Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

23 junho 2015

Gangue Explosiva [Oremus, Alleluja e Cosi Sia... Mamma Mia è Arrivato Così Sia] Especial Brasil

Gangue Explosiva - Brasil
Oremus, Alleluja e Cosi Sia... Mamma Mia è Arrivato Così Sia
On nous appelle les enfants de Trinita - Canada
Væk med grabberne - Dinamarca
Lännen laiskin jyllää jälleen - Finlândia
Oi dyo mas gia deka Trinita - Grécia
They Still Call Me Amen - USA

Produção: Itália 24 de Dezembro de 1973
Direção: Alfio Caltabiano (Alf Thunder/Glauco Onorato)
Escrito: Alfio Caltabiano e Sandro Continenza
Duração: 88 minutos
Musica: Gianni Ferrio
Fotografia: Guglielmo Mancori
Co Produção: Italian International Film
Produção: Fulvio Lucisano
Edição: Sergio Muzzi
Direção de Arte: Gastone Carsetti
Lançamento original nos cinemas brasileiros: Filmcenter Internacional / Rizzoli Film do Brasil

Luc Merenda – Così 'Sia / Amen
Alfio Caltabiano (Alf Thunder/Glauco Onorato) - Reverendo "Ladrão" Smith
Katia Christine - Clementine
Tano Cimarosa - Chaco
Míla Beran - Grandpa
Renato Cestiè - John
Flavio Colombaioni - Topo
Artemio Antonini - Gangue de Chaco
Remo De Angelis - Gangue de Chaco
Claudio Ruffini - Gangue de Chaco
Furio Meniconi - Xerife
Roberto Dell'Acqua - Luta no Bordel
e com Dante Maggio, Andrea Scotti, Luigi Antonio Guerra, Lorenzo Piani.


Nesta segunda e última sequência de Amém, [Così Sia´] Seu Nome Era 'Amem', feita no ano anterior em 1972, com basicamente todo o elenco, o pistoleiro Così Sia "Amém", trama assalto a um banco, apenas para desmoralizar um homem, o "Reverendo Smith", um especialista em construir cofres invioláveis e que também não é bom caráter e para isso acaba fazendo uma sociedade com uma porção de envolvidos e para esta façanha acabarão armando uma tremenda confusão após o desaparecimento do dinheiro roubado.


- Amém é o arquiteto do mirabolante plano em por a mão em 300 mil dólares ao Banco de Litlle Hole.
- Oremus é um fabricante e ao mesmo tempo arrombador de cofres e exerce também a função de Reverendo local.
- Alleluia é o nome batizado por quatro pequenos irmãos à sua gangue de delinquentes que moram com sua irmã mais velha "Clementine" em um circo em ruínas que pertencia ao seu falecido pai e que levou o filme a receber o título no Brasil de "Gangue Explosiva".
- Chaco "Tano Cimarosa" é o líder de uma quadrilha de cinco atrapalhados bandidos que vivem de pequenos assaltos e saqueando diligências na região e que logo na primeira cena mostram a sua lealdade a seu chefe em um verdadeiro ritual de submissão a ele.


Estes quatro serão protagonistas de uma sociedade maluca para roubar 300 mil dólares de uma caixa forte do banco. Amém aparece de surpresa no início do filme com o seu chapéu esfarrapado disfarçado convidando Chaco e seu bando a participarem de seu plano.

O plano bem elaborado com Chaco é bem sucedido, pois Amém conhece os segredos do cofre construído pelo Reverendo Smith (seu ex-amigo de velhos golpes) e durante a fuga, Amém é surpreendido pela jovem Clementine tentando evitar com que os bandidos levem também o seu pequeno dinheiro que encontrava-se depositado nele e por consequência acaba conhecendo Amém por quem terá um envolvimento amoroso.


Chaco e seu bando escapam com o dinheiro e durante uma parada com seus homens, é observado pela Gangue Aleluia (As crianças) que os seguem-no até a cidade de Mallingtown e roubam o dinheiro de Chaco no momento em que ele estava em um bordel distraindo-se com uma prostituta.

As crianças então escondem o dinheiro em um Caixão de defuntos na casa funerária para buscarem mais tarde e é aí que a confusão começa a ficar ainda maior. Todos descobrem que os quatro irmãos se apoderaram do dinheiro, mas durante o velório do gerente do banco ao abrirem o caixão, o xerife descobre o dinheiro roubado que o leva de volta para o banco.


O Reverendo Smith descobrindo as habilidades circenses das crianças, agora os treina-os pra fazer uma nova tentativa de roubo ao dinheiro.
Ao colocar uma das crianças em uma mala para infiltrá-la no banco, a mala é roubada pelo bando de Chaco dando mais uma reviravolta na história e após todos encontrarem o garoto e desvendarem as falhas, finalmente o plano segue conforme planejado e as habilidades das crianças funcionam como queria o Reverendo "Ladrão" Smith como é chamado por Amém.


Amém tem alguns breves momentos românticos com Clementine, que não aprova o envolvimento de seus irmãos no crime, mas tendo em vista das necessidades e a pobreza em sua vida, faz vistas grossas ao fato.

Uma longa briga dentro de um bordel envolve a todos os protagonistas do filme.
O Reverendo Smith lembrando novamente Bud Spencer com seus tremendo golpes, Amém com golpes acrobáticos e karatê em uma infinidade de situações "pastelão" que para a década de 70 estava em moda.

A cena de todos chegando em sequência na cidade atrás do dinheiro uns após os outros procurado pelo Reverendo Smith e perguntando a um velhinho local:

"O Sr. viu um grande gorila com uma cruz no peito?" no qual ele responde: "Ele está na casa de prostituição", [é hilário].

O que é de estranhar é que esta situação não era normal na época da sensura, tendo em vista o envolvimento de crianças na situação.

Depois da grande luta apoteótica no bordel, Amém, Oremus (Reverendo Smith), A gangue Aleluia e Chaco são enganados por Clementine, que acabou pegando o dinheiro de todos devolvendo-o às autoridades e recebendo uma recompensa de 3 mil dólares para seu investimento na conclusão do tão sonhado circo de seu falecido pai.


Com esse dinheiro reconstroem o circo e Amém, Reverendo Smith e seus irmãos passarão a ganhar a vida honestamente trabalhando e vivendo dele enquanto Chaco sai de mãos vazias.

Após todas as perseguições, traições, emboscadas, reviravoltas desenhadas e arquitetadas no roteiro por Alfio Caltabiano assim como no primeiro episódio "Seu Nome Era Amém" (1972), chego a conclusão de que nesta sequência o resultado humorístico foi melhor, mesmo tendo ainda um Luc Merenda não muito simpático neste papel como foi Terence Hill mas percebe-se que a intenção do roteiro e direção é a correria em velocidade frenética em tentar com isso arrancar risos da plateia bem ao estilo Enzo Barboni. longo do filme presenciar algumas situações interessantes, nada memorável.
Mais uma tentativa de se criar uma dupla de personagens que lhe rendessem mas aventuras com Trinity, Sabata, Sartana, Espírito Santo e outros que renderam sequências mas não com o sucesso desejado..

A boa música de Gianni Ferrio está presente em poucas e curtas sequências como no romance de Amém e Clementine. Às vezes um flash back dos filmes com Terence Hill.

O tema músical vocal “Oremus, Aleluia e Cosi Sai” é interpretada pelo próprio Glauco Onorato [Alfio Caltabiano] e pelo coral “Di Voci Bianche di Renata Cortiglioni. Só para os fãs fanáticos e fervorosos. Inédito na TV brasileira.


Musica Dowload

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: