Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

30 março 2015

A Morte de Rik Battaglia - Especial Brasil

Rik Battaglia, faleceu sábado dia 28 de março, aos 88 anos de idade de insuficiência cardiaca em sua casa em Corby, na provincia de Rovigo onde nasceu.

Nascido “Caterino Bertaglia” em 18 de Fevereiro de 1927 em Cordoba, Veneto, Rovigo, Itália.

Ator se destacou em filmes como “Winnetou - Série”, “A Trilha dos Desalmados” (1965), “Quando Explode a Vingança” (1971), Trinity e Seus Companheiros (1975) e muitos outros.
Iniciou sua carreira no cinema e seu primeiro sucesso veio em “A Mulher do Rio” em 1954 com Sophia Loren (80) e daí em diante passou a frequentar uma infinidade de filmes Épicos, Aventuras de Fantasias, Westerns, suspense e todos os mais diversos gêneros nas décadas de 70 e 80, época de ouro do cinema europeu.

Participou de mas de 100 filmes e muitos como protagonista principal entre 1954 e 1999 na Itália, EUA e Alemanha. Trabalhou também em Hollywood ao lado de atores como Esther Williams, Liza Minnelli no qual estrelou em “Nina” (1976) o mais recente filme de Vicente Minnelli.


Com aproximadamente 40 anos de carreira entre Itália e Alemanha, destacando-se especialmente em "Hannibal", de C. L. Bragaglia, "Julius Caesar, conquistador da Gália" de Anton Amerigo, "Cleópatra rainha Caesar" de Victor Tourjansky, “Rocambole", de Bernard Borderie, "Sandokan, o tigre de Bornéu", de Umberto Lenzi. "Os Amantes da sepultura", de Mario Caiano, "Era uma vez a Revolução", "The Call of the Wild", de Ken Annakin, "A Ilha Misteriosa" por Bardem e Colpi, "Treasure Island" ao lado de Orson Welles e John Lefebevre.

Um rosto não muito familiar mas um nome muito lembrado e conhecido dos fãs de cinema ao lado de Lex Barker e Pierre Brice na "Winnetou - Série" e especialmente em muitos Espaghetti Westerns onde haviam índios americanos. 

Após uma breve parada voltou em 1970 trabalhando com com Bud Spencer em “Bomber” de 1982 e com Franco Nero em 1985 “Il Pentito” com Terence Hill em 1976, "Trinity e Seus Companheiros” de Damiano Damiani e em “Mannaja” de 1977 com Maurizio Merli, dirigido por Sergio Martino. 


Após travar tantas batalhas como herói ou bandido, ele perdeu sua última luta e morreu neste 28 de março de 2015, uma sexta-feira triste para o cinema europeu e mundial.
“Rikki, infelizmente está dormindo e seus últimos dias não foram bons pra ele. Ele perdeu sua última luta e morreu mostrando um sorriso satisfeito no rosto, como se ele estivesse tramando algo novo, disse a sua atual namorada, 45 anos mais jovens que ele, Antonella Battaglia, aos jornalistas.

Battaglia atuou ao lado de Robert Woods em “Black Jack” [Auf die Knie, Django] de 1968. 
Com Franco Neto em "Presas Brancas" de 1973 do diretor Lucio Fulci, além de trabalhar também com Nino D'Angelo. 

Mas foi em 1965 em "Winnetou 3. Teil", que fez o ator italiano tão famoso quanto impopular.
Foi o mais clássico vilão na série "Winnetou" de Karl May e também em atuação ao lado da famosa dupla Terence Hill e Bud Spencer.

Ele interpretou o vilão "Rollins", que disparou contra o chefe Apache, o nobre Chefe Winnetou.
Recebeu muitas ameaças de morte após o lançamento do filme devido a repercussão pelo feito.
Como assassino de heróis dos filmes, Battaglia passou a ser hostilizado por muitos espectadores principalmente por jovens e crianças.

“Eles nunca me perdoaram na Alemanha onde fiz muitos dos filmes “Winnetou” e cheguei a receber ameaças de morte e as crianças me olhavam com raiva", disse Battaglia uma vez em entrevista ao Bild News.
"Mas as vezes os maus acabam com as melhores meninas, então, eu não tenho arrependimentos!"
R.I.P. Rik Battaglia.


RIK BATTAGLIA FILMOGRAFIA ESPAGHETTI WESTERN

  1. A Batalha Final dos Apaches (1964)
  2. Freddy und das Lied der Prärie (1964)
  3. A Trilha dos Desalmados (1965)
  4. As Pirâmides do Deus Sol (1965)
  5. O Tesouro Perdido dos Aztecas (1965)
  6. Viva Gringo (1965)
  7. Trovões na Fronteira (1966)
  8. O Vale da Morte (1968)
  9. Gringo, Dispare Sem Piedade (1968)
10. Jack, Black (1968)
11. Este Homem Não Deve Morrer (1968)
12. Chapagua (1970)
13. Ei, Amigo... Descanse em Paz! (1970)
14. Quando Explode a Vingança (1971)
15. Cavalgada da Vingança (1972)
16. Presas Brancas (1973)
17. Trinity e Seus Companheiros (1975)
18. Mannaja - Um Homem Chamado Blade (1977)
19. Buck ai Confini del Cielo (1991)

4 comentários:

  1. Nice tribute amigo. Rik always had a twinkle in his eye and his good looks made it almost impossible to hate him when he played a villain. When he was in a film he always added a taste of class and improved the screenplay by his acting ability. Another of the greats is gone. RIP Rik.

    ResponderExcluir
  2. Thanks Tom!
    This is what we propose us to do.
    Passing on to the younger generations the importance of these actors in their respective times and somehow register their works and deeds in favor of cinema.

    ResponderExcluir
  3. Rik Battaglia faleceu de qual doença ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não for revelada a causa oficialmente por nenhuma fonte.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: