Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

14 janeiro 2012

Pistoleiros de Trinity - Brasil

Os Pistoleiros De Trinity – Brasil - 1975
Pistoleiros De Trinity - Brasil
Scansati… A Trinità Arriva Eldorado
“Run, Men!... Eldorado Is Coming To Trinity - USA”
“Go Away! Trinity Has Arrived In Eldorado – USA”

Produção: Itália e Espanha, 12 de Novembro de 1972
Direção e Fotografia: Aristide Massaccesi (Dick Spitfire/
Dick Chiamarello/ Joe D´Amato/Diego Spataro)
Música: Giancarlo Chiaaramello
Duração: 90 minutos
História: Romano Scandariato e Diego Spartaro.
Produção: Elektra Film - Demofilo Fidani e Diego Spataro
Escrito:Alberto Piferi, Romano Scandariato e Diego Spartaro
Dialoguo: Romano Scandariato Screenplay

Stelvio Rosi (Stan Cooper) - Jonathan Duke
Gordon Mitchell - Sebastian Carter
Luciano Conti (Lucky McMurray)
Craig Hill - Eldorado/El Dorado
Amerigo Castrighella (Custer Gail) - Ringo
Carla Mancini
Daniela Giordano - Juanita
Anna Lina Alberti (Lina Alberti) - Pussy
Erika Blanc – Jovem mexicana na festa
Franco Ricci (Anthony G. Stanton)
Enzo Pulcrano (Paul Crain)
Benito Pacifico (Dennis Colt) e Xiro Papas.


O filme mostra as aventuras de dois amigos, Jonathan Duke (Gordon Mitchell) e Sebastian Carter (Stan Cooper), dois trapaceiros no jogo que depois de ter escapado da ira dos habitantes de uma pequena cidade por terem prometido uma cura milagrosa através de vendas de remédios falsificados, as famigeradas poções ou elixir da vida como existiam no oeste, decidem tentar a sua sorte nas cartas e novamente se metem em grandes confusões.
Rumam então para a cidade de Trinità e decidem dar um golpe de mestre, ou seja, roubar todo o ouro de um homem rico e bizarro chamado Eldorado (Cragi Hill), um dos maiores milionários corruptos do país.
Eles pedem a ajuda de Ringo Johns (Custer Gail), um famigerado e perigoso pistoleiro famoso para poderem colocar o seu plano em ação.


Carter e Ringo, de um lado para manter os comparsas de Eldorado ocupadas enquanto Duke e sua namorada Juanita (Danila Giordano) que é sobrinha de Eldorado procuram executar o roubo.
Após o sucesso com o roubo, Carter, Duke e Juanita decidem fugir juntos deixando traindo e deixando Ringo Johns para trás.
Ringo segue-os, no entanto, logo se depara com seus cavalos e os sacos de ouro deixados em uma trilha. Ao tentar verificar um dos sacos abertos depara-se com uma banana de dinamite que explode em suas mãos.
Em ritmo de comédia, um final em que Sebastian casa-se com Juanita e juntos com Duke abrem um Saloon de jogos na cidade. Em uma das cenas finas mais uma vez um jogo de poker com 6 azes.

Percebe-se neste filme também um toque alá-Fidani na produção.
Este faroeste em que misturam a ação e o humor e parecia mais uma tentativa de recriar uma nova dupla explosiva como Trinity e Bambino de Enzo Barboni ou Len e Colby (Carambola) de Ferdinando Baldi.
El Dorado, que acumulou uma fortuna é adorado como um Deus (interessante vê-lo aparecer em todos os lugares em seu cavalo com guidão de motocicleta ao invés de rédeas, espelho retrovisor e com faróis).


Era possível se fazer um Western Espaghetti em cinco dias como neste caso usando apenas o que já se tinha em mão?
Sim, essa oi a resposta que surpreendentemente conseguiu fazer o grande Joe D'Amato (Aristide Massaccesi) em sua estréia no cinema como diretor que até então tinha sido um operador de câmera respeitado e diretor de fotografia e não tinha ambições de se tornar um diretor pois eram tantos trabalhos que não tinha oportunidade de mostrar o seu talento nesta área.

 Divulgação em jornal brasileiro com foto de Anthony Steffen

Depois de ter trabalhado com alguns westerns de Demofilo Fidani, “consegui a posse de um lote de material de arquivo composto por tiroteios, lutas, quedas de cavalos por dublês e muita ação similares dos westerns e reuni tudo em um filme” - disse certa ocasião. Foi este o material sobre o qual ele conseguiu construir esse filme. Um verdadeiro desafio.

Inteirinho com takes de sobras de outros vários westerns que estavam guardados e é isso que fez Massaccesi.
Claro que a história não poderia ser uma dessas memoraveis, mas com muita habilidade técnica, arte e graças a uma grande edição de montagem que alterna cenas muito boas como por exemplo cenas de longos passeios de filmes anônimos, ou seja, não se sabia quando tinha sido filmado ou de qual filme era aquela sobra. Uma aula de edição de Piera Bruni e Gianfranco Somonselli que estiveram em quase todos os westerns de Fidani.
Craig Hill foi o escolhido para ajudar a sincronizar tudo aquilo protagonizando "Eldorado", um personagem bizarro e original e a idéia foi a de através deste personagem transformá-lo em uma maneira de subverter todos os esquemas dos takes sobre ele para a concretização da fita. Com aquele personagem tudo poderia ser "real ou fantasia".


Massaccesi assinou o filme e usou o pseudônimo Dick Spitfire homenagem a Diego Spataro e sabendo-se que os três eram a mesma pessoa, seria ainda mais interessante e em engraçado.
Ninguém na época tinha coragem de acreditar até o final no retorno que este projeto poderia dar, mas o resultado foi fascinante, tanto que o filme foi lançado em 1975, ou seja, três anos depois de produzido.

Certamente que para este filme exigiu-se um enorme esforço no trabalho de cortar e colar do começo ao fim, e em meio a todo esse trabalho não poderia deixar de haver o mesmo esforço para a trilha sonora.
Neste caso não foram usados os trechos reciclados de músicas de outros filmes, mas um simples tema versão instrumental que poderia servir para qualquer filme e este mérito foi do maestro Giancarlo Chiaramello que cedeu algumas faixas de apoio de algumas músicas escritas e interpretadas por duas importantes bandas de rock progressivo italiano; a Banda Dellirium e a Banda Hosana.


Delirium descaradamente saqueou do seu álbum "Dolce Acqua" a faixa "Jesahel" que é usada como o principal tema (a abertura do filme em versão instrumental) mas eles são reconhecíveis como “To Satchmo, Bird and other unforgettable friends (Dolore)” e “Dolce Acqua (Speranza)” outras duas canções do disco de 1972 chamado “Haum!” e “Treno”.
No outro lado do disco a Banda Hosana apresenta as faixas nas versões instrumentais "The Man" (L’uomo), "Mirror Trainr", “Non sei vissuto mai” e “Lady Power”. Uma música totalmente diferente e especial para um Western Espaghetti.
Atenção especial para a flauta de Ivano Fossati (Banda Dellirium) tocada no tema de abertura.
Cenas inesquecíveis deste Cult podemos destacar um fabuloso jogo de poker com 5 azes e as peripécias de Duke (Gordon Mitchell) manipulando as cartas ao som de Jesahel.
Exibido em Bang Bang à Italiana na TV Record por duas vezes; Em 23 de Setembro de 1982 e 06 de Novembro de 1985.
Se alguém possuir um VHS ou DVD dublado ou legendado em portugues peço o favor de me comunicar através do formulário de contato.


 Stan Cooper (Stelvio Rosi) Espaghetti Western Filmografia
Em Ordem de Produção


Franco e Ciccio sul Sentiero di Guerra (1969)"Paths of War" - USA

Dólares para os MacGregors (Brasil) – Ancora Dollari per I MacGregor (1970) "More Dollars for the MacGregors" - USA "O Caçador de Prémios" - Portugal

Mato todos e salvo Minha Pele (Brasil) –Monta in Sele figlio di...! (1972)"Great Treasure Hunt" - USA

Com a morte no Olhar (Brasil)Sei jellato amico...hai incontrato Scramento(1972)"You're Jinxed, Friend You've Met Sacramento" - USA

Pistoleiros de Trinity (Brasil) – Scansati...a Trinità arriva Eldorado (1972)"Go Away! Trinity Has Arrived in Eldorado" - USA "Pokerface" - USA “Stay Away from Trinity... When He Comes to Eldorado” - USA "Trinity in Eldorado" - USA

 Versão disponível áudio italiano

2 comentários:

  1. Edelzio,

    Esse eu ainda não vi, mas fiquei curioso pra ver. Está ficando imensa a minha lista de filmes pra ver. Estas curiosidades que você comenta sobre a edição dele me deixaram com vontade de assistir pra ver o resultado. A cena do guidão também parece bem curiosa. Coisas do nosso querido eurowestern.

    Abraço!

    LeMarc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lembro-me de ter assistido pela TV e não percebi nenhuma falha de edição na época. Faz muito tempo, mas lembro-me de ter fetio uma sinópse que basicamente é a que está postada aqui.
      Também procuro este filme dublado ou legendado para assistir com maior atenção a estes detalhes, já que no Brasil só tenho notícias de amigos que possuem importado sem legendas em espanhol ou italiano.
      A verdade mesmo é nem levar em considerações os clichês como cavalo-moto etc, enfim... e sim o resultado do trabalho técnico da fita pra matar a curiosidade.

      Excluir

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: