Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

29 março 2020

O Retorno dos 5 Mascarados "Maskeli Beslerin Dönüsü" [Turquia] (1968) Subtitles/Legendas Inéditas PTBR SRT exclusivas [Especial Brasil]

O Retorno dos Cinco Mascarados - Brasil [1968]
Maskeli Beşlerin Dönüşü - Turquia
Bes Maskelerin Dönüsü - Turquia
Maskeli Bes'in Dönüsü - Turquia

Produção: Turquia, 01 de Abril de 1968
Diretor: Yilmaz Atadeniz
Produtor: Kamil Ersahin
Diretor de fotografia:  Nahit Ataman Ertem Egilmez
Duração: 87 minutos
Decoração: Rafet Sirin
Design do poster e promoção: Mehmet Bal
Produção: Arzu Film - Turquia
Preto e Branco

Elenco:
Tamer Yigit - Korkusuz/Destemido
Yusuf Sezgin - Yakisikli/Bonito
Yilmaz Köksal - Seytan/Satan
Süleyman Turan - Boy Görüntüsü/Garoto da foto
Yildirim Gençer - Çelik/Aço
Selma Güneri - Mary
Erol Tas - Ramon
Suzan Avci - Suzi
Danyal Topatan - Pancho Villa
Necati Er - Roz
Faruk Panter, Hüseyin Zan, Hasan Ceylan,
Elitas'in Sirri, Mahmure Handan, Selami Içsel,
Aydin Tezel, Selahattin Geçgel e Kudret Karadag


Mais um inédito no Brasil agora disponível para os cinéfilos e pesquisadores de cinema.
Um grupo de mexicanos por volta de 1860, liderados por Ramon ["Erol Tas" - um mestre em interpretar o líder de gangues de bandidos, indiscutivelmente comparado à Fernando Sancho no Espaghetti italiano] comanda massacre de peões, roubos, saques e uma mina de ouro escravizada por ele.

É o típico General auto-declarado, dominador de pequenos povoados indefesos fronteiriços. Seu filho, outro peverso bandido é morto pelos Cinco Mascarados.

O filme não mostra essa morte, mas já é motivo sucifiente para que Ramon execute sua vingança para com os cinco heróis. Ramon e seu bando invadem a fazenda do governador executando-o friamente e faz sua filha Mary "Selma Güneri" refém trabalhando na cantina para servir ao seu bando, sofrendo todos os tipos de maus tratos.


Sabendo da boa influência dos Cinco Mascarados pelo povo, Ramon executa um plano de mestre, vestindo cinco de seus homens de mascarados e assaltam a diligência levando todo o ouro, a correspondência e mata seus passageiros, deixando o cocheiro vivo para delatar os cinco mascarados ao xerife da cidade.

O xerife aos poucos começa a prender suspeitos de serem os mascarados que causaram as mortes dos passageiros e quatro deles são encarcerados. Ramon no entanto, mesmo sem provas contra eles, convence o povo para encoforcar os 4 homens. Esquece-se que ainda há um à solta o "Destemido" (Tamer Yigit) e seu amigo índio "Tonto". No momento do enforcamento, surgem estes dois heróis para salvarem os quatro amigos da forca.


É um filme gostoso de apreciar com um roteiro bem original, muita ação perigosa e rudimentar real, belas locações turcas rodadas em Istambul, com belas simulações de vilas mexicanas, atuações dignas de filmes B americanos, personagens envolventes, boa edição que consegue um resultado digno para as estruturas disponíveis.

O ator Erol Tas com Ramon paga o ingresso. Atuação ótima como sempre. "O Fernando Sancho turco."
Nossos Cinco Mascarados são: "Destemido, Bonito, Demônio, Picture Boy (garoto da foto) e Steel (Aço)". Tem sua música própria, mas com vários trechos da trilogia de Ennio Morricone muito usada em vários países para os Westerns da época e que aqui causa até certa empolgação em raros momentos.
Esta é uma sequência de "Os Cinco Mascarados" produzida no mesmo ano em Istambul, Turquia.


A fantástica produção na indústria cinematográfica em todos os países teve como apoio os aficionados dos filmes do tipo B.
Os filmes do tipo B são uma "segunda categoria" de cinema que é filmada com orçamento baixo e limitado e, portanto com poucas possibilidades de se tornarem clássicos memoráveis à níveis hollywoodianos, no entanto existe uma infinita confraria seguidora deste cinema que não levam em consideração os faraônicos orçamentos para considerarem seus filmes preferidos como clássicos de cinema.


"O Retorno dos Cinco Mascarados" é um faroeste clássico turco com personagens criados pelo cinema turco. É um filme que deve ser assistido com visão artesanal e não comparativa. Exemplos conhecidos dessas produções atuais podem ser vistas em diretores como Sam Raimi (Evil Dead) e Roberto Rodrigez (El Mariachi).

É o tipo de cinema fantástico que os filmes do tipo B proporcionam. Não contam com os caros e agradáveis efeitos dos grandes estúdios, e mesmo sem isso, há uma infinita e imaginativa magia e criatividade em sua produção que podem ser observadas somente para os olhos mais sensíveis à sua essência.


Todos os países tiveram a sua produção tipo B e uma das melhores provas e sucesso nesse seguimento pode ser visto no cinema turco através do livro “Fantastic Turkish Cinema”, assinado por Giovanni Scognamillo e Metin Demirhan para a segunda edição.

O livro, publicado pela Kabalcı Publishing House, conta a história dos filmes do tipo B filmados por Yeşilçam sobre temas fantásticos. Nos anos 60 e 70, que foram os anos em que "Yeşilçam" se desenvolveu rapidamente, mergulhou na fantasia em paralelo com o desenvolvimento do cinema americano.


Yeşilçam, beneficiando-se de contos orientais e ocidentais ("como Branca de Neve", "O Mágico de Óz", "Ali Baba"), e nos quadrinhos: ("Baytekin", "Süperman", "Tarkan"), e adaptações para o Western tais como: ("Çeko", "Five Masked Horseman", "Zorro"), filmados em dois ou três dias, com um orçamento limitado por causa das imprecisões técnicas, ele às vezes dirigia filmes com resultados "absurdos" e às vezes "trágicos".

No entanto, esses filmes serão sempre considerados "clássicos" e dignos, como afirmam os autores do livro. Outro personagem místico para o velho oeste americano criado pelo cinema turco foi "Cowboy Ali" de Yılmaz Güney. Ele produziu também o personagem "Kilink" considerado hoje um cult mundialmente reconhecido.


Alguns dos ídolos turcos poderão ser conhecidos aqui neste filme em que curiosamente em homenagem a eles, elaborei uma Legenda/subtitle com tradução para o idioma português para que os fãs de outros países possam assisti-lo e traduzi-la para outros idiomas e conhecerem um pouco do início da arte turca em fazer cinema.

Versão original Turca disponível 

Disponível também em:
https://www.dailymotion.com/video/x4cok7p

3 comentários:

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: