Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

23 maio 2014

Johnny Yuma, O Vingador


Johnny Yuma - Brasil
Johnny Yuma: O Vingador – Brasil
Johnny Yuma - USA
Produção: Itália 11 de Agosto de 1966     

Director: Romolo Guerrieri
Duração: 100 minutos
Escrito: Fernando Di Leo, Romolo Guerrieri,
Sauro Scavolini e Giovanni Simonelli
Produzido: Italo Zingarelli
Musica: Nora Orlandi         
Fotografia: Mario Capriotti            
Edição: Sidney Klaber                   
Co Produção: Tiger Film e West Film
Locações: Almería, Andalucía, Espanha

Mark Damon  - Johnny Yuma
Lawrence Dobkin - Linus Jerome Carradine
Rosalba Neri   - Samantha Felton
Luigi Vannucchi (Louis Vanner) - Pedro
Fidel Gonzáles - Sanchez Garcia
Gustavo D'Arpe (Gus Harper) - Pitt
Anthony La Penna (Leslie Daniels) - Thomas Felton
Gianni Solaro  (Johnny Solari) - Hans Vander Oder
Ferdinando Poggi (Ferd Poger) - Sugar
Dada Gallotti  (Alba Gallotti) - Susan
Franco Lantieri  (Frank Liston) - Sancho
Mirella Pamphili - Garota do Saloon
Fortunato Arena - Jogador de Poker
Joaquín Parra  - Capanga de Pedro
Saturno Cerra - Olho de Águia/Cyclops
          
Em Santamargo no México, Samanhta Felton (Rosalba Neri) era uma mulher que não mediria consequências para conquistar o que queria, até mesmo encomendar a morte de seu marido para apoderar-se de sua fortuna, mas para isso ela necessitaria fazer um pacto com seu amante e cúmplice Pedro (Luigi Vannucchi).

Ambos teriam mais tarde que enfrentar Johnny Yuma (Mark Damon) um cavaleiro sem rédeas que possuia o segredo do cofre que continha a tal fortuna.
Para matá-lo e ficarem livres, Samantha tenta contratar Carradine (Lawrencw Dobkin), com sua irresistível sensualidade e $ 5.000 dólares, porém além de não aceitar a proposta este se junta a Johnny Yuma para fazer justiça.

A trilha sonora de Nora Orlandi é um dos pontos altos desta aventura de Mark Damon que fez outro Johnny, o “Johnny Oro” de Corbucci.
O filme foi notável quando lançado na América porque foram percebidos excessos na violência. Lógico, esses filmes eram mais violentos do que muitos Westerns Americanos. Também muito diferente foi a intensidade psicológica da violência e as causas a ela atribuída, o que equivale a dizer que não era a violência, mas sim o efeito dela sobre os fatos.
Johnny Yuma é diferente e interessante no uso e representação da violência. A profundidade psicológica da personagem é criada quase que inteiramente por meio de imagens icônicas.

Este pequeno e grandioso filme é realmente maravilhoso e tem todos os elementos que fizeram o Espaghetti Western tão emocionante e divertido: Uma grande trilha sonora (Uma das poucas e raras presenças de compositores feminino para trabalhar neste gênero, Nora Orlandi), sequências de ação emocionantes muito bem musicalizadas mas parece-me que a canção título por ter sido rascunhada às pressas para o filme pois tem pouco a ver com a ação apropriada do filme!

O cenário bonito em Almeria, Espanha, aqui é usado com sabedoria.
Uma história muito boa, com uma boa vantagem trágica em um romance.
Os atores fazem trabalhos maravilhosos com performances verdadeiramente de destaque para Lawrence Dobkin e Rosalba Neri (no papel mais vital para uma mulher em um Espaghetti Western) assim como fora para Claudia Cardinale  em "Once Upon a Time in West" de Sergio Leone.
A presença de um vagabundo mexicano ganancioso que ajuda Damon o tempo todo, apesar de sentimentalismo sobre o assassinato de uma criança.
O “Pueblo de Santamargo” mexicano em que o conto se desenrola abastece a atmosfera do Oeste necessária, mas também demonstra o cenário ideal para o tiroteio apoteótico.

Johnny Yuma é um Espaghetti Western estrelado por Mark Damon, Rosalba Neri, e Lawrence Dobkin .
O personagem-título ganhou seu nome por suas façanhas em um tiroteio em Yuma, Arizona, e não tem relação com a série de televisão 1961 The American Rebel.
Um filme maravilhoso que tem todos os elementos do melhor Western.
Sequências emocionantes de muita ação com borda de um agradável romance, formidáveis interpretações e um belíssimo cenário. Um final literalmente surpreendente no melhor do faroeste.
Um filme que deve ser visto e apreciado pelos fãs.

Depoimento em um peuqeno documentário de Mark Damon, Robert Woods, Dan Van Husen, Richard Harrison, Brett Halsey, Hunt Powers e Micahel Forest, exclusivo que tive o prazer de ser autorizado a legendá-lo para o Brasil, em Português.

Veja comentários

Um comentário:

  1. Legendado Português 5 partes:
    http://depositfiles.org/files/m3zm39tjf
    http://depositfiles.org/files/s00kpmg8w
    http://depositfiles.org/files/pxyw4l9gu
    http://depositfiles.org/files/p6ios0aba
    http://depositfiles.org/files/fdimxbilg

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: