Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

10 fevereiro 2015

O Procurado Johnny Texas [Wanted Johnny Texas] Especial Brasil


Procurado Johhny Texas - Brasil
Johnny Texas - Brasil
Johnny Ringo, o Matador - Brasil
Wanted Johnny Texas - USA
Maten a Johnny Texas - Argentina

Produção: Itália 27 de Abril de 1967
Direção: Emimmo Salvi
Escrito: Emimmo Salvi e Gloria Donadoni
Duração: 88 minutos
Música: Marcello Gigante, dirigida por Carlo Esposito
Fotografia: Emilio Varriano
Edição: Cesare Bianchini
Direção de Arte: Gisella Longo
Locações: Incir De Paolis Studios, Rome, Lazio, Italy
Co Produção: Film-Kontor Italiana, Pegaso Films


Willi Colombini (James Newman) - Johnny Texas
Fernando Sancho - Coronel Steward
Monika Brugger - Lucia Cansino
Howard Ross – (Renato Rossini) O'Connor, O Irlandês
Isarco Ravaioli - Sargento
Erna Schurer - Garota Loira
Rosalba Neri - Rosita
Dante Maggio - Sam/Capanga de Johnny
Isarco Ravaioli - Mills/Sargento Ranger
Erna Schürer - Loira da Caravana
Mirella Pamphili - Garota de O'Connor
Franco Gulà - Morty/Guarda da Caravana
Franco Ukmar - Segurança de O'Connor
Rossella D'Aquino – Camposena de cabelos escuros
Bruno Arié - Pete/Pedro/Capanga de Johnny
Fortunato Arena - Pistoleiro de O' Connor
E com Faustone Signoretti (Fausto Signoretti),  Nerio Bernardi, Agostino De Simone e Richard Kent.


Johnny Texas é recrutado pelos Rangers dos Estados Unidos para negociar a passagem de caravanas de pioneiros com destino ao Oregon, por um vale da região que é dominado por um bandido alucinado conhecido como O´Connor, o Irlandês e seu exército de bandidos conhecido como os “Desperados”. O´Connor é um antigo ex- amigo de quadrilha de Johnny Texas.


Johnny também tem a sua cabeça a prêmio em todo o país por suas mortes e roubos e é solicitado pelo Coronel Steward [Fernando Sancho] e como Johnny já é do ramo, Steward chefe dos Rangers, chantageia Johnny para tentar negociar com O´Connor e talvez com um plano mirabolante possa por fim a fortaleza de O´Connor, explodindo-a. Johnny Texas é um mau caráter: Procurado por causa de assassinato e assalto a bancos no país, ele têm uma forca aguardando-o por seus crimes e com isso fica fácil para o Coronel Steward , convencê-lo para lhe fazer este pequeno favor e em troca de ter a sua liberdade e seus crimes perdoados pelo governo.


Johnny tem que eliminar a gangue de seu velho amigo, O'Connor (Howard Ross) por dinheiro ou a força. Estes bandidos continuam ocupando-se das pilhagens às caravanas de passageiras de colonos. Um acordo feito com O'Connor parece ter sucesso, mas na primeira oportunidade ele trai Johnny e ataca um comboio e acaba se apossando de muito ouro e, sobretudo dinamite fazendo com que o jogo mude repentinamente pelo seu poderio de fogo.


O diretor incluiu uma espiã do governo “Lucia Cansino” [Monika Brugger, ex-Miss Bavaria] disfarçada de dançarina e que junto a Johnny farão uma bela dupla para rechear ainda mais a trilha de sangue junto com mais três prisioneiros de sua ex-gangue, que são liberados para o feito, [entre eles “Sam” o bom ator Dante Maggio sempre presente em papéis de líderes revolucionários e mexicanos]. Johnny acaba tendo sua última chance para mandar para a cova “Os Desperados”, explodir o esconderijo e recuperar o ouro.



Curiosamente também uma breve aparição de Pietro Ceccarelli como passageiro de uma das caravanas e não podia deixar de tentar agarrar uma mulher à força como sempre foi escalado pelos diretores.

Um filme violento e sanguinário dirigido pelo diretor Emmimmo Salvi [Seven Adventures of Ali Baba, com locações em Florença na Itália]. Johnny Texas tem algumas belas locações em Lazio e Roma.

Por falar delas, as mulheres, neste filme são totalmente ignoradas e banalizadas por seus possuidores e parecem gostar disso.


Johnny acaba tendo um caso com Rosita (Rosalba Neri) uma mestiça amante nas horas vagas. Rosalba tem uma breve aparição neste filme e é estuprada e morta por um desconhecido da quadrilha de O'Connor.


Por esse motivo, O'Connor mata oito de seus Desperados na frente de Johnny para mostrar a ele e não deixar dúvidas de que um dos oito era o assassino de Rosita, tentando com isso mostrar a sua vingança por

Johnny, mas ele suspeita de que não foi nenhum deles e sim o próprio O´Connor.
Quem morre ou deixa de morrer parece não importar muito para o diretor. Não farão diferença ao final.


Todos neste filme apresentam alguns sintomas psicóticos e demonstram isso em seu nervosismo ao puxar o gatilho em quaisquer que forem os seus motivos.
O ator Willy Colombini que aparece aqui com o pseudônimo de James Newman fez inúmeros Épicos romanos.
Em o “Procurado Johnny Texas” Morrem 80 americanos, cinco mexicanos e uma mulher isso se ao piscar os meus olhos, escapou algum na contagem.


Boa música de Marcello Gigante, mesmo com o cansativo soar de sinos de igreja durante o tempo todo ao fundo. Um tema de abertura muito diferente para os padrões Espaghetti, utilizando-se somente de arranjos vocais feminino com a voz sensacional da cantora lírica Gianna Spagnulo e um sino de igreja soando ao fundo.
[Musicalmente muito sugestivo bem aos padrões Morricone].
É um daqueles Western Espaghetti surreal e foi exibido uma única vez na TV brasileira na série Bang Bang à Italiana da TV Record em 30 de dezembro de 1983.


Soube a pouco tempo que fora feito um outro Cult chamado “O Retorno de Johnny Texas” [Il Ritorno di Johnny Texas], uma provável continuação deste primeiro.
Ano de produção desconhecido [provável 1971] e no elenco James Newman, Roger A. Fratter, Nuccia Cardinalle, Gian Pierre Sebagh e o mais importante, curiosamente dirigida por Willy G. Colombini [James Newman], o próprio Johnny Texas.


No Brasil não temos conhecimento deste filme e nem uma informação da produção dele é encontrada na internet e não houve distribuição dele, o que o torna raro, portanto se alguém possuir uma cópia, gostaria de adquiri-la em qualquer formato para pesquisa e acervo e para isso quem a possuir e puder ajudar, por favor entre em contato com E. Sanches pelo E-mail (de.sanches@hotmail.com).

Soundtrack Youtube

4 comentários:

  1. Olá Amigo Edelzio Abraço !!...não tenho esse mas deve ser bom a sinopse promete. mais um que não conhecia como tantos outros raros de encontrar e com a pequena aparição do (Ceccarelli) nosso Amigo no Face. o tema bem típico parecido com um rito funebre religioso, é a Edda Dell' Orso Edelzio rsrs deve ser.

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
  2. Olá amigão. A voz sensacional é da cantora lírica Gianna Spagnulo, outra cantora que teve a participação em vários outros temas de filmes e que as vezes pode ser confundida com Edda Dell´Orso, sim.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Edelzio depois foi que lembrei melhor, é a Gianna Spagnulo !...quando pensei nos Fimes Navajo Joe e Sangue nas Montanhas/Um Fiume di Dollari, a certeza veio mas Valeu !!!

    Luiz Carvalho

    ResponderExcluir
  4. Olá Mestre Sanches

    Não vi ainda este filme, só sabia que ele existia. Estou com uma lista para comprar e certamente vou incluí-lo.
    Abraço-Joailton Caruaru

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: