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22 novembro 2013

Duelo dos Homens Sem Lei [Duello nel Texas]



Duelo dos Homens Sem Lei - Brasil
Duelo no Texas - Brasil
Duello nel Texas - Itália
The Gunfight at Red Sands – USA
Gringo - Espanha

Espanha – Itália - 19 de Setembro 1963
Direção: Ricardo Blasco (Richard Blasco)
Duração: 97 minutos
Fotografia: Massimo Dallamano
História: James Donald Prindle, Albert Band
Locações: G.S.C.-Rome – Lazio - Itália
Co Produção: Jolly Film e Tecisa
Música: Dan Savio (Ennio Morricone).
Música tema: “A Gringo Like Me”,
interpretada por Dick Jones

Richard Harrison – Richard/Ricardo 'Gringo' Martinez/Wilson
Giacomo Rossi-Stuart (Giacomo Rossi Stuart/ G.R. Stuart) - Xerife Lance Corbett
Mikaela (Mikaela Wood) - Maria Huertas – Cantora do saloon
Sara Lezana - Elisa ' Lisa' Martinez
Daniel Martín (Dan Martin) - Manuel Martinez
Barta Barri (Barta Barry) - Lou Stedman
Aldo Sambrell (Ald Sambrell) - Juan
Guardo Agustín González (Agustin Gonzalez) - Risitas Wilson
Barbara Simon (Bruna Simoniato) - Rosa Cardena
Ángel Solano (Mike Solano) - Miller
Gonzalo Esquiroz (Gonzalo Ezquiro) - King Wilson
Rodolfo del Campo (Sam Field) - Doutor
Guillermo Vera - Mexicano
e com Telly Thomas e Nataan D´eagle.

Em uma pequena cidade na fronteira mexicana vive uma família de mexicanos composta de Dom Diego e seus filhos Manuel, Lisa e Wilson um jovem órfão americano adotado por Diego e se parece com um verdadeiro gringo.

Uma noite três figuras mascaradas invadem a casa de Diego matando-o e roubando todo o ouro proveniente da lavoura de um ano. O jovem gringo sai então atrás dos malfeitores que aterrorizam a região. Primeiro filme da produtora Jolly Film no qual daria origem aos filmes de Sergio Leone.

Um marco na história do cinema italiano. Todos que assistem a este filme elogiam como sendo um grande Spaghetti-Western, e certamente será em qualquer época que se assista a ele. É simples:

O enredo do filme é muito intrigante, o ritmo é imbatível, e história realmente poderia ter acontecido em algum lugar do oeste no século passado.

Um time de atores e técnicos que perdurariam mais uma década e no caso da fotografia, Massimo Dallamano também se tornaria u diretor de destaque neste seguimento. É maravilhoso, ótimo e a propósito, é também um dos primeiros Westerns-Spaghetti.


As grandes atuações de Richard Harrison, Mikaela, Daniel Martín, e o resto do elenco fazem deste filme absolutamente grandioso e envolvente. Conheci este filme através de fita VHS na década de 70, lançada pela Reserva Especial no Brasil e possuo a fita original até hoje no acervo. Esta em versão dublada em inglês com legendas em português.
Após muito tempo consegui a versão com áudio original em Italiano que realmente é incomparável às versões dubladas. Nada mais gratificante e delicioso de assistir a estas joias nas vozes originais de seus atores. Os temas musicais eram simples e poéticos sempre seguindo ao ritmo do filme. Criava-se a faixa tema (Guia) e através desta o maestro fazia as variações sequenciadas em vários estilos, ou seja, melódico, balada, suspense etc.


Canções como esta usava um inglês muito primitivo, usando-se palavras de entendimento e traduções fáceis para serem entendidas em todo o mundo.
Na maioria das vezes as letras eram escritas por Europeus de língua italiana ou espanhol, portanto a simplicidade nas frases. Na realidade as letras não importavam muito realmente. O que importava era a harmonia musical, a melodia que se encaixa em meio às várias situações e reviravoltas na ação do filme. Você sente isso por baixo do filme.
Esse era o objetivo como demonstra Morricone neste seu Western pioneiro. As melodias eram grandiosas para filmes muito pequenos!
Esta canção tema de abertura do filme enaltece as virtudes e os requisitos que um verdadeiro homem precisa para viver neste mundo áspero e duro.
Depois desta canção "A Gringo Like Me", de Duelo no Texas, Morricone reaparece com mais três faixas em “As Pistolas não Discutem”, uma delas “Lonesome Billy” seguindo a mesma receita que dera certo em Duelo no Texas.

A música de Dan Savio sobre direção de Leo Nichols nada mais é de que somente uma pessoa;
Tratava-se unicamente de Ennio Morricone, usando os seus dois pseudônimos em um mesmo filme.

Música tema: “A Gringo Like Me”, interpretada originalmente por Dick Jones que também foi gravada por Peter Tevis.

A grande intérprete Mikaela Wood canta a música cigana “Gringo” composta por Ennio Morricone que somente seria gravada em disco em 1968 pela gravadora Belter que conteriam mais três canções Sendo elas:

"Río manso", "Balada a un sueño de amor" e "A los dos".
Morricone baseou a canção “Gringo” no texto do grande escritor espanhol  José Hierro.

Esta canção não aparece nos créditos do filme e não está incluída na trilha sonora original e nem a reeditada em 2012 e é raríssima encontrar sua gravação em disco.
 Guy Stockwell, Gloria Milland e mais uma vez com Mikaela.


                  O Hotel de "Por Um Punhado de Dólares" foi usado neste filme como o Saloon .

Outra curiosidade é que algumas cenas de "Duelo no Texas" foram filmadas em locais diferentes inclusive na Espanha em Hoyo de Manzanares, próximo a Madrid, a mesma cidade onde Leone rodaria dois anos depois cenas de “Por um Punhado de dólares”.
Nota-se que o prédio do Hotel de Golden City foi usado como Saloon pelos diretores de Arte e Design, Jaime P. Cubero e Jose Luis Galícia.
Links Web
 http://www.youtube.com/watch?v=eQ_TldBlxOk [Youtube-Dublado em Português]
 http://ul.to/5878hq4r [Uploaded–Dublado em Português]

6 comentários:

  1. Duelo no Texas não estar entre um dos ótimos western, mais o grande caráter de Richard Harrison permitiu para compensar este filme regular.

    Luiz Carvalho

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  2. Foi por ai que começou a preocupação dos americanos em perder mercado para os europeus.

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  3. Realmente Edelzio, meu pai sempre me diz que Hollywood foi abalada pelos western Europeu, os chamados Ítalo Spagnolo ou spaghetti western como sempre dizemos, e foram perdendo atores de renome como Lee Van Cleef e Clint Eastwood, nessa década de sessenta, e entre outros que conhecemos como Klaus Kinski, Hunt Powers, Robert Woods e Jeff Cameron.

    Luiz Carvalho

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  4. "Foi por ai que começou a preocupação dos americanos em perder mercado para os europeus"

    Foi por aí nada, o cinema de western Americano já estava totalmente enfraquecido por lá antes mesmo do boom do western Europeu... o Cinema Europeu não prejudicou em nada o Cinema Americano de western, muito pelo contrário, só ajudou! o pessoal adora criar "situações" pra tentar mostrar que sabe alguma coisa e no fim não sabe de nada! e Hollywood não "perdeu" Lee Van Cleef e Clint Eastwood pro Cinema Europeu, até por que eles eram nada na época, hoje são grandes ícones do cinema, mas na época eles atores sem relevância.
    E por favor pessoal do Bang Bang à Italiana, esse filme é muito, mas, muuuito medíocre, vocês realmente devem ser apaixonados pelo gênero para ver tantas coisas positivas nesse filme.

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  5. Sou fã dosdos comentários neste blog. Aprendo muito.

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  6. Acho que é porque o pessoal que participa com os seus comentários são assíduos fãs deste gênero e pesquisam muito e possuem acervo particular com informações privilegiadas para nos fornecer.
    Realmente é um espaço muito rico em informações e isso só vem valorizar ainda mais este trabalho Joao Melo.

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