Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

27 dezembro 2019

Jardim do Pecado [Garden of Evil - 1954] Subtitles/Legendas ptbr.str exclusivas [Especial Brasil]


Jardim do Pecado - Brasil
Garden of Evil - USA
Le Jardin du Diable - França
Il Prigioniero Della Miniera - Itália
悪の花園 - Japão
Сад зла - Rússia
El Jardín del Diablo - Espanha
Şeytanın Bahçeleri - Turquia
Der Garten des Bösen - Alemanha

Produção: USA. México, 04 de Outubro de 1954
Direção: Henry Hathaway           
Escrito: Frank Fenton, Fred Freiberger e William Tunberg
Música: Bernard Herrmann         
Fotografia: Milton R. Krasner e Jorge Stahl Jr.
Duração: 100/96 minutos
Filmado em Locações: Churubusco Studios, Mexico City, Distrito Federal, Mexico.
Co Produção: Twentieth Century Fox

Gary Cooper - Hooker
Susan Hayward - Leah Fuller
Richard Widmark - Fiske
Hugh Marlowe - John Fuller
Cameron Mitchell - Luke Daly
Rita Moreno - Cantora da Cantina
Víctor Manuel Mendoza - Vicente Madariaga
Antonio Bribiesca - Antonio, barman/músico do violão
Manuel Dondé -  Garçon na Cantina
Arturo Soto Rangel - Padre
Salvador Terroba - Vítima
Fernando Wagner - Capitão


Dirigido por Henry Hathaway, “Jardim do Pecado” Com locações totalmente Mexicanas, oferece bons cenários em que aventureiros como Hooker (Gary Cooper), Fiske (Richard Widmark) e Luke Daly (Cameron Mitchell) de passagem em um navio com destino à Califórnia onde acontecia a corrida do ouro supostamente entre 1870 e 1880 são forçados a permanecer alguns dias no pequeno vilarejo de Puerto Miguel, no México, até que seu navio tenha seus motores consertados para prosseguirem viagem.

Os três se unem a um mexicano, Vicente (Victor Manuel Mendoza) e são contratados por uma mulher americana Leah (Susan Hayward), para resgatar seu marido John Fuller (Hugh Marlowe) que encontra-se preso, com uma perna quebrada, dentro de uma mina de ouro que desabou. A mina fica no “Jardim do Diabo”, próximo a uma missão destruída pela erupção vulcânica.

Após o resgate de John Fuller da mina as coisas começam a se complicarem quando índios apaches decidem atacá-los. Logo no início do filem, na cena da taberna, eu esperava ver uma luta feroz entre os mexicanos locais e os americanos recém-chegados ao povoado, mas após um pequeno incidente entre os próprios mexicanos, tudo termina em paz entre todos eles ao contrário do que aconteceria num Espaghetti Western em que deveria haver uma grande luta para ficarem amigos.



O título no Brasil é "Jardim dos Pecados", mas a mina de ouro fica no "Jardim do Diabo". A princípio este filme seria estrelado também por John Wayne.

Um cenário exuberante, mas que apesar de ser filmado naturalmente no México, os americanos utilizarem efeitos especiais de profundidade, dando maior ênfase na altura e ao perigo estreito no precipício perdendo-se a originalidade da locação.

Os índios são citados pelo mexicano Vicente como sendo Apaches, mas não entendi porque os índios que atacam os aventureiros são moicanos.

Este filme me surpreendeu também por uma cena em que Vicente, o mexicano atinge um chapéu em relativa altitude no ar arremessando sua faca.
A cantora, dançarina e atriz Porto-Riquenha, Rita Moreno está esplêndida cantando na cantina.

Assisti a esse filme com legenda/subtitle muito mal elaborada e decidi elaborar uma nova srt em português [23.976 fps] para uma cópia disponível no Youtube, mas que também se encaixa em cópia Bluray disponível no Torrent e estou disponibilizando-a aqui para os amigos leitores.

Filme Disponível:
https://www.youtube.com/watch?time_continue=9&v=zDi1qXeRF-I

Ilustração Fantasia
 

Um comentário:

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: