Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

11 março 2014

Rajadas ao Amanhecer - Un Uomo Chiamato Dakota - Especial Tamara Baroni



Rajadas ao Amanhecer - Brasil
Un Uomo Chiamato Dakota - Itália
Un Homme Appele Dakota - França
Sette colpi all'alba - Itália
A Gunman Called Dakota - USA


Produção: Itália, 05 de Março de 1972
Direção: Anthony Green (Mario Sabatini)
Escrito: Mario Sabatini 
Duração: 95min
Música: Carlo Esposito
História: Mario Sabatini
Fotografia: Mario Capriotti e Angelo Baistrocchi
Produtor: Robert H. Oliver
Co Produção: Pageant International Film
Lançamento no Brasil: Columbia Pictures.


Mario Novelli (Anthony Freeman) - Dakota
Gordon Mitchell - Sub Xerife John Lead
Mauro Mannatrizio - Doutor Mack
Bill Vanders - Padre O' Hara
Cleofe Del Cile - Angela/Garota do Saloon
Rossella Bergamonti - Rosie/Garota do Saloon
Grazia Zanetti - Meg/Garota do Saloon
Tamara Baroni - Elisa/Liz Filha do Xerife Scott
Fedele Gentile - Xerife Scott
Franco Gulà - Velinho
Tom Felleghy (Tom Felag) - Juiz
Aldo Berti - Daymon / Capataz de John na prisão
Josè Torres - Bancário usando óculos
e com Agostino De Simone.



“Um uomo Chiamato Dakota” foi exibido em alguns cinemas brasileiros [somente em algumas regiões] como “Rajadas ao Amanhecer”. Após a Guerra Civil, bandos de saqueadores estão vagando desenfreadamente pelo Oeste devastando cidades e atacando diligências e roubando bancos e cometendo todo tipo de crime. Um ex-oficial yankee, conhecido como Dakota, chega à cidade procurando saber o que está acontecendo.

Ele encontra uma garota ferida e a leva para um médico em uma cidade no qual o xerife, Scott, decidiu fazer uma campanha reunindo voluntários para dar uma resposta contra os bandidos e para isso organiza uma expedição contra eles. Interessado a se juntar ao xerife, Dakota é salvo de uma emboscada por bandidos, mas o xerife é morto e consequentemente Dakota cai nas mãos dos bandidos sendo torturado quase que até a morte.

Conseguindo escapar vivo das torturas, Dakota consegue descobrir que o líder indescritível dos ladrões é o xerife John Lead [Gordon Mitchell] aqui em mais uma celebre atuação.


Para obter provas contra Lead, Dakota, precisa deixar a cidade. Em sua ausência, Lead mata ou aprisiona a todos aqueles que se opõem a sua arrogância fazendo o que bem entende com os cidadãos, e procura forçar a jovem Scott, a filha do Xerife a se casar com ele contra sua vontade.



Dakota retorna a tempo de impedir o casamento e elimina Lead, após uma luta e uma tentativa de ser morto pelas costas por Lead.

Dakota ao final acaba por revelar também ser um Agente Federal destacado para investigar e tentar trazer a paz na região.
Tamara Baroni aqui em seu único western de sua carreira cinematográfica contracena com nada mais e nada menos do que Gordon Mitchell, sendo ameaçada por ele durante todo o filme. Uma cena curiosa do filme é uma briga no saloon entre Dakota e John (Gordon Mitchell) que ao pegar uma garrafa e tentar quebrá-la na mesa para usá-la como arma, tem sua primeira tentativa frustrada mas na improvisação consegue quebrá-la numa segunda tentativa. [Curiosidade].

Sua participação é de uma jovem sofrida pela morte do pai e que não consegue ver uma forma de se livrar de Lead até que Dakota aparece na cidade trazendo uma esperança para ela. A beleza e a participação de Tamara Baroni pode ser notada neste filme e o interessante é que aqui ela não é pretendida do jovem Dakota.



O filme é um marco do Espaghetti Western justamente por ser o único que ela fez em meio a tantos outros sucessos dela na Itália.
O filme parece ter sido de uma produção muito pobre e uma edição muito fraca que prejudica a qualidade  mas é envolvente do começo ao fim e por isso torna-se cultuado dentre os fãs.



Assim como o filme possui seus bons e ingênuos ingredientes na ação e não restou uma cópia boa dela para desfrutarmos, a sua trilha sonora elaborada por Carlo Esposito é muito boa e nada dela também é encontrada.  Elaborei um CD com alguns trechos das músicas do filme em formato MP3 que disponibilizo para que conheçam a riqueza instrumental em alguns trechos.

Conversei com Tamara Baroni em 24 de agosto de 2011 sobre este filme e ela não quis comentar sobre ele. A atriz hoje mora com a família no litoral nordestino do Brasil, mas por questões de princípio e privacidade, não vou revelar o local.

A impressão que eu fiquei é de que ela não gostou de tê-lo feito, talvez por algum motivo pessoal em que ela não quis revelar e tudo o que ela pudesse dizer sobre ela eu encontraria em sua página pessoal na qual aconselho aos fãs visitarem e conhecerem-na melhor esta super diva italiana em: "Tamara Baroni La Parmigiana Página." inclusive sua autobiografia em livro on line.


Tamara Baroni nasceu em 3 de janeiro de 1947 em Parma, em Emilia-Romagna, Itália.
Ela foi uma candidata concorrente à Miss Itália em 1967 e ficou com o premio de Senhorita Elegance. Após isso, inscreveu-se para o concurso de Miss Mundo de 1967, onde ficou entre as semifinalistas.



Tamara tinha ambições de se tornar uma atriz de cinema e depois de uma breve carreira de modelo, ela apareceu como atriz coadjuvante em vários filmes durante o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Infelizmente, agora terá que tentar superar mais esta fatalidade em sua vida.


O director Mario Sabatini fez outro bom Espaghetti Western, (Lo Sceriffo di Rockspring / The Sheriff of Rock Spring - Italia, 1971), considerado também um Cult.
“Rajadas ao Amanhecer” é um filme raro e a única cópia que se tem notícia no mundo é a mesma que eu possuo em Italiano sem o prólogo, gravado em VHS copiada de uma TV a cabo de Toronto no Canadá de péssima qualidade e se alguém possuir ou souber de uma versão melhor peço por favor em deixar um comentário neste post.

 
Disponível no Youtube - áudio Italiano

 

Um comentário:

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: