Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

30 outubro 2010

Deus Criou o Homem e o Homem Criou o Colt

"Johnny Hamlet - USA"
“Quella Sporca Storia Nel West”
Produção: Itália - 1968
Direção: Enzo G. Castellari
Música:Francesco de Masi
Interpretada: Maurizo Graf
Duração: 99 min.
Fotografia: Angelo Filippini
História: Tito Carpi - Francesco Scardamaglia e Enzo
G. Castellari com participação de Bruno e Sergio Cobucci
Baseado na novela de William Shakespeare
Produção: Daiano Film e Leone Film
Distribuição no Brasil: Ocean Pictures

Elenco
Andrea Giordana (Andre Giordana)- Johnny Hamilton
Gilbert Roland – Dazio / Horácio
Horst Frank - Claudio Hamilton
Ennio Girolami - Ross
Ignazio Spalla (Pedro Sanchez) - Guild
Françoise Prévost - Gertry / A rainha
Stefania Careddu - Eugenia
Manuel Serrano - Santana
Giorgio Sammartino (Giorgio Sanmartin) - Polomo
Gabriella Grimaldi - Emily / Ofelia
Franco Latini, John Bartha, Franco Leo, Fabio Patella
Johnny, ao retornar da guerra, vem saber que seu pai fora morto pelo bandido Santana e sua mãe encontra-se casada com seu tio Claudio, que em um duelo pretende matar Santana.
Johnny suspeitando que o tio pode cair em uma cilada, sai junto com o amigo Dazio para tentar impedir. No esconderijo de Santana, Johnny descobre que seu tio é cúmplice de Santana para poderem juntos se apoderarem de 300.000 dólares pertencente ao seu pai. Descobrindo a conspiração, Johnny vinga-se dos dois. Um filme acima da média dirigido por quem entende do assunto com a mão de três grandes diretores neste gênero.
Johnny Humlet tem uma facilidade para se meter em problemas onde quer que vá, mas felizmente está sempre protegido por seu anjo-da-guarda Dázio que surge do nada pra salva-lo e ao eliminar um inimigo curiosamente sempre diz a palavra 'Hopla".
Quanto ao texto original em Shakespeare não me lembro de nenhuma cena de crucificação na peça original. Um final de sofrimento prolongado ao mocinho que independente do tempo de sofrimento, no final se vinga de tudo e de todos.
A participação do americano Gilbert Roland com seu "Bigodinho do tipo Clark Gable" é inesquecível e marca mais uma vez neste espaghetti nos quais atuou enquanto esteve na Itália. Quem não se lembra dele como “Monetero” em “Any gun Can Play” (Vou, Mato e Volto) de 1967 ao lado George Hilton e Edd Byrnes também nas mãos do mesmo diretor.
A música de Francesco de Masi com parceria de Alessandro Alessandroni e letra de Audrey Nohra (Esposa de Morricone) é muito bonita bem como suas variações sequenciais durante o filme. A interpretação de Maurizo Graf na verdade, foi a maior
motivação de se escrever esta matéria. Foi justamente em divulgar mais uma música
e Letra/Lyric marcante com a performance deste cantor com a sua potente voz e mais uma vez atendendo a pedido de uma infinidade de leitores deste blog.

4 comentários:

  1. Ainda não disponho de uma cópia desse filme. Só poderei emitir um comentário depois de tê-lo assistido. Mas a música sendo interpretada por Maurizio Graf já diz muita coisa.

    ResponderExcluir
  2. Bem,acabei de assistir e lendo a ficha técnica do filme no topo da resenha vi lá como colaboradores de Castellari Sergio Corbucci e seu filho Bruno. Não me surpreendo porque percebi várias semelhanças com as histórias de alguns westerns feitos pelo autor de Django. A predominãncia da fotografia em sépia evocando o gótico e a violência exacerbada com muito sofrimento da personagem principal. Um western emoldurado mais uma vez pela tradição da cultura européia,nesse caso a dramaturgia poética do grande dos grandes,Shakespeare. No "Por um punhado de Euros" o crítico Emanuel Neto elaborou uma resenha excelente sobre esse spaghetti, revalorando-o, ou melhor, revalorizando-o.

    ResponderExcluir
  3. gostei muito deste bang bang,este ator andrea giordana , tem outro filme com ele cujo titulo foi o amargo sabor da vingança. queria saber se ele fez outros filmes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andrea Giordana atuou em 4 Espaghetti Westerns sendo eles e ele encontra-se ainda vivo:

      Massacre no Grand Canyon (1964)
      "Massacro al Grande Canyon" (Titulo original)

      O Amargo Sabor da Vingança (1967)
      "El desperado" (Titulo original)

      Deus Criou o Homem E o Homem Criou o Colt (1968)
      "Quella sporca storia nel west" (Titulo original)

      Meu Revólver é Minha Lei (1968)
      "Quanto costa morire" (Titulo original)

      FILMOGRAFIA COMPLETA:

      http://www.imdb.com/name/nm0320282/?ref_=fn_nm_nm_1

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: