Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles-Legendas-Filmes.

11 março 2014

Rajadas ao Amanhecer - Un Uomo Chiamato Dakota - Especial Tamara Baroni


Rajadas ao Amanhecer - Brasil
Un Uomo Chiamato Dakota
Sette colpi all'alba
A Gunman Called Dakota - USA

Produção: Itália, 05 de Março de 1972
Duração: 95min
Direção: Anthony Green (Mario Sabatini)
Música: Carlo Esposito
História: Mario Sabatini
Fotografia: Mario Capriotti e Angelo Baistrocchi
Produtor: Robert H. Oliver
Lançamento no Brasil: Columbia Pictures.

Bill Vanders - Xerife Scott
Gordon Mitchell - Xerife John Lead
Mauro Mannatrizio - Doutor
Mario Novelli (Anthony Freeman) - Dakota
Cleofe Del Cile - Garota do saloon
Rossella Bergamonti - Garota do saloon
Tamara Baroni - Filha do Xerife Scott
Franco Gulà - Velinho
Tom Felleghy (Tom Felag) - Cidadão
Aldo Berti - Capataz de John
e com Agostine De Simone, Grazia Zanetti e Fedele Gentile.

“Um uomo Chiamato Dakota” foi exibido em alguns cinemas brasileiros [somente em algumas regiões] como “Rajadas ao Amanhecer”. Após a Guerra Civil, bandos de saqueadores estão vagando desenfreadamente pelo Oeste devastando cidades e atacando diligências e roubando bancos e cometendo todo tipo de crime. Um ex-oficial yankee, conhecido como Dakota, chega à cidade procurando saber o que está acontecendo.

Ele encontra uma garota ferida e a leva para um médico em uma cidade no qual o xerife, Scott, decidiu fazer uma campanha reunindo voluntários para dar uma resposta contra os bandidos e para isso organiza uma expedição contra eles. Interessado a se juntar ao xerife, Dakota é salvo de uma emboscada por bandidos, mas o xerife é morto e consequentemente Dakota cai nas mãos dos bandidos sendo torturado quase que até a morte.

Conseguindo escapar vivo das torturas, Dakota consegue descobrir que o líder indescritível dos ladrões é o xerife John Lead [Gordon Mitchell] aqui em mais uma celebre atuação.

Para obter provas contra Lead, Dakota, precisa deixar a cidade. Em sua ausência, Lead mata ou aprisiona a todos aqueles que se opõem a sua arrogância fazendo o que bem entende com os cidadãos, e procura forçar a jovem Scott, a filha do Xerife a se casar com ele contra sua vontade. Dakota retorna a tempo de impedir o casamento e elimina Lead, após uma luta e uma tentativa de ser morto pelas costas por Lead.

Dakota ao final acaba por revelar também ser um Agente Federal destacado para investigar e tentar trazer a paz na região.
Tamara Baroni aqui em seu único western de sua carreira cinematográfica contracena com nada mais e nada menos do que Gordon Mitchell, sendo ameaçada por ele durante todo o filme.
Sua participação é de uma jovem sofrida pela morte do pai e que não consegue ver uma forma de se livrar de Lead até que Dakota aparece na cidade trazendo uma esperança para ela. A beleza e a participação de Tamara Baroni pode ser notada neste filme e o interessante é que aqui ela não é pretendida do jovem Dakota.

O filme é um marco do Espaghetti Western justamente por ser o único que ela fez em meio a tantos outros sucessos dela na Itália.
O filme parece ter sido de uma produção muito pobre e uma edição muito fraca que prejudica a qualidade  mas é envolvente do começo ao fim e por isso torna-se cultuado dentre os fãs.
Conversei com Tamara Baroni em 24 de agosto de 2011 sobre este filme e ela não quis comentar sobre ele.
A impressão que eu fiquei é de que ela não gostou de tê-lo feito, talvez por algum motivo pessoal em que ela não quis revelar e tudo o que ela pudesse dizer sobre ela eu encontraria em sua página pessoal na qual aconselho aos fãs visitarem e conhecerem-na melhor esta super dama italiana em: Tamara Baroni La Parmigiana Página.


Tamara Baroni nasceu em 3 de janeiro de 1947 em Parma, em Emilia-Romagna, Itália.
Ela foi uma candidata concorrente à Miss Itália em 1967 e ficou com o premio de Senhorita Elegance. Após isso, inscreveu-se para o concurso de Miss Mundo de 1967, onde ficou entre as semifinalistas.
Tamara tinha ambições de se tornar uma atriz de cinema e depois de uma breve carreira de modelo, ela apareceu como atriz coadjuvante em vários filmes durante o final dos anos 1960 e início dos anos 1970.
Infelizmente, agora terá que tentar superar mais esta fatalidade em sua vida.


O director Mario Sabatini fez outro bom Espaghetti Western, (Lo Sceriffo di Rockspring / The Sheriff of Rock Spring - Italia, 1971) , consedrado também um Cult.
“Rajadas ao Amanhecer” é um filme raro e a única cópia que se tem notícia no mundo é a mesma que eu possuo em Italiano sem o prólogo, gravado em VHS copiada de uma TV a cabo de Toronto no Canadá de péssima qualidade e se alguém possuir ou souber de uma versão melhor peço por favor em deixar um comentário neste post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: