Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

14 junho 2019

A Morte de Conrado San Martín [Tributo Especial Brasil]


Conrado San Martín nasceu em Higuera de las Dueñas, Ávila, Castilla y Leónem, 1921. Faleceu em 24 de Abril de 2019 em Madrid, Espanha aos 98 anos de idade, vítima de um Ataque Cardíaco.

Ator espanhol começou sua carreira no cinema em 1941 e participou em mais de cento e vinte filmes em seus mais variados papéis para o cinema e televisão, incluindo alguns Espaghetti Westerns, inclusive dirigidos por Sergio Leone.


Filho de fazendeiro pretendia se formar em Agronomia, mas a guerra civil mudou seus planos.

Nos primeiros anos de sua vida ele se dedicaria ao boxe como amador e ao mesmo tempo começou a desempenhar pequenos papéis no teatro e apareceu como ajudante em alguns filmes.

Como pugilista no ginásio onde treinava foi procurado por um cineasta, para conseguir-lhes homens para interpretarem uma cena de luta em um filme. Foi aí que ele começou a desempenhar pequenos papéis até que despontaria em "Apartado de Correos 1001" em 1950.


Durante a década de 1940 ele trabalhou como assistente de direção e trabalhou como por exemplo em "Dom Quixote de la Mancha") de Juan de Orduña, mas seu talento não passará despercebido e o produtor Ignacio F. Iquino viria contratá-lo no final da década de 1940 transformando-o no personagem principal desta produtora.
1950 se tornara um ano chave profissionalmente para Conrado, nesta produtora.


Estrelara filmes como "Mi adorado Juan" de Jerónimo Mihura (seu filme favorito) e o filme de grande sucesso dirigido por Julio Salvador e roteirizado por Isasi-Isasmendi "Apartado de Correos 1001", um grande suspense que, junto com a "Brigada Criminal", também produzida por Iquino, inauguraria um seguimento policial dentro do cinema espanhol nascido principalmente em Barcelona e Madrid.
O sucesso conseguido na atuação destes filmes lhe permitiria estrelar nesta década um grande número de longas-metragens e incentivá-lo a criar sua produtora, a Laurus Films de curta duração e produziu apenas dois trabalhos, nos quais ele próprio estrelaria estes dois dramas dirigidos por Salvador, "O que nunca morre" e "Sem o sorriso de Deus".


No início da década de 1960, agora com plena experiência, conseguiria presença constantes nas infinitas produções que estavam sendo filmadas na Europa como: "O Colosso de Rodes" (1961) dirigido por Sergio Leone e estrelado por Rory Calhoun; "Rei dos Reis" superprodução dirigida por Nicholas Ray sobre a vida de Jesus de Nazaré, com o jovem ator americano Jeffrey Hunter de extremo sucesso.


Sua última aparição foi en 2008, atuando na Miniserie de televisão “La bella Otero”. Ele se casou com Olga Quiles Colón em 1955 e tiveram cinco filhos: Álvaro, Olga, Beatriz, Belén e Arancha.
Ele e sua esposa moravam em Madri, na Espanha.

Tive o privilégio de pela primeira no Brasil Traduzir esta música com a ajuda de minha amiga e grande atriz italiana Simone Blondell e postei-a no Youtube e que continua fazendo sucesso e seguida de muitos comentários.

Em “A Sombra de uma Arma” [All'ombra di una colt] (1965) atuando como (Duke Buchanan) dirigido pelo bom diretor Giovanni Grimaldi e atuando ao lado do ator canadense Stephen Forsyth obteve grande sucesso na era Espaghetti Western sendo classificado como um “Cult” dentro do seguimento e possuía também um linda trilha sonora de Nico Fidenco com músicas vocais que atingiram até paradas de sucesso nos rádios pelo mundo.


FILMOGRAFIA ESPAGHETTI WESTERN DE CONRADO SAN MARTÍN

1941 Oro vil “Oro Vil”
1965 A Sombra de um Revolver “All'ombra di una colt” (Duke Buchanan)
1967 Billy... O Sanguinário “Voltati... ti uccido!” (Ted Shaw)
1967 Os Longos Dias da Vingança “I lunghi giorni della vendetta (Faccia d'angelo)” (Mr. Cobb)
1968 Era uma Vez no Oeste “C'era una volta il West” (Vecino)
1971 Quando Explode a Vingança “Giù la testa” (Cocheiro da Diligência)
1984 Al este del oeste “Al este del oeste” (Prefeito/Padre de Margaret) 


A Sombra de Uma Arma - Brasil
A Violência de um Colt - Brasil
A Sombra de um Revólver - Brasil
All´ Ombra di una Colt - Itália
In a Colt´s Shadow - USA”
Un Mercenaire Teste à Tuer - França
Plazo Para Morir - Espanha
Pistoleros - Alemanha

Produção: Itália/Espanha 
10 de Dezembro de 1965
Direção: Giovanni Grimaldi
Escrito: Giovanni Grimaldi 
(Gianni Grimaldi) e Aldo Barni
Música: Nico Fidenco
Fotografia: Julio Ortas
Duração: 96 min.
Locações La Pedriza, Manzanares el Real, Madrid, Espanha
Produtora: Hercules Cinematografica


Elenco:
Stephen Forsyth -Steve Blaine
Conrado San Martín - Duke Buchanan
Franco Ressel - Jackson
Franco Lantieri (Frankie Liston) -  Burns
José Calvo (Pepe Calvo) -  Xerife
Anna Maria Polani (Anne Sherman) - Susan
Helga Liné - Fabienne
Aldo Sambrell - Ramirez
Eugenio Galadini (Graham Sooty) - Buck
Javier de Rivera (Xavier de Rivera) - Williams
José Marco - Policial
Andrea Scotti (Andrew Scott) - Oliver
Xan das Bolas - Veterinário
Rafael Albaicín - Leiloeiro
Glauco Onorato - Narrador da música do título (voz)
Richard McNamara - Narrador Musical (voz)
Gino Cassani - Jim
Leoncito Cayetano, Álvaro de Luna
Hilario Flores - Mexican no Banco
Tito García - Barman
Sancho Gracia -  Pistoleiro no Saloon
Rufino Inglés - Jogador
Walter Maestosi - Bandido Mexicano
Juan Antonio Peral - Blacksmith
E com Rafael Ibáñez, Hugo Blanco, Guillermo Méndez, Franco Pesce e Hugo Ricardo



Dois pistoleiros profissionais (Steve e Duke) são contratados para a missão de proteger uma pequena e pobre vila mexicana das gangues de bandidos inescrupulosos.

A parceria entre eles, entretanto, tem um fim quando um deles (Steve) foge para viver uma vida serena com Susan (Anna Maria Polani), mas acabam criando sérios conflitos ao se envolverem com os dois homens poderosos da região. Logo Duke volta para buscar vingança e por ter perdido a filha para Steve, mas as consequências fazem com que acabem juntando forças para superarem e por fim as ameaças dos dois poderosos sócios malfeitores da cidade.


A justiça é feita em meio a uma emboscada na cidade completamente infestada de atiradores. Um raríssimo western da época de ouro. Um roteiro bem elaborado e um ritmo bom de ação. Ennio Morricone realmente foi um gênio musical para os filmes, principalmente para os westerns, mas as músicas deste filme do diretor Gianni Grimaldi serviram como uma luva e marcaram época.

As músicas fizeram até sucesso no rádio como era de costume nos anos 60. Músicas como "One silver dollar" de (O dólar Furado) entrou na parada de sucessos da rádio Tupy, Globo e Difusora.


“A sombra de uma arma” é um filme que realmente tem uma música marcante, daquelas que quem não conhece fica voltando o DVD pra ouvir várias vezes. São duas as músicas temas principais deste filme: “Finche´ Il mondo Sara, All´ombra di uma Colt” ambas interpretadas pelo cantor Nico Fidenco, regida pelo maestro Willy Brezza e sua orquestra.


Os comentários são recíprocos, tenho o LP vinil original de 1966 da gravadora RCA Victor Italiana, bem como um acervo musical sobre o assunto.

Mais uma curiosidade sobre este filme é que ele foi exibido pela última vez na Televisão Brasileira em 29 de Dezembro de 1985 pela TV Gazeta, e por incrível que pareça somente ela tinha os direitos de exibição e nunca chegou a ser exibido no Bang Bang à Italiana da TV Record e Segunda Sem Lei da TV Bandeirantes.



 Versão com Áudio Português/Brasil dispónível no Youtube

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: