Cada Bala, Uma Morte
Uno Dopo L'altro
One After Another (U.S.A.)
Produção: Itália
e Espanha - 13 Agosto de 1968
Direção:
Nick Nostro (Nick Howard),
Nicola
Nostro [21 Abril, 1931 - Gioia Tauro, Calabria, Itália]
Duração: 99
minutos
História:
Mariano de Lope e Nick Nostro (Nick Howard)
Escrito: Mariano
de Lope, Nick Nostro, Giovanni Simonelli
(Simon
O'Neil) e Carlos E. Rodriguez
Fotografia: Mario
Pacheco
Musica: Fred
Bongusto e Berto Pisano
Canção: "May Be One, May Be Nine"
interpretada por Fred Bongusto
Produção:
Marco Vicario e Bino Cicogna
Locações: Cinecittà
Studios, Roma, Lazio, Itália
Co-Produção:
Atlantica Cinematografica Produzione Films - Itália
e Euroatlantica, Midega Film - Espanha
Edição: Renato
Cinquini
Produção de
Arte e Design: Enrique Alarcón, Dario
Micheli,
Pamela Tudor - Sabine
Paolo Gozlino (Paul Stevens) - Glenn
José Bódalo - Coronel Jefferson
Jolanda Modio - Tina
Hugo Blanco - Miguel
José Manuel Martín - Espartero
Fortunato Arena - Trent
José Jaspe - Pablo
Eugenio Galadini (Eugenio Galatini)
María Saavedra – Mulher de Espartero
José Canalejas - Frank
Luis Barboo - Hud
Mirella Pompili – (Mirella Pamphili) Mexicana assistindo a
dança
Goffredo Unger (Freddy Unger) - Burt
Emilio Messina - Herb
Roberto Messina - Barman
Gilberto Galimberti – Capanga de Espartero e Dario Micheli,
Este é um Espaghetti
Western pouco conhecido aqui no Brasil a não ser quando exibido nos nossos
cinemas e que chega agora com fácil acesso através de fontes na internet.
O enredo do
filme é mais ou menos como (Por um Punhado de Dólares) de Sergio Leone.
Jefferson é um
ex-coronel, que junto com Espartero e seu bando de mexicanos mercenários planejam
roubar o ouro de seu próprio banco, depositado por pecuaristas em Canyon City,
encenando o assalto.
No momento do
assalto algo sai errado e Bill Ross, caixa do banco, tenta bloquear o suposto
bandido, mas Jefferson traiçoeiramente o executa.
Logo após o
ocorrido, um homem solitário passeia na cidade onde o banco foi assaltado e ele
fica sabendo que uma grande quantidade de ouro foi levada e demonstra muito
interesse em descobrir as circunstâncias em que Bill Rosso fora morto.
Acaba envolvendo-se
com duas facções, infiltrando-se entre
as duas gangues rivais e por sua vez, é espancado por ambas.
A princípio o
nosso homem, Stan, é um improvável herói porque usa óculos.
Seus óculos serão,
evidentemente, quebrados e prevendo que isso acontecerá frequentemente durante toda
sua sina, Stan mantém um estoque deles no interior de sua jaqueta.
Jefferson faz ele acreditar que o assalto e o assassinato do caixa do banco são o trabalho do bando de Espartero, mas uma vez que Stan chega ao esconderijo do bandido, descobre que a verdade é bem diferente.
Escapando de uma emboscada de Espartero, Jefferson envia seus homens para destruir a aldeia mexicana. Depois de conseguir lutar para convencer Espartero de sua lealdade, Stan começa sua vingança, matando uns após os outros os homens que tinham sido envolvidos no momento do falso assalto ao banco.
É interessante que a cada morte anunciada por Stan, o agente funerário faz a entrega do caixão antecipado ao próximo defunto. Um deles é entregue dentro do saloon e o bandido realmente é morto dentro do saloon.
Escapando de uma emboscada de Espartero, Jefferson envia seus homens para destruir a aldeia mexicana. Depois de conseguir lutar para convencer Espartero de sua lealdade, Stan começa sua vingança, matando uns após os outros os homens que tinham sido envolvidos no momento do falso assalto ao banco.
É interessante que a cada morte anunciada por Stan, o agente funerário faz a entrega do caixão antecipado ao próximo defunto. Um deles é entregue dentro do saloon e o bandido realmente é morto dentro do saloon.
Durante os acontecimentos, Stan revela que Bill Ross, funcionário do banco seria seu irmão e durante o filme é possível acreditar que ele não seja, tamanha a sua sede de vingança, mas ao final já com posse da fortuna e da bela Sabine diz que ele trabalhava no banco e esperava a sua chegada a cidade pra que fizessem o roubo do ouro juntos. Fica ao espectador, tirar as conclusões quanto a essa revelação e ao sair do cinema você iria com a dúvida pra casa.
Uma fotografia impecável e cenários bem elaborados com um guarda-roupas escolhido por uma equipe de
especialistas em Design e produção de Cena.
Percebe-se pela riqueza nos vestidos das mulheres.
Este filme teve uma grande parte rodado por Ignacio F.Iquino
mas atribuiu à Nick Nostro
(que filmou algumas sequências, além de escrever o script).
É um Western construído de acordo com alguns padrões para produtos de grande comercialização para a época.
É um Western construído de acordo com alguns padrões para produtos de grande comercialização para a época.
A história às vezes simples, mas coberto por excelentes atores
e algumas sequências de ação.
violência e ritmo agradáveis, cuidadosamente delineando os
seus personagens em grau de importância dentro da história.
Uma bela música composta pela parceria de Fred Bongusto e
Berto Pisano.
No geral é um western gostoso de assistir, mas sem nenhuma
inesperada surpresa.
One of Richard Harrisons' best westerns. "Maybe One, Maybe Nine" is also one of the best vocals of the genre.
ResponderExcluirGrande intérprete é Fred Bongusto. Realmente uma bela canção que só é ouvida no prólogo do filme.
ResponderExcluirThanks for your participation Tom!
Quem ainda não conhece este filme pode fazer uma avaliação neste link on line mas o filme não está completo.
ResponderExcluirhttp://www.dailymotion.com/video/x14ju7x_uno-dopo-l-altro-by-mikyerosy-western-italia-1967-di-nick-howard-nick-nostro-con-richard-harrison-pa_shortfilms?search_algo=2
Edelzio,na foto de JOLANDA MODIO, saiu o nome de outra: María Saavedra.UM ABRAÇO.
ResponderExcluir