Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

01 maio 2014

Antonio Pica Morre em Bandera de España, El Puerto de Santa María, Espanha em 26 de abril de 2014.


Antonio de la Santísima Trinidad Pica Serrano, “Antonio Pica” nasceu em Bandera de España Jerez de la Frontera na Espanha em 24 de fevereiro de 1931.

 Faleceu em Bandera de España El Puerto de Santa María, Espanha em 26 de abril de 2014 aos 83 anos de idade.

Um ator atuante de 1961 a 2012. Morou em San Fernando, Las Palmas, Sevilla, onde ele cresceu e em Cádiz e Barcelona. Terminado o serviço militar foi para a Argélia, onde trabalhou por onze anos como mergulhador em uma empresa petrolífera.


Em 1961, ele retornou à Espanha e se estabeleceu em Madrid onde por acaso tomava um café quando começou a sua carreira de ator após um produtor dos “Estudos Moro” notar nele uma aparência especial. Poucos dias depois de tê-lo testado, estreou na televisão como ator e modelo de publicidade.


Gravou vários anúncios publicitários aproveitando a época de ouro da moda na Europa. Também era um atleta, destacando-se em várias disciplinas, incluindo judô e salto à distância.

Entre 1966 e 1969 foi o companheiro inseparável de Elena Balduque. Em meio ao glamour da época, Pica teve a parceria da famosa modelo Inglesa Jane Shrimpton, especificamente trazida da Inglaterra.


Suas feições e presença eram marcantes, juntamente com seus modos elegantes e um fotogênico natural, fez de Pica uma obrigatoriedade de propostas de muitas agências publicitárias em meio a propostas de participações de trabalhos também em filmes que lhe renderíam no futuro mais de 70 longa metragens pelo mundo em sua carreira.


Foi para a América e continuou atuando durante o final da década de 60 até o declínio das Co-produções. Foi para o Mar do Norte e continuou com seus mergulhos, pois era o que gostava de fazer por experiência com o fundo do mar e continuou atuando em trabalhos esporádicos quando solicitado por diretores, amigos seus. Após um período mais longo na Espanha, foi chamado por Duccio Tessari para um papel em um filme com Giuliano Gemma “Tex, O Senhor do Abismo” em 1985.


Ele trabalhou com muitas estrelas de cinema em filmes espanhóis e estrangeiros. Por causa da sua aparência americana, ele apareceu em diversas co-produções internacionais como “The Fall of the Roman Empire” (1964) e “Travels With My Aunt”(1972).


Pica participou de 14 Euro-westerns como: “Fistful of Dollars”, “Django Kill”, “For a Few Bullets More”, “Ringo the Lone Rider”, “A Bullet for Sandoval” e “Two Crosses at Danger Pass” atuando ao lado de grandes ícones do seguimento como Franco Nero, Peter Lee Lawrence, George Hilton, Clint Eastwood, Enrico Maria Salermo, Ernest Bornine, Tomas milian e outros.


Mais recentemente, Antonio saiu da sua aposentadoria em 2012 para aparecer no Euro-Western curta-metragem “The Cockroach” dirigida por Manuel Ruiz. Casado quatro vezes, ele deixa cinco filhos.




Na sua cidade natal agora existirá uma praça que foi proposta pela Associação Cultural Popular Cine-Clube de Jerez, Espanha que agora passa a se chamar "Praça Ator Antonio Pica" onde foi também homenageado pelo jornalista espanhol  José Luis Jiménez com o prêmio Asecan Honor  dos escritores espanhóis.
Ele também já havia sido merecidamente homenageado no Almería Western Festival 2011 ao lado de grandes atores e da atriz Nicoletta Machiavelli.




ANTONIO PICA
FILMOGRAFIA ESPAGHETTI WESTERN E SEUS RESPECTIVOS TÍTULOS EM PORTUGUÊS NO BRASIL
1-Por Um Punhado de Dólares (1964) [Per un pugno di dollari] Membro da gangue de Rojo
2-O Pistoleiro das Balas de Ouro (Matar para Viver e Viver para Matar) [Se sei vivo spara - Django Kill] (1967) Membro da gangue de Tembler
3-Um Dólar para Matar (1967) [Bandidos] Sete
4-Passagem para o Inferno (1967) [Due croci a Danger Pass] Doc
5-O Homem que Matou Billy the Kid (1967 [...E divenne il più spietato bandito del sud] ) Mark Travers
6-Vou, Mato e volto (1967) [Vado... l'ammazzo e torno]
7-Ringo, O Cavaleiro Solitário (1968) [Ringo, il cavaliere solitário] Xerife
8-A Vingança é Minha (1969) [Quei disperati che puzzano di sudore e di morte] Sam
9-Em Torno Dele Rondava a Morte (1969) [...E intorno a lui fu morte]
10-Quando um Bravo Empunhou o Colt (1970) [ManosTorpes] Ted
11-Confusão em Paraíso City (1975) [Cipolla Colt]
12-As Novas Aventuras do Zorro (1975) [Ah sì? E io lo dico a Zzzzorro!] Major de Colignac
13-Tex e o Senhor do Abismo (1985)[Tex e il signore degli abissi]
14-A Morte ronda a Colina (1968) [La morte sull´Alta collina]


TÍTULOS EM PORTUGUÊS NO BRASIL EM JORNAIS DA ÉPOCA ANUNCIANDO A EXIBIÇÃO NOS CINEMAS BRASILEIROS

4 comentários:

  1. Another of the greats. He may have been a lesser known among the other stars of the genre but he was an excellent actor and brought much fun and entertainment to us through his westerns.

    ResponderExcluir
  2. Realmente foram muitos trabalhos de grande performance e não podemos deixar passar tudo isso sem homenagens a ele para outras gerações o conheçam também.

    ResponderExcluir
  3. Mais um se foi e realmente Edelzio não podemos deixar passar tudo isso em branco que esses grandes símbolos do Spaguetti Westerns nos passou e de externar nossas saudades, e com certeza outras gerações vão admirar essa cultura do faroeste Europeu e seus temas que vão perpetuar sempre.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Eram atores humildes que passaram muitas dificuldades com a guerra na Europa e que conseguiram trabalhando nestes filmes que se tornaram cult em todo o mundo.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: