Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

12 maio 2020

Orgulho e Maldição (Colômbia 1969) Especial "Locações" e Subtitles/Legendas Inéditas PTBR SRT exclusivas


Orgulho e Maldição - Brasil
The Proud and Damned - USA/Canadá/UK
Orgullosos y Malditos - Espanha
Welcome Bastardi! - Itália
Ylpeät ja Kirotut - Finlândia
Les Orgueilleux - França
Yperifanos Kataramenos - Grécia
Rid mot Døden - Noruega
Cei Mândri si Blestemati - Romênia


Produção: Julho de 1969, USA, Colômbia, Filipinas e Espanha.
Direção: Ferde Grofé Jr.
Escrito: Ferde Grofé Jr.
Fotografia: Remegio Young
Duração: 92 minutos
Música: "Windblown" Gene Kauer e Douglas M. Lackey
Locações: Colombia
Produção: Michael Du Pont
Edição: Philip Innes
Direção de arte: Alvaro Botero
Co Produção: Media Trend, Interfilm Production e Balut Productions


Chuck Connors - Will Hansen
Aron Kincaid - Ike
Cesar Romero – Prefeito/Governador de San Carlos
José Greco - Cigano Ramon/Dançarino
Henry Capps - Hank
Smokey Roberds - Jeb
Peter Ford - Billy
Andres Marquis - General Alehandro Martinez
Maria Grimm - Maria
Nana Lorca - Carmela
Anita Quinn - Mila
Conrad Parham - Capitão Juan
Álvaro Ruiz - Chico
Pacheco - Tenente
Ignacio Gómez - Padre
Ernesto Uribe - Aide
Rey Vásquez - Estalajadeiro
Bernardo Herrera - Rollo
Los Caballeros de Villa de Leyva - Eles mesmos


Apesar da crítica "The Proud and the Damned" é um western estrelado por Chuck Connors e um elenco relativamente desconhecido, mas bom.

O filme parece ter sido filmado no México, embora oficialmente tenha sido rodado na Colômbia. Essencialmente é um Espaghetti Western de produção americana, em que Clint Eastwood ajudou a tornar esse gênero tão interessante e evidente pelo mundo.

Em 1870, o sargento Will Hansen (Chuck Connors) que sempre foi ótimo, leva seu grupo de veteranos ex-confederados da guerra civil americana, agora um grupo de bons e velhos rebeldes até a América do Sul, em um país sem nome, onde se envolvem em uma aparentemente, outra guerra civil estrangeira ao sul da fronteira americana.


Durante suas viagens mercenárias em certa ocasião são apreendidos e em troca da liberdade e recebem uma proposta em dinheiro de um general tirânico meio alucinado para irem a uma cidade rival "San Calos" para lhe informar se o lugar pode ou não ser facilmente invadido.

Por serem americanos não causariam suspeitas na cidade. Em uma situação em que não têm muitas opções, eles concordam em ir à cidade de San Carlos para espionar a cidade e informar o General.


Já na cidade de San Carlos, eles acabam sendo convidados do governador interpretado por Cesar Romero que os põe em vigilância e que está determinado a proteger a sua cidade de qualquer ataque. Uma vez lá, eles percebem que o lugar é bastante pacífico e indefeso e alguns dos homens do capitão Will são tentados a ficar, então agora precisam decidir rapidamente em qual lado do conflito ficarão neste vilarejo que está situado bem no meio da rebelião.

Um filme de baixo orçamento, mas bem feito, com boas locações colombianas, embora logo seja levado também a duas tramas amorosas que envolvem um dos garotos chamado Ike (Aron Kincaid) que fica apaixonado por uma garota local chamada Maria (Maria Grimm) que mora num mosteiro de freiras e já é prometida ao filho do governador.


Para arruinar ainda mais as coisas, o sargento Will é banido da cidade pelo governador "Cesar Romero" por ter matado um cigano envolvendo-se num romance com uma garota cigana e ele, que em seguida, em sua saída da cidade é prontamente enforcado pelo general do mal Alehandro, por traição em seu acordo.

É um tanto curioso, pois não estamos acostumados a ver Chuck Connors enforcado ou morto em filmes, e a batalha final entre o exército invasor e os camponeses da cidade é encenada de uma forma estranha que não se costuma ver em um filme western e isto também o torna curioso


No meio da história, o filme parece destinar-se a ser ruim ficando lento, mas repentinamente acaba voltando ao seu ritmo e a atuação é surpreendente apesar de notar-se que os figurantes, são realmente nativos sul americanos da região e os cenários naturais proporcionam um bela fotografia.

Este é um Western muito mais divertido do que eu previa, pois também tem boas e bem-humoradas piadas entre o elenco. Os locais colombianos são eficazes, mas a direção é muito pobre. A música é de Gene Kauer e Douglas M. Lackey, com típicos riffs de um Espaghetti Western e a bela fotografia é de Remegio Young.


O único western filmado na America do Sul, Colômbia e por isso é considerado um Cult no seguimento. Chuck Connors, Aron Kincaid, Smokey Roberds, Henry Capps e Peter Ford, desempenham os papéis-título em The Proud And Damned "Orgulho e Maldição" e uma frase marcante no filme é: "Esta não é a nossa guerra".

Até o italiano e grande mestre dançarino de flamenco José Greco está presente no filme como um cigano. "Carmela" (Nana Lorca) é a cigana, mulher do cigano Ramon e Anita Quinn é Mila a cigana que pela qual o sargento Will é enforcado pelo general Alehandro Martinez. Os homens ficariam mesmo encantados com as beldades da época.


Esse filme ficou parado por três anos antes de seu lançamento, pois sua produção é de 1969 e lançado em 1972, com um título provisório de “The Proud, Damned ans Dead”, a produção foi filmada em Viya de Leyva, Colômbia .

Consegui através de muita pesquisa elaborar um álbum com locais das principais locações deste filme na Colômbia por ser um filme único em seu seguimento, como: no Mosteiro de Santo Ecce Homo do século 17 e a Plaza Mayor de Villa de Leyva, Boyacá, fundada em 1572 onde acontece o duelo entre o Sargento Will e o cigano Ramon. Boyocá fica à três horas de Bogotá e estas locações são muito próximas entre elas.


Impressionante presenciar a preservação do local em 2020 que se transformou em rota turística colombiana após 51 anos em que o filme foi produzido e esta parte do filme não é explorada turisticamente. Acho que a partir de agora saberão que ali foi produzido um Western histórico e com isso melhore o seu turismo aos fãs de Western.


O filme foi incomum para uma produção Ferde Grofe na medida em que foi a sua primeira produção de filmes fora das Filipinas e que não houve pré-venda.
A produção foi uma grande aposta financeira para ele. Sabe-se que George Montgomery é creditado como co-produtor em virtude de pagar U$ 125.000 para Chuck Connors. Grofe estava preocupado com o que ele tinha ouvido falar sobre a reputação de Connors no set e insistiu que o pagamento à Connors seria colocado em depósito após a conclusão satisfatória do filme.


É um western estranho, há boa ação e deve ser visto por qualquer fã de western. Não ajuda muito o fato de a qualidade da impressão da película existente e disponível hoje no mercado e nas plataformas de mídia ser de qualidade absolutamente lamentável, mas é um westerns belo e agradável.

Fico imaginando ele remasterizado em um Bluray, afinal de contas Chuck Connors mereceria essa homenagem.


Elaborei uma subtitle/legenda no idioma português PTBR SRT para este filme. Totalmente revisada tendo em vista que a cópia legendada em português no Brasil está mal produzida.

Esta subtitle é para uma versão de melhor qualidade disponível no youtube, desta forma os fãs de outros países também poderão traduzi-la via Google em seus idiomas e tirar proveito deste belo filme.
Áudio Inglês disponível 
 
 Ilustração Fantsasia

Um comentário:

  1. Obrigado Edelzio , por mais um belo filme . Tens como conseguir o filme Ringo de Nebraska...eu conheci o filme na internet mas o problema está na legenda fora de sincronia. Tens como verificar.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: