
Em sua primeira canção intitulada "Angel Face" grande sucesso ao chegar ao topo das paradas, creditada no filme “Uma Pistola para Ringo”, protagonizado por Giuliano Gemma e em seguida em "O Retorno de Ringo" com a canção do mesmo nome que foi recentemente re-editado e reapresentado na edição do Festival de Veneza de 2008, juntamente com outros trinta filmes de Western (Faroeste).
Maurizio Graf também foi lembrado juntamente com uma homenagem ao diretor Sergio Leone e a Ennio Morricone e Giuliano Gemma. Sua interpretação também na canção, "Olho por Olho" que foi retirada do maravilhoso filme "Por alguns dólares a mais" e outras comercialmente esquecidas. No início da década de 60 foram compostas muitas outras trilhas sonoras para o gênero Western que não foram publicadas e nem registradas, lembram-se entre elas "Quella Sporca Nel West”, "Killer Calibro 32", “7 pistole per i Mac gregor” e tantos outros incluindo também filmes policiais e de espionagem como “077 Missione Bloody Mary - 1967” e um disco sucessivo “Credo All´amore” um experimento interessante de Morricone com o famoso “Lago dos Cisnes” de Haendel. Uma fusão de música clássica e barroca.
O último disco realizado com a RCA italiana foi com a música “Mai” composta por Maximo Oliviero que teve grande sucesso internacional. Outro disco tambem foi “Uomo” para a serie televisão “I racconti del Maresciallo”. Muitas canções chegaram a ser gravadas e editadas nos filmes sem se ter uma divulgação em gravação e hoje estão sendo estilizadas e remasterizadas através das novas tecnologias que podem ser adquiridas via internet e utilizadas em casa para a preservação destas raridades musicais. Músicas perdidas em mãos de colecionadores são disputadas e trocadas via Internet. Alguns colecionadores chegam a doar músicas de seu acervo particular para que gravadoras possam reedita-las e preserva-las para as gerações futuras. Maurizio Graf, Don Powell e Raoul, vozes masculinas que ficaram popularmente conhecidos, são os grandes mitos das mais belas vozes neste gênero cinematográfico. Suas interpretações são inesquecíveis e ajudaram a enriquecer a produção no contexto geral do gênero.
Um dos objetivos deste meu trabalho é descobrir, divulgar e preservar estas canções consideradas obras-primas do cinema Italianao e mundial e disponibiliza-las ao público amante da música como forma de enriquecimento e preservação patrimonial, cultural musical universal.

Edelzio Sanches
Bloody Mary - 1967 - Angelo Fco. Lavagnino/Ennio Morricone - Vinyl - Re-Uploaded Mediafire
Interprete: Maurizio Graf
Sou seu admirador desde '64, sempre achei fascinante a sua Bela Voz junto aos compositores Morricone, De Masi, Nicolai etc..
ResponderExcluirMuita pena que sua VOZ ñ tenha sido difundida neste mundo muito injusto para com os Grandes Artistas em geral... Viva Maurizio Attanasio!
Eu adoraria saber mais s/êle, data de nascimento, cidade natal e hoje o que faz...
Carlos Eduardo Pappacena Carneiro,
Pça. Rui Barbosa, 10.
11010-130 Santos/SP.
e-mail: eduardopappacena@aocamiseiro.com.br
Pouco se sabe da vida deste personagem e através de muitos contatos com leitores deste blog fui informado de que esta pequena e incompleta biografia é uma das mais abrangentes na Web.
ResponderExcluirÉ incrível que não se consiga maiores informações de Graf e também de Don Powell.
Mas estamos caçando com meu parceiro Tom Betts, historiador americano.
Esses dois temas do Morricone dos filme, Uma Pistola Para Ringo e O Retorno de Ringo na voz de Maurizio Graf, ficou um Primor. há do compositor se não existisse um bom intérprete, e com esses dois filmes foi como tudo que se passou foi apenas um sonho.
ResponderExcluirLuiz Carvalho
Vozes únicas na história da música.
Excluir