Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

31 agosto 2015

Sangue Chama Sangue [Sangue Chiama Sangue] Especial Brasil


Sangue Chama Sangue – Brasil
Sangue chiama sangue - Itália
Blood Calls to Blood - USA
Le sangre reclame le sang - França
El Sancho, c'est le temps de mourir - França

Produção: Itália 6 de Abril de 1968
Direção: Luigi Capuano (Lewis King)
Fotografia: Tino Santoni e Pablo Ripoll
Musica: Francesco De Masi (Frank Mason)
Duração: 97 minutos
Escrito: Fulvio Pazziloro
Co Produção: Zalo Film
Produção: Felice Zappulla
Edição: Renato Scandolo            
Produção Design: Francesco Bronzi   


Fernando Sancho - Sancho Rodriguez
Stephen Forsyth - Andrew Willoughby/Andrej/Angel
Germán Cobos - Father Louis Willoughby
Antonella Judica - Carmen - Garota do Saloon
Léa Nanni - Mary Anne/Maryanne/Michaela
Franco Fantasia (Frank Farrell) - Capitão Roy
Salvatore Campochiaro (Turi Campochiaro) - Padre
Luciano Bonanni (Lucki Bonanno) Cão de Guarda de Maryanne
Claudio Ruffini - Diego, Bando de Sancho
Sergio Scarchilli - Bando de Sancho
Andrea Fantasia - Bando de Sancho
Sergio Testorio - Cara de Anjo
Giuseppe Castellano – Barbudoi do saloon
Vittoria Solinas - Guadalupe/Dançarina do Saloon
Marisa Solinas – Garota Saloon
Rick Palanse - Bando de Sancho
Francesco Porzi - Bando de Sancho
e com Silvano Zuddas, Arnaldo de Angelis e Ugo Adinolfi.


Em uma cidade de fronteira entre os EUA e o México, Sancho e sua quadrilha de bandidos assaltam um mosteiro e matam todos os monges que tentam se opor à invasão do prédio sagrado, e fogem do local com um saque precioso, incluindo a coroa da imagem da [Madonna] Virgem Maria, uma obra de arte em ouro e diamantes.

Andrew Willoughby, um cowboy solitário, é informado da morte de seu irmão, um dos monges e começa uma busca pela quadrilha e encontrar quem é o assassino de seu irmão. Entre os homens sem lei e sem Deus, há uma luta para obter a maior parte do saque e o sangue fluirá tanto quanto balas. Sancho mata seu próprio braço direito para se favorecer da joia. O roteiro não foge muito do normal do Espaghetti.


A vingança é a ênfase. Dois irmãos, um, o mais jovem, é um homem armado. O mais velho é um sacerdote. Andrew Willoughby (Stephen Forsyth) é um pistoleiro e o outro, o Padre Louis Willoughby (Germán Cobos). Andrew ouve que seu irmão tomou os votos à igreja e procura-o para que ele saiba que está orgulhoso de seu irmão mais velho e o encontra em seu burrinho a caminho do Mosteiro de Diego Soares, ao qual o, posto fora lhe atribuído por seu superior.

O líder bandido mexicano, Sancho Rodriquez é o ator veterano Fernando Sancho, que é sempre uma alegria em assisti-lo. Ele dispara sem piedade em inocentes, com seus gritos de ordem, às vezes, violento, às vezes feliz, típico do líder de bandidos mexicanos no Espaghetti Western.

Sua gangue invade o mosteiro para roubar uma coroa de ouro e diamantes avaliados supostamente em $ 2.000 dólares que pertence a imagem da Madonna, a Virgem Maria do povoado de Diego Soares, na fronteira. A última coisa que Sancho diz antes de roubar é "Não matem! é má sorte e será um sacrilégio se matar um frade!". Mas com mexicanos você já sabe.


Eles matam todos os monges do Monastério de Diego Soares, mas Sancho não consegue evitar que seus homens também matem o padre Louis, irmão de Andrew, que acabara de chegar no meio da invasão ao mosteiro ao qual iria assumir o seu posto como sacerdote.

Mary Anne (Léa Nanni) é uma jovem vendedora ambulante que conhece a identidade dos dois irmãos. Ela tem uma queda pelo cowboy pistoleiro Andrew. Realmente ela aproveita cada oportunidade para atormentá-lo, até mesmo atirando em seus pés em uma sequência.

Mary Anne ao chegar ao mosteiro para entregar suas mercadorias encontra todos mortos no monastério, inclusive o padre Louis agonizando. Ela leva o corpo de Louis até Andrew que promete a vingança contra todos do bando de Sancho.


O saloon da cidade e uma dançarina e prostituta chamada Carmen (Antonella Judica) são propriedades de Sancho, embora ela o odeie. Ela vive vigiada por um cão de guarda de Sancho o tempo todo, mas consegue fazer um jogo duplo para alertar o exército mais precisamente o capitão Roy (Franco Fantasia) sobre as mortes dos monges e que estão de posse da valiosa coroa de brilhantes.

Mary Anne ouve isso e informa Andrew que consegue desvendar o plano de Sancho que ele próprio eliminará o seu bando utilizando-se do exército e pretende fugir sozinho com a joia. Muitos além de Sancho querem a joia. Carmen tem um plano para obtê-la.

Até mesmo o herói Andrew ao final acha que a merece depois da morte de seu irmão. Cabe a Mary Anne para convencê-lo a devolver a joia aos fiéis. Sancho elimina o resto de seu bando no interior de uma caverna que sobreviveu ao ataque do exército para ficar com a joia para si, mas não escapará de Andrew.


Luigi Capuano mostra-se um bom diretor de atores. A grande atriz Léa Nanni que atuou em 16 trabalhos para o cinema nos anos 60 e 70, e teve em sua carreira mais três westerns e um como destaque: "Il Lungo Giorno Della Violenza" (1971) ao lado de Eduardo Fajardo e George Carvell.

As duas belas irmãs Vittoria e Marisa Solinas, a cantora e a dançarina do saloon estão juntas neste filme. Pode-se dizer que este filme não saiu muito das terras Italianas pelo que se vê de material divulgado hoje na internet. É conhecido somente pelo título original italiano, um título em francês e uma dublada em inglês que está disponível no Youtube.

Uma cópia feita da transmissão da TV Rai italiana e que parece ser uma cópia restaurada porque existem partes em inglês e italiano como acontece em restaurações que são feitas hoje para complementarem partes que foram cortadas no passado. É curioso assistir ao filme assim, mas é uma forma de se ver a obra por completa.


Como sempre, mais uma excelente música de Francesco De Masi para este filme que alinha os padrões americanos, com o hispano mexicano. Soa bem nas cenas de dança cigana e no piano para aquela típica ambientação no saloon. O filme segue um pouco a linha dos filmes B americano.

Um dos melhores papéis de Fernando Sancho, dentre os mais de cinquenta Westerns em que ele estrelou, sempre com as mesmas características, um bandido mexicano mas o herói aqui novamente é Stephen Forsyth, [A Sombra de Uma Arma], ator canadense que teve uma breve carreira na Itália onde desempenhou papeis mais inferiores do que os que ele buscara.


Ele deixou a Europa em 1970, e voltou para o Canadá, onde se tornou um compositor musical. Não é um filme grandioso, mas é sempre bom ver Fernando Sancho e Stephen Forsyth na tela. Inédito na TV brasileira.


Versão inglês no Youtube:

6 comentários:

  1. FYI I've been told that actress Lea Nanni died sometime in May of this year but have been unable to find confirmation.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. But where did you hear that information, Tom?
      Was it true?
      I would not be hearsay?

      Excluir
  2. Edelzio esse spaghetti é um ornato uma abertura brilhante com esse tema belíssimo ao som do trompete típico Espanhola e haja gargalhadas é isso que gosto de ver. Fernando Sancho uma figura imprescindível sempre bom mesmo ver ele principalmente emoldura por locações como Igreja e mosteiros antigos. Stephen Forsyth de A Sombra de Uma Arma e A Morte não Conta os Dólares que só teve essas três participações em spaghuetti western, ficou destacado em um filme O Alerta Vermelho da Loucura (1970) de Mario Bava, gênero policial / terror / suspense, aclamado pelo público com unanimidade.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom ter suas apreciações e complementações de nossa postagem, amigo.
      Obrigado pela participação.

      Excluir
  3. It was mentioned by German actor Michael Maien on hi Facebook page who heard it from a friend in Rome. Steven Smith told me to contact Maien for more information but he never got back to me.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hello how are you, Tom?
      Reinforced the matter to the actor about Léa Nanni ..
      Let's wait ok?
      Thanks

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: