Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

22 dezembro 2014

A Morte de George Ardisson na Itália - Mini Biografia por E. Sanches




Um de seus principais trabalhos em sua carreira no mundo do cinema que podemos destacar foi como intérprete interessante no Thriller de Ficção "Occhi Dalle Stelle" (1978) de Mario Gariazzo.
Em 1966, ele também trabalhou com o diretor Nick Nostro para fazer o filme "Ás de Espada, Operação Contra-Espionagem" [Asso di Picche, Operazione Controspionaggio] interpretando com destaque o papel do espião "Lord George Moriston".

Giorgio Ardisson, ator italiano foi nascido em 31 de dezembro de 1931 em Rocca, Canavese, Piedmont, Turin, e era mais conhecido como George Ardisson ou até mesmo com outro pseudônimo Georges Ardisson.

Estreou em um papel menor em 1959 no filme "A Casa Intolerante" [Arrangiatevi!] de Mauro Bolognini.  
Depois de vários papéis secundários nos filmes Espada-e-Sandálias, os Épicos de aventuras como é conhecido no Brasil, lembramos "Hércules no Centro da Terra" 1961 [Ercole Al Centro Della Terra] como "Teseu".

Ele ganhou enorme sucesso como o agente 3S3 nos filmes Euro-Espionagem que originaram várias sequências bem sucedidas como: 

Passport to Hell,  Agent 3S3, Massacre in The Sun, e outros, e que acabou caindo nas graças do diretor Sergio Sollima que o escolheu para este papel graças à sua aparência física com Sean Connery que interpretava o inglês, 007 e George passou a ser conhecido então como o James Bond Italiano.
Mais tarde, além dos filmes de espionagem, Ardisson filmaria outros  vários Euro-Estílos, incluindo o Ítalo-Horror.

Dentre mais de cinquenta filmes em sua carreira, fez também sete Espaghetti Westerns.



Fez algumas comédias eróticas na década de 70 por sua beleza e forma atlética até encerrar a sua carreira em  1992 no filme de ação com influências de artes marciais "Shadow Warriors" dirigido por Max Ferro.

Uma de suas últimas aparições em vídeo foi em 07 de março de 2010 em entrevista à "Fnac Di Torino", um espaço que homenageia celebridades do cinema e da TV Italiana. O evento foi: “E Gli Spy Movie Degli Anni´ 60”.

George Ardisson, nesta tarde demonstrou-se muito atencioso concedendo autógrafos e posando para fotos junto a todos e infelizmente já com a voz debilitada em virtude da doença que já o acompanhava por longa data.

Trecho da entrevista pode ser vista no vídeo "Entrevista George Ardisson" postado por Stefano Bongiovanni  em Junho de 2010, três meses após a realização da entrevista à imprensa.

Curiosamente a atriz brasileira Esmeralda Barros atuou em uma breve aparição ao lado de George Ardisson como "Conchita" a mexicana mulher do mexicano "Chico" [Tano Cimarosa] o qual é executado por Cjamango após juntos ouvirem dele a antológica frase título do filme: "Peça Perdão a Deus... Nunca a Mim". 

Este filme foi exibido na TV brasileira em:
08 de Abril de 1982 na TV Bandeirantes (Segunda Sem Lei), 10 Agosto de 1985 e 18 Janeiro de 1986 na TV Gazeta de São Paulo e curiosamente foi o seu maior sucesso no Brasil. 

George Ardisson morreu aos 82 anos de idade em 11 de dezembro de 2014 em sua casa em Cerveteri Lazio, Itália, vitima de uma doença respiratória.


Fimografia Espaghetti Western - Títulos no Brasil

1963 - Massacre no Grand Canyon [Massacro al Grande Canyon – (Tully/Rudy Dancer)
1968 - Peça Perdão a Deus... Nunca a Mim [Chiedi Perdono a Dio... Non a Me] – (Cjamango McDonald)
1968 - Ou Tudo ou Nada [O Tutto o Niente] – (Amen/Johnny)
1968 - Zorro Ataca de Novo [El Zorro Al Servicio De La Reina] – (Riccardo de Villaria/Don Diego/Zorro)
1968 - Zorro, O Justiceiro Mascarado [El Zorro](Don Diego di Alcantara / Zorro)
1970 - Chapáqua, O Solitário  [L'oro Dei Bravados]– (Jack “Doc” Harrison)
1970 - Django Desafia Sartana [Django sfida Sartana]– (Sartana)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: