Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

12 dezembro 2010

Maurizio Graf (More)

Nasceu discograficamente com a primeira trilha sonora composta para o Espaghetti Western do maestro Ennio Morricone.
Em sua primeira canção intitulada "Angel Face" grande sucesso ao chegar ao topo das paradas, creditada no filme “Uma Pistola para Ringo”, protagonizado por Giuliano Gemma e em seguida em "O Retorno de Ringo" com a canção do mesmo nome que foi recentemente re-editado e reapresentado na edição do Festival de Veneza de 2008, juntamente com outros trinta filmes de Western (Faroeste).
Maurizio Graf também foi lembrado juntamente com uma homenagem ao diretor Sergio Leone e a Ennio Morricone e Giuliano Gemma. Sua interpretação também na canção, "Olho por Olho" que foi retirada do maravilhoso filme "Por alguns dólares a mais" e outras comercialmente esquecidas. No início da década de 60 foram compostas muitas outras trilhas sonoras para o gênero Western que não foram publicadas e nem registradas, lembram-se entre elas "Quella Sporca Nel West”, "Killer Calibro 32", “7 pistole per i Mac gregor” e tantos outros incluindo também filmes policiais e de espionagem como “077 Missione Bloody Mary - 1967” e um disco sucessivo “Credo All´amore” um experimento interessante de Morricone com o famoso “Lago dos Cisnes” de Haendel. Uma fusão de música clássica e barroca.
O último disco realizado com a RCA italiana foi com a música “Mai” composta por Maximo Oliviero que teve grande sucesso internacional. Outro disco tambem foi “Uomo” para a serie televisão “I racconti del Maresciallo”. Muitas canções chegaram a ser gravadas e editadas nos filmes sem se ter uma divulgação em gravação e hoje estão sendo estilizadas e remasterizadas através das novas tecnologias que podem ser adquiridas via internet e utilizadas em casa para a preservação destas raridades musicais. Músicas perdidas em mãos de colecionadores são disputadas e trocadas via Internet. Alguns colecionadores chegam a doar músicas de seu acervo particular para que gravadoras possam reedita-las e preserva-las para as gerações futuras. Maurizio Graf, Don Powell e Raoul, vozes masculinas que ficaram popularmente conhecidos, são os grandes mitos das mais belas vozes neste gênero cinematográfico. Suas interpretações são inesquecíveis e ajudaram a enriquecer a produção no contexto geral do gênero.
Um dos objetivos deste meu trabalho é descobrir, divulgar e preservar estas canções consideradas obras-primas do cinema Italianao e mundial e disponibiliza-las ao público amante da música como forma de enriquecimento e preservação patrimonial, cultural musical universal.

Edelzio Sanches

Bloody Mary - 1967 - Angelo Fco. Lavagnino/Ennio Morricone - Vinyl - Re-Uploaded Mediafire
Interprete: Maurizio Graf

4 comentários:

  1. Sou seu admirador desde '64, sempre achei fascinante a sua Bela Voz junto aos compositores Morricone, De Masi, Nicolai etc..
    Muita pena que sua VOZ ñ tenha sido difundida neste mundo muito injusto para com os Grandes Artistas em geral... Viva Maurizio Attanasio!
    Eu adoraria saber mais s/êle, data de nascimento, cidade natal e hoje o que faz...
    Carlos Eduardo Pappacena Carneiro,
    Pça. Rui Barbosa, 10.
    11010-130 Santos/SP.
    e-mail: eduardopappacena@aocamiseiro.com.br

    ResponderExcluir
  2. Pouco se sabe da vida deste personagem e através de muitos contatos com leitores deste blog fui informado de que esta pequena e incompleta biografia é uma das mais abrangentes na Web.
    É incrível que não se consiga maiores informações de Graf e também de Don Powell.
    Mas estamos caçando com meu parceiro Tom Betts, historiador americano.

    ResponderExcluir
  3. Esses dois temas do Morricone dos filme, Uma Pistola Para Ringo e O Retorno de Ringo na voz de Maurizio Graf, ficou um Primor. há do compositor se não existisse um bom intérprete, e com esses dois filmes foi como tudo que se passou foi apenas um sonho.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: