Aos 75 anos, morre ator Giuliano Gemma, um símbolo do western italiano.
Italiano, tornou-se conhecido por westerns nos anos 1960, e não resistiu a ferimentos causados por um acidente de carro
01 de outubro de 2013 | 18h 11
Luiz Carlos Merten
Jornal O Estado de S. Paulo Brasil
Cinéfilos que hoje reverenciam os spaghetti westerns de Sergio Leone não dão conta de que, nos anos 1960, seus filmes não desfrutaram imediatamente da reputação que hoje ostentam. Os críticos torciam o nariz para o que consideravam os ‘excessos’ operísticos de Leone e de seu compositor, Ennio Morricone. E o público, pelo menos no Brasil, não estava muito interessado no Estranho sem Nome criado por Clint Eastwood. O público preferia um certo Montgomery Wood, que, na verdade, era Giuliano Gemma. No Brasil inteiro e também na América Latina e muitos países da Europa, as plateias preferiam O Dólar Furado, que também tinha uma trilha que marcou época – e aqui ganhou uma versão ‘romântica’. Começava assim – “Se tu não fosse bela, como és...”
Giuliano Gemma morreu nesta terça, 1.º, em Cerveteri, próximo de Roma, aos 75 anos, que completou em 2 de setembro. Foi uma morte trágica, provocada por um acidente de carro. De porte atlético, e era um atleta, ele apareceu sem muito brilho em comédias que exploravam sua aparência física, incluindo duas de diretores importantes – Veneza, a Lua e Você, de Dino Risi, e A Casa Intolerante, de Mauro Bolognini. Você é capaz de duvidar, mas ele foi extra em Ben-Hur, de William Wyler. Sua primeira grande oportunidade foi em 1962, quando Duccio Tessari fez Arrivano I Titani, que no Brasil se chamou Os Filhos do Trovão. Vale reportar-se ao cinema italiano da época. Havia os grandes autores, Federico Fellini, Luchino Visconti e Michelangelo Antonioni, mas no fim dos anos 1950 e início dos 60, a tendência dominante na indústria italiana eram os épicos mitológicos. O veio se esgotava quando Tessari fez a sua paródia com Giuliano Gemma na pele de Krios, que os deuses do Olimpo enviam a Creta para derrotar o tirano que está acabando com a população.
O público adorou o jovem Giuliano Gemma, que formava um belo par com Jacqueline Sassared. E o filme era bem-humorado, tinha ritmo, inventividade. Catapultado a uma posição de destaque, Gemma travestiu-se de astro americano e, com o pseudônimo de Montgomery Wood, estrelou um simulacro de faroeste que arrebentou nas telas. O Dólar Furado, de 1965, abriu uma tendência que prosseguiu por uma boa década, talvez menos. Wood/Gemma fez muitos filmes do gênero – Uma Pistola para Ringo, Dias de Ira etc. Em 1963, Luchino Visconti, precisando de um ator belo e carismático para encarnar o jovem Garibaldi, fez dele um dos atores de O Leopardo, mas a participação foi reduzida a quase nada na versão hollywoodiana, cortada e remontada, que circulou em todo o mundo.
Foi em 1965, quando filmava Uma Pistola para Ringo, que conheceu a mulher, Natália Roberti. Viveram juntos por 30 anos, até a morte dela, em 1995. Tiveram duas filhas, uma delas, Vera Gemma, também atriz. Giuliano Gemma estava casado com Baba Richerme. Quando a carreira no cinema entrou em colapso, ele passou a fazer TV, mas, nos últimos anos, descobrira um outro talento e jurava que sua vocação era ser escultor. Ganhou elogios de críticos por sua nova atividade, mas, no imaginário do público, ele é eterno como o herói mitológico de Os Filhos do Trovão, o pistoleiro de O Dólar Furado. Giuliano Gemma chegou a ser conduzido ao hospital após o acidente, mas não resistiu aos ferimentos. Agora, é menos um dos mocinhos lendários do Spaghetti Western.
O personagem "Ringo", foi criado originalmente pelo diretor Duccio Tessari, tendo como sua inspiração na palavra "Gringo", assim como o "Django" considerado como original, o de Sergio Corbucci.
[Edelzio Sanches]
Copyright reserved
Saiba mais de Ringo
Mini Biografia
No Brasil com Betty Faria
No Brasil com Roberto Carlos e Wilson Simonal
As lágrimas são a nossa maior homenagem. E eu choro, ainda. Como fã, pela lembrança de meu pai que fez meu primeiro contato com Ringo e Duccio Tessari, pai da minha amiga Federica e por minhas grandes amigas, Giuliana e Vera, filhas de Giuliano.
ResponderExcluirLe lacrime sono il nostro più grande tributo.
Estará eternizado nas telas do cinema e em nossas mentes por nos ensinar bons conceitos de justiça, respeito e dignidade em seus filmes.
ExcluirMesmo com o uso de uma Colt como último recurso, a justiça aos fracos e oprimidos era feita.
Adiós Ringo!
Sí de acuerdo.En Brasil, las películas con Giuliano Gemma eran mucho admiradas por el pueblo que iba al cine en los domingos.Era un gran actor que ahora dejará nostalgia.
ExcluirJosé
É muito possuído através de downloads pela internet e tem aqueles mais exigentes que procuram DVD originais e até mesmo VHS dos Ringo´s.
ExcluirSeu parceiro Fernando Sancho também era sem dúvida o seu parceiro preferido
nestas aventuras.
Bons tempos... Saudades dos faroestes italianos e Giuliano Gemma. Mas existe um erro na matéria. A música, com versão em português, gravada por Jerry Adriani, começa assim: "Se tu não fosses LINDA, como és... Gostei muito do blog. Abraços.
ResponderExcluirRealmente o editor comete uma falha mas eu já corrigi!
ExcluirGrato pela obeservação.
Infelizmente, o grande Giuliano deixou-nos. Um homem e um ator extraordinário. São cada vez menos os sobreviventes, nomeadamente Franco Nero, Clint Eastwood, Eli Wallach, Terence Hill, Bud Spencer, Gianni Garko e Tomas Milian.
ResponderExcluirO tempo será implacável com todos.
ExcluirInfelizmente essa morte foi de uma maneira trágica.
Que Deus o tenha e que conforte toda a sua família.
Tem razão amigo.
ResponderExcluirA matéria foi feita pelo Estado de S. Paulo e postada em caráter de emergência.
Procure no índice deste blog por "O Dólar Furado" e saiba mais sobre a história e documentação do filme.
Estou feliz por sua participação.
É bom ter pessoas detalhistas e conhecedoras como você por aqui.
Grato
Edelzio Sanches
Hoje, dia 3 de Outubro de de 2013, é que recebi a triste notícia da morte de Giuliano Gemma. Confesso que não consigo conter as lágrimas,pois morreu parte de mim,como também,parte dos "fãs" espalhados por este mundo de Deus.Um dia desses,comentando com nosso amigo Edelzio Sanches, lamentei o fato de Giuliano Gemma de não ter feito comentario de agradecimento no seu Blog. Mas, apesar de tudo, nunca deixei de admirá-lo. Quando menino em Passa Tempo,no campo das vertentes,havia na cidade três coisas:um Banco,uma Igreja e um Cinema.Foi no Cine Santo Antônio,em 1970,onde vi pela primeira vez "O DÓLAR FURADO", com Giuliano Gemma.Foi a partir dessa época é que espalhou o vírus da admiração pelos filmes Giuliano Gemma,como também pelos filmes produzidos na Itália.Agora,o que podemos fazer para acalentar-mos é rever algum de seus Westerns. Quando eu for para a outra vida,desejo levar em minha alma as emoções de ter visto seus filmes,entre eles: "ADEUS GRINGO", que considero,o mais emocionante de sua acrreira. Quem cantava a balada desse Bang Bang,era também Fred Bongusto, o mesmo de "O Dólar Furado.Meus sinseros comprimentos à família de Giuliano Gemma, e, por não dizer ao querido povo Italiano,que acredito eu, ainda devem estar de luto...ADIÕS GRINGO.
ResponderExcluirMeu grande amigo e parceiro Marcos Mauricio Lima, um grande admirador de Giuliano Gemma como tantos pelo mundo e que possui um grande acervo a seu respeito e que tem ajudado muito ao enriquecimento das matérias neste nosso blog.
ExcluirPode deixar as condolências na página de Giuliana Gemma no Facebook.
Ela está acolhendo todos os comentários dos fãs pelo ocorrido com seu pai.
Prezados amigos.
ExcluirEndosso as palavras de elogio ao (já) saudoso Giuliano Gemma....
Como ator (certamente também como pessoa) era dos mais carismáticos (seu sorriso que o diga) e, ao contrário de alguns outros, saía-se bem tanto em filmes de ação, como em comédias.
Entre tudo o que já dito sobre seus filmes, principalmente os "faroestes", quero ressaltar que, como já fiz algures, o filme Califórnia Adeus é seguramente um dos melhores do gênero que já foram feitos, não merecendo a trista sina de ser quase desconhecido.
Esse filme, se tivesse sido filmado nos EUA e protagonizado por um ator de lá, certamente teria todo o destaque que mereceria ter...
Oxalá aparecessse alguém com dinheiro (e sensibilidade para tanto) que se dispusesse a financiar a remasterização, já que seu maior problema é a qualidade da imagem ...
Como já foi dito em outro site, G. Gemma, em seus últimos anos, não poderi ter ficado praticamente esquecido na Itália....
Que ele descanse em paz. Abraços.
O que mais me intrigou além da sua morte é que após muito tempo de negociações com sua filha Giuliana Gemma, eu estava conseguindo através dela uma pequena entrevista que ela faria com ele exclusivamente para o Brasil atravez deste blog mas infelizmente não conseguimos concretiza-la.
ExcluirGrato pela sua riquíssima participação e depoimento. Estou a disposição.
http://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2013/10/morre-o-ator-giuliano-gemma-icone-dos-westerns-spaghetti.html
ResponderExcluirMais um conceituado jornal brasileiro noticia a Morte de Giuliano Gemma.
ExcluirGrato ZeCarlos
Fui pego totalmente de surpresa. Ontem eu estava na cozinha e ouvi uma melodia parecida com a do dólar furado e uma voz de uma jornalista que parecia comentar sobre faroestes italianos. Corri porque achei que era uma matéria especial mas cheguei no final e ouvi ainda a jornalista citando os filmes que Giuliano estrelara, iniciando pelo "O dólar furado" com algumas cenas. Não imaginei que se tratasse de uma reportagem sobre sua morte, mas fiquei com um pressentimento ruim e acessei a internet, mas não consegui ver nenhum site dando a notícia. Uma tristeza muito grande, como se fosse alguém da minha família. Lamentável, pois ou fã demais, e sempre serei desse extraordinário ator. Todos nós temos de morrer um dia, mas ainda assim da forma como aconteceu, só tenho a dizer que foi muito trágico e lamentável. As lágrimas realmente rolaram. Adeus Ringo. adeus.
ResponderExcluirDe certa forma todos fomos surpreendidos com a infeliz notícia da perda de mais um de nossos ídolos.
ExcluirEstará descansando em um bom lugar em meio a tantos outros que já foram.
Nós fãs perdemos uma grande referência do spaghetti Italiano que estava viva, o sr. Giuliano Gemma. mais sua imagem e esta referência permanecerá eternizada nos cinemas e seus filmes gravado em DVDs. como você disse Edelzio, mesmo usando uma colt como último recurso e apenas como uma obra fictícia, fazendo apologia em defesa dos fracos e indefesos. Adiós Ringo!
ResponderExcluirLuiz Carvalho "Lulinha" Cabo De Santo Agostinho - Pernambuco.
A pouco tempo perdemos Frank Braña homenageado no Almería Festival 2011, Aldo Sambrell e esta semana perdemos também a viúva de Sanbrell. A sra. Cándida Sambrell.
ExcluirCraig Hill está em cadeira de rodas e Eduardo Fajardo também com idade muito avançada e debilitado.
O tempo será mesmo implacável com todos, assim como foram os seus algozes nos Westerns. Pura ironia do destino a todos nós humanos.
Eu li esta matéria ontem e no final Merten citava apenas como sobreviventes Franco Nero e Clint Eastwood, esquecendo de outro atores que o Emanuel lembrou acima.
ResponderExcluirÉ uma grande perda, mais triste ainda por ser de uma forma trágica.
Abraço
Eu fiz uma alteração na parte em que ele mencionou os nomes, logicamente por não ter conhecimento da grande gama de bons atores que perpetuaram neste seguimento.
ExcluirSão muitos e seria mesmo injusto para um conhecedor citar nomes num momento destes. Lembro sempre que não se tem um bom ator "Mocinho" se não houver um bom ator "Bandido". Geralmente são lembrados só os Bons nos filmes, mas sem os Maus e os Feios, não existiriam grandes atuações.
One of the true icons and super stars of the Spaghetti western genre. This was a great shock when I heard of his sudden passing yesterday as the result of a car accident outside of Rome. He gave us so many hours of entertainment and adventure. His legend will never die and he will be remembered by his many, many fans.
ResponderExcluirNo doubt Tom!
ExcluirDear worldwide for being great actor and a great person.
Será lembrado para sempre. Que descanse em paz.
ResponderExcluir--
Pedro Pereira
http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
http://destilo-odio.tumblr.com/
Amigo Sanches
ResponderExcluirRecebi a notícia pela manhã, quando trabalhava, a minha esposa avisou-me por telefone. Cada vez mais vamos ficando órfãos, daqueles que de tanto adorá-los, tornam-se familiares e pais dos nossos divertimentos preferidos. Já falei antes que o colt da morte, nunca fica no coldre. Impossível sacar mais rápido. Antes era o homem e a lenda. Ficaremos com a lenda. Os admiradores do Angel Face, nunca chegarão ao fim.
Abraços-Joailton
Fico imaginando como seria a sua chegada no paraíso encontrando-se com Fernando Sancho, José Maria Martin, Frank Braña, Lee Van Cleef, Gean Maria Volonté.............................................................................
ExcluirUma perda lamentável. Porém, como outros atores, permanecerá imortalizado em seus filmes.
ResponderExcluirLembrei de ''Adeus Gringo'', o primeiro faroeste italiano a qual eu assisti.
Fernando Sancho deve estar dizendo "Chegou o Cara de Anjo".
ExcluirQue Deus os tenham em um bom lugar.
Fizeram as alegrias de muita gente por aqui em sua passagem.
Foi no jornal na TV Educativa que eu vi a notícia, mas já no final com a música de "O dólar furado" ao fundo, mas por não ter visto o início não ouvi a jornalista dizer que o grande ator italiano de faroestes tinha morrido em um acidente pensei até que se tratasse de uma matéria especial, ou homenagem ao gênero de westerns italiano.Como disse acima no meu comentário fui e sou fã demais desse ator extraordinário. Lamentável, lamentável, lamentável,,,
ResponderExcluirSó temos que agradecer agora ao surgimento do Almería Festival Film Western em todo ano homenagear estes artistas que merecem estar figurando na história do cinema mundial.
ExcluirDesde meus tempos de criança, me tornei fã do ator Giuliano Gemma.E hoje tenho na minha coleção de filmes, praticamente todos os seus filmes lançados em DVD.Gostava muito dos seus trabalhos e digo com sinceridade:foi uma perda lamentável.Porém, o talento da sua obra o tornou inesquecível.
ResponderExcluirJosé Francisco de Souza
Três Barras - SC
Realmente é difícil gostar do ator e não possuir os seus filmes.
ExcluirÉ como um ponto de honra em possuir a todos eles.
A maioria dos frequentadores deste espaço possuem mesmo toda a sua obra além de seus Capa-Espada também. [Peplum].
Esta será a forma de preservação e divulgação dela.
Um grande artista de nosso tempo.
Grato pela sua participação José.
Comentário via E-mail do tio Zé
ResponderExcluirAmigo Edelzio, realmente ficamos sem nosso grande ídolo.
Lamentei muito.
Não consegui achar mais detalhes ou fotos do ocorrido.Acessei jornais da Espanha e da Itália, mas tudo estava muito breve.
Peço que se você souber de alguma revista que venha a ser publicada uma reportagem a respeito, me informe.O único livro que possuo sobre o ator Giuliano Gemma, é: Giuliano Gemma el factor romano (Carlos Aguilar; 2003).
Se conversas com a filha do ator, conte:que no Brasil, uma imensa legião de fãs ficou entristecida.
Tudo de bom.
José Francisco de Souza
A morte do Gemma, é um recomeço para enaltecermos ainda mais essa cultura. Edelzio uma curiosidade em minha família, quando tinha meus 13 anos minha irmã mais velha chamava meu irmão mais novo de Ringo, sem saber porque veio atona em sua mente. e eu nem imaginava que tinha um protagonista de filmes de faroeste chamado de Ringo.
ResponderExcluirLuiz Carvalho "Lulinha"
HOMENAGEM DA REDE GLOBO DE TELEVISÃO BRASIL EM 06 OUTUBRO 2013.
Excluirhttp://redeglobo.globo.com/filmes/noticia/2013/10/sessao-de-gala-giuliano-gemma-ganha-homenagem-neste-domingo.html
É Lulinha, esse filme e esse personagem marcou mesmo no Brasil mais do que em qualquer outro lugar.
ExcluirPRA BAIXAR COM GIULIANO GEMMA
ExcluirTEX O SENHOR DOS ABISMOS - COM WILLIAM BERGER
http://sofilmacofenix.blogspot.com.br/2013/06/baixar-tex-e-o-senhor-dos-abismos-tex-e.html
O DÓLAR FURADO - DUBLADO EM PORTUGUÊS
http://sofilmacofenix.blogspot.com.br/2013/10/baixar-o-dolar-furado-un-dollaro-bucato.html
Muita tristeza. Lembro-me que juntava garrafas a semana toda para vender, e assim, conseguir o dinheiro para o ingresso naquelas matinês inesquecíveis.
ResponderExcluirAdiós, Ringo! Que Deus o receba em seus braços.
A forma mais pura de retribuir uma homenagem a ele é assistindo e revendo aos seus filmes.
ResponderExcluirInfelizmente foi uma morte trágica mas sem dúvida foi o herói de muita gente em uma época que com tantos problemas, conflitos ainda éramos felizes e não sabíamos se compararmos aos dias de hoje onde a infância, adolescência e a juventude estão em extinção.