Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

20 agosto 2012

...E dos Inimigos me Livro Eu! [Dai nemici mi guardo io!]


Dai nemici mi guardo io!
Protect Myself Against My Enemies - USA
Three Silver Dollars - USA

Produção: Italia - 1969
Direção: Mario Amendola (Irving Jacobs)
Duração: 97 minutos
Música de Carlo Rustichelli
Fotografia: Aldo Giordani
Lançamento original nos cinemas pela Ouro Filmes
River Filmes e relançado posteriormente
pela Famafilmes, em Eastmancolor.

Charles Southwood - Alan Burton
Julián Mateos - Hondo
Alida Chelli - Juana
Mirko Ellis - El Condor
Ivano Staccioli - Luis Garcia
Lorenzo Robledo - Jack Garland
Pietro Ceccarelli, Dada Gallotti, Marco Rual, Maria Mizar, Piero Morgia, Roberto Biciocchi, Wladimiro Tuicovich (Vladimiro Tuicovich), Luigi Scavran, Jean-Daniel Fiorino, Arrigo Peri, Vittorio Manfrino, Giovanni Ivan Scratuglia (Ivan G. Scratuglia), Vasco Santoni E Raoul Ricceri.
É um western que tem um roteiro não tanto diferente de outros westerns mas é alem do aceitável e se consegue encontrar algumas atuações e locações curiosas e bem feitas.
O motivo para o roteiro são três moedas de prata que levam a um tesouro do exército confederado que fora escondido durante a guerra civil americana. Para se conseguir desvendar o segredo do tesouro é necessário à união das três moedas. A falta de uma única moeda não leva a nada e quando muitos ficam sabendo disso, inicia-se uma corrida desenfreada atrás deste suposto tesouro, levando a enfrentamentos diversos, traições, chantagens resultando em muitas mortes.
O Co-roteirista neste filme é o experiente Bruno Corbucci, diretor de westerns consagrados como: Gringo... Dispare sem Piedade e Ringo e Gringo... Contra todos.
É sem dúvida acima da média, com Charles Southwood no personagem de Alan Burton, um de seus primeiros papéis, e é fácil ver por que ele foi escolhido como protagonista a pistoleiro destemido; bonitão de uma forma tradicional para se fazer sucesso no gênero nestes filmes da época, loiro, e até um carisma para fazer um tipo (Eastwood). Apresenta até uma semelhança com Eastwood e Richard Harrison, e poderia ter sido um astro maior nos Westerns Espaghettis.
Talvez ele simplesmente não estivesse interessado em uma carreira no cinema.
Julian Mateos está bem neste filme como Hondo, um mexicano companheiro de cela de Alan que quer juntar-se a ele em sua busca do tesouro.
Não foi a primeira vez que o tema foi usado para se caçar o tesouro, mas sempre deu certo. Mirko Ellis como o vilão “El Condor” misterioso e sarcástico também na disputa e caçada ao tesouro.
Como em todo Espaghetti não pode faltar uma linda atriz e para isso o filme tem que ter o seu momento amoroso e isso é feito através das insinuações de Alida Chelli “ Juana”, uma bela mestiça.
Pode-se presenciar a frase fatal dos cowboys ao chegarem da viagem ao saloon e dizerem "O que uma garota como você está fazendo em um lugar como este?" e aqui a frase é usada a sério.
Pode ser até uma questão de ponto de vista mais Charles Southwood é visto com mais efeito e muito melhor em “C´e Sartana.... Vendi La Pistola e Comprati La Bara !”[ Sartana Chegou...Troque sua Arma Pelo Seu Caixão – 1970 Brasil] como Sabbath ao lado de George Hilton (Sartana) sob direção de Anthony Ascott com a bela música de Francesco de Masi.
Um DVD não oficial cópia de VHS muito ruim e legendada circula no Brasil e sabe-se que na Alemanha existe uma cópia remasterizada deste filme e estamos ansiosos para que chegue por aqui algum dia.
A dublagem original em inglês deste VHS está muito ruim, mas não compromete a diversão ao assistir este bom filme.

Um comentário:

  1. O final deste filme é curioso e diferente na minha opinião. Me refiro a questão moral entre o mocinho e o seu amigo.

    ResponderExcluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: