Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

21 outubro 2011

A Morte Não Conta Dólares [Death, At Owell Rock] 1967


Duelo Fatal - Brasil
“La Morte Non Conta I Dollari”
“Death, At Owell Rock - USA”
“Death Does Not Count The Dollars – USA”

Produção: Itália 1967
Direção: Riccardo Freda (George Lincoln)
Duração: 93 Minutos
Música: Nora Orlandi E Robby Poitevin
Canção cantada por Raoul
Fotografia: Gábor Pogány
História: Giuseppe Masini E George Lincoln
Distribuição: Century Vídeo - Crystal Pictures
Produção: George Lincoln Film - Cinecittà - Roma

Mark Damon - Harry Boyd
Luciana Gilli - Jane White
Pedro Sanchez - General Pablo Rodrigues
Pamela Tudor - Lisbeth Pearson
Alan Collins (Luciano Pigozzi) - Juiz Robert Warren.
Giovanni (Nello) Pazzafini - Doc Lester
Stephen Forsyth -Violinista Lawrence White
Renato Chiantoni - Bert Johnson (Lingua Cortada)
Lydia Biondi - Sra. Gilbert/Mulher Do Ex-tabelião
Mariella Palmich - Helen (Encarcerada)
Spartaco Conversi - Lester
Alessandro Gottlieb, Hardy Reichelt,Francesco Tensi, Dino Trano, Maurizio Tocchi e Aldo Cecconi.

Dois irmãos: O violinista Lawrence White e sua irmã Elizabeth White chegam a cidade de “Orwell Rock” no território do Arizona, em busca de vingança pela morte do pai.
Os suspeitos dos crimes são os irmãos Lester, um grupo de bandidos que apropriam-se das terras dos fracos. Há uma testemunha “Bert” que ficou com a espora de Doc Lester e teve sua língua cortada para não revelar os assassinos do crime de assassinato do velho Mathew White. Surge também durante a viagem um aventureiro que ao chegar a cidade só se mete em encrencas; no armazém, no saloon, no hotel, enfim provoca os seus rivais para conseguir infiltrar-se no bando dos Lester para ajudar a revelar os crimes. O nome dele é Harry Boyd, disfarçado. Coletando todas as provas contra Lester, Lawrence vai ao tribunal para convencer o juiz Warren a reabrir o julgamento contra os assassinos de seu pai que haviam sido inocentados por falta de provas no julgamento.
Na verdade ha uma troca de identidade entre Harry e Lawrence que é um promotor de justiça federal.
A chance que Harry encontra em descobrir os assassinos está com Helen, uma prostituta sob cárcere no México, mulher vendida ao General Pablo Rodrigues que na realidade é filha do juiz Warren. O filme tem uma trama muito boa; Mark Damon dá um show de interpretação principalmente nas cenas de lutas e sacando sua arma com a mão esquerda. Pela primeira vez se vê uma investigação de perdas de terras em um cartório da cidade onde existe uma página arrancada da escritura.
Para se explodir uma casa na cidade onde os Lesters estão protegidos como um esconderijo, é usada uma "diligencia-bomba" para tira-los para fora. Stephen Forsyth tem uma presença tímida neste filme e um ano antes em 1965 tinha feito muito sucesso com “A Sombra De Uma Arma”. Pedro Sanchez tem participação em uma única cena como o mexicano Pablo Rodrigues e mostra porque ficaria tão famoso na trilogia de Sabata como “Carincha,Caruncho, Escudo”. Mark Damon que começou em filmes de Capa, Sandalha e Espada, deu-se muito bem nos westerns europeus, e teve essa oportunidade inesperada como revelou em depoimento no Western Festival Hollywood 2011 na California. Infelizmente em minha opinião a sua voz em Inglês era dublada em outras línguas e às vezes não se encaixavam bem. Podemos notar isso em "Ringo e Suas Pistolas de Ouro", dublada em Português.
O filme tem de tudo um pouco, é um clássico e pena que um pouco esquecido e desprezado. Merece uma remasterização. Bem dirigido por Riccardo Freda com um roteiro composto de implicações com muitas reviravoltas, bons atores, a história envolvente e boas cenas de ação, principalmete uma delas no final com uma boa luta entre Mark Damon e Nello Pazzafini na rua da cidade, ambos em grande forma, as quedas dos cavalos muito bem fotografadas, embora em alguns poucos lugares em que o filme ocorre não tem nenhuma relação com o enredo.
Uma atenção especial ao filme deve ser dada, no entanto, ao final em que Freda registra aqui talvez em um dos raros westerns italianos, onde o "herói protagonista" não consome sua vingança final com morte e sim confiando o vilão à justiça, ou seja, ao juiz Warren. No geral é um bom western filmado nos Estúdios Italianos de Cinecittà para ser revisto, sem dúvida.
Na versão em inglês dublada vem com uma vírgula no título "Death, at Owell Rock" é pronunciado "Owl" como Coruja, então subentende-se "Morte na Pedra da Coruja". No Brasil foi lançado com os títulos de "Duelo Fatal" e também "A Morte não Conta Dólares".
Pode-se ouvir a voz e o coral de Nora Orlandi em duas músicas. Uma trilha sonora feita em parceria com Robby Poitevin e na faixa tema vocalizada em inglês a canção “Who can be happier than me” é interpretada na bela voz de Raoul Lovequio.
Uma curiosidade também é a presença da bela Mariella Palmich em seu primeiro Espaghetti Western em um histórico de sete participações.
Exibido em várias reprises do Bang Bang à Italiana da TV Record dentre elas; 25 de janeiro de 83, 04 de Janeiro de 1984 e 14 de Janeiro de 1985.



Versão com áudio Português/Brasil disponível no Youtube

15 comentários:

  1. Edelzio;
    Um grande trabalho e que é digno de um elogio, como o que faço agora. Sinceros parabéns pelo trabalho, que acho ter sido enorme. Mas Valeu.
    Apesar de não acompanhar o cinema italiano, faroestes principalmente, desconheço a Malisa Longo, o que não me impediu de ler todo o conteudo deste espaço. Muito bela e disposta a linda mulher, assim como é belissimo o rosto de Luciana Gilli. Que face bela!
    Ah! A frase do Tuco em "Tres Homens em Conflito" é, além de perfeita, ela é sentenciosa. Foi como uma jura quando ele disse o que disse. Jurou e cumpriu. O sujeito voou do trem, se despedaçou na queda e nunca mais abriu os olhos. Apesar de Tuco ainda dar umas cacetadas na cabeça dele numa pedra.
    Parabéns mais uma vez, amigo. E siga me enviando tudo o que lhe for possível. Não se acanhe, pois jamais estará me incomodando. Estará sim, me dando o prazer, já que sou doente por tudo relativo a cinema.
    Abraço
    Jurandir Lima

    OBS; Sou o Comentarista de diversos blogs de cinema com o nome de "Faroeste disse..." Leia alguns comentários que fiz no cinewesternmania/ofalcaomaltes/filmes,filmes,filmes/gilbbertocinema/cinema classico/ sela prateada, dentre outros. (jurandir_lima@bol.com.br)

    ResponderExcluir
  2. Edelzio esse ainda não assisti.Pelos sua análise, Pelos atores (é difícil um filme com o Mark Damon ser ruim) e pela equipe responsável pela trilha sonora pare ce ser muito bom.

    aprigiohistoria@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tenho esse filme com audio em ingles legendado em portugues ripado de uma VHS.

    ResponderExcluir
  4. Caro amigão Edelzio, esse filme deve ser muito bom, pelos elencos ja diz tudo. Mark Damon, Pedro Sanches e Stephen Forsyth, o protagonista de A Sombra De Uma Arma. grande tema de Nora Orlandi e Robby Poitevin, e cantada na bela e rica voz de barítono do cantor Raoul Lovequio.

    Luiz Carvalho.

    ResponderExcluir
  5. Eu curto bastante esse filme.
    De vez em qundo assisto!

    ResponderExcluir
  6. Versão em inglês e italiano com imagem boa:

    http://ulozto.net/xCM5WD2b/la-morte-non-conta-i-dollari-1967-trial-eng-ger-ital-dvdrip-mkv

    ResponderExcluir
  7. I watched this on You Tube on yesterday. I think I can add the following, Pool scorekeeper - Renzo Pevarello, Mr. Pearson – Francesco Tensi, Doctor – Hardy Reichelt, Mike Lester – Dino Strano, Bernie Noland – Aldo Cecconi

    ResponderExcluir
  8. Achei aqui uma versão dublada em português:
    http://www.gersaonr.biz/blog/a-morte-nao-conta-os-dolares-la-morte-non-conta-i-dollari-1967-tvripmp3-dublado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tentei baixar esta versão a algum tempo atrás mas o download não completa os 100%.
      Para em 99%.

      Excluir
  9. Baixei com esse programa
    http://www.baixaki.com.br/download/mipony.htm

    ResponderExcluir
  10. Uma pergunta que não quer calar: ele já foi lançado em dvd (de preferência restaurado) aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  11. Oficialmente não existe lançamento em DVD deste filme no Brasil, mas existem cópias com áudio Alemão e Inglês em sites específicos no assunto e alguns Foruns da WEB para ser baixado.

    ResponderExcluir
  12. Assisti hoje este filme dublado em português baixado na web. Filme muito bom, pena não ter em dvd aqui.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: