que não teve escolha em mattá-lo. "Era um de nós dois."

Eventualmente surge Jesse, um pistoleiro com velocidade superior e desafia Speedy em um duelo e após a troca de tiros Speedy cai no chão, então Jesse pergunta-se a si mesmo: Como? O herói não pode morrer!, e repentinamente Speedy o surpreende, acertando-o.

Mooses então aparece, revelando a Speedy que estava escondido no porão da casa de sua esposa Rosa. Mooses e Rosa então voltam para casa e Speedy e Rita desaparecem no horizonte. Uma cena bem interessante e curiosa é a em que "O mais lento pistoleiro do Oeste" vence "O mais lento pistoleiro do mundo" que após o duelo agonizando diz: Eu venci. Hilário também presenciar a tabela de cobranças e taxas estipuladas para as mortes pelo dono da funerária e o trabalho árduo do seu carpinteiro que não para nunca de confeccionar caixões.


O ator e diretor Spede Pasanen mais uma vez inovou em todos os sentidos de como se fazer uma boa comédia utilizando o oeste americano e novamente propositalmente em preto e branco.

Mais uma vez bem elogiado nas opiniões da crítica e imprensa mundial. Pasanen mais uma vez é "Speedy Gonzales" que com uma grande equipe de apoio, fez esta obra da comédia dizia a imprensa na época. O público mais jovem adorou este filme singular e que provavelmente garantiu o sucesso do personagem "Speedy Gonzales."

Até mesmo o prólogo com uma abertura muito inspirada e criativa que tem o nome dos atores creditados escritos em placas de sepulturas com a câmera plainando sobre elas com música marcante e a poeira do deserto soando. Sensacional. Algumas passagens podem ser vistas sugerindo referências ao Espaghetti Western, mas no conjunto geral, Speedy tem o seu lugar distinto no Velho Oeste


Mais uma vez o oeste americano é trazido para a paisagem finlandêsa com atores finlandeses com até mesmo um Manolito finlandês muito engraçado.
É mesmo mais uma comédia inesquecível e em qualquer que seja o seu tempo, continuará a divertir a todos. O filme contou com a colaboração dos Riders Tuusula e os Cavaleiros da polícia de Helsinki.

Infelizmente a ator Simo Salminen veio a falecer em 2 de setembro de 2015 aos 82 anos de idade em Salo, Vanaja, Finlândia. Ele aqui interpretou o engraçadíssimo pistoleiro “O mais lento do Oeste” e em Hirttämättömät [Maluquices no Oeste Selvagem - 1971] interpretou outro personagem muito engraçado, o índio Tonto alem de músico deixou outros 59 trabalhos para o cinema e televisão.
Inédito e desconhecido dos cinemas, cinéfilos e televisão no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: