Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

19 agosto 2012

Joaquín Luis Romero Marchent - Morre na Espanha

Morre Joaquín Luis Romero Marchent, Diretor, Escritor, Roteirista, Segundo Diretor e Assistente de Diretor.
Nasceu em 26 de Agosto de 1921 em Madrid e faleceu aos 17 de Agosto de 2012 aos 91 anos de idade.
Diretor de uma filmografia de aproximadamente 41 filmes deixou em sua obra 16 Westerns Espaghettis até hoje cultuados por todo o mundo dentre eles vários em Preto e Branco.

A RTVE criadora da série de sucesso "Curro Jiménez" está novamente de luto. Perdeu o seu personagem principal, morreu Sancho Gracia em 10 de Agosto aos 75 anos, vítima de câncer de pulmão e agora morre após muito sofrimento, Joaquín Luis Romero Marchent, diretor de 12 capítulos desta produção, vítima do mesmo mal.

O diretor e roteirista do cinema espanhol, morreu em Madri, sua cidade natal, aos 91 anos. Arquiteto de muitos westerns filmados em Espanha como "Antes llega la muerte" (A morte vem antes - 1964), é também o autor dos dois primeiros filmes sobre o herói de "El Coyote - 1955".

Ele estava sempre ligado ao cinema, já que grande parte da sua família estava nele. Seu pai, Joaquim Romero Marchent Gómez de Avellaneda, foi diretor e proprietário da revista "Rádio Cinema" e também o produtor da "Films Intercontinental." Enquanto seus irmãos Rafael e Carlos, dedicaram-se ao mundo da atuação e desempenho, e sua irmã decidiu tornar-se assembler. A incursão da família no cinema não pára, alcançando a terceira geração com sua filha Nuria Romero, herdeira desta vocação também enfoca o papel importante do script.
O diretor deixou sua marca, apostando em introduzir pela primeira vez, na Espanha, o gênero Western. O diretor de Madri é considerado por muitos como um dos precursores do Spaghetti Western. Um subgênero que foi produzido na Espanha, geralmente era em Almería, na Itália, principalmente no complexo do estúdio de cinema em Roma, Cinecittà. Alem disso Marchent é cultivado também por outros gêneros, como a comédia presente no filme "Despido improcedente" (Demitido sem justa causa - 1980).

"El crimen de Pepe Conde" (O crime de Pepe Conde - 1946), produzido por seu pai e dirigida por José López Rubio, é o começo de Joaquín Luis Romero no filme como experiência, depois de tentar a sua sorte em outras profissões, como o futebol.
Mais tarde, ele tentou a sorte como assistente de direção sob o comando de Luis Lucía, Francisco Rovira Beleta e José Diaz Morales, até que em 1953 começou como diretor, curiosamente num thriller em "Juzgado Permanente" (Tribunal Permanente - 1953).

Em 1955, quando ele teve a oportunidade de entrar no mundo do western espanhol para executar trabalhos antes feitos pelo diretor mexicano Fernando Soler com o Zorro, Marchent criou "El Coyote" e "Justiça do Coyote", criado a partir do romance do escritor, natural de Barcelona José Mallorqui.
A partir de então ele foi reconhecido por praticar a direção do gênero Western Espaghetti com maestria.
Exemplos são: "La venganza del Zorro" (Revenge of Zorro - 1961), "Tres hombres buenos" (Três homens bons , [Implacable Three] - 1963) e "El sabor de la venganza" (Taste of Revenge - 1963). Dentre os melhores de sua obra no Oeste estão: Garringo, Fedra West (participação de atriz brasileira Norma Bengell no papel de Wanda), 100.000 dollari per Lassiter, Condenados a vivir, Un par de Asesinos entre outros.
Infelizmente mais uma grande perda para o cinema e para os fãs de seus trabalhos.

4 comentários:

  1. RIP


    --
    Pedro Pereira

    http://por-um-punhado-de-euros.blogspot.com
    http://destilo-odio.tumblr.com/

    ResponderExcluir
  2. É o ciclo interminável da vida/morte, da impermanência. Cada vez mais ouvimos notícias, da turma do Spaghetti Western indo embora. Continuaremos a lembrar deles, agradecendo sempre pelas suas obras, que nos fazem tão bem há muito tempo. No momento me lembro de Garringo e Condenados a Viver, dois bons filmes,
    sendo este último, incomum pelo cenário na neve, um suspense de filme policial e um desenrolar da história à Ágatha Christie.
    Obrigado sr. Romero Marchent, fez a sua parte muito bem.

    ResponderExcluir
  3. El mejor director que teníamos en el western español. Se van los buenos...

    Descanse en paz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitos atores que trabalharam com ele sempre mencionaram-no do quão bom diretor ele era e todos gostavam de trabalhar e aprender com ele.
      Um deles foi Anthony Steffen.
      Sempre será lembrado e com respeito por seu atrevimento e audácia em fazer westerns na Espanha.
      Um inovador com certeza.
      Grato Belane

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: