Um Colt na Mão do Diabo - Brasil
Una colt in Pugno al Diavolo - Itália
Devil Was an Angel - USA
Pronto, Amigo: Ein Colt in der Hand des Teufels - Alemanha
Un Colt dans le poing du diable - França
Produção: Itália, 27 Novembro de 1970
Pronto, Amigo: Ein Colt in der Hand des Teufels - Alemanha
Un Colt dans le poing du diable - França
Produção: Itália, 27 Novembro de 1970
Direção: Sergio Bergonzelli
Duração: 93 min
Escrito: Sergio Bergonzelli e Ambrogio Molteni
Musica: Gian Piero Reverberi
Fotografia: Aldo Greci
Edição: Renato Scandolo
Produção Design: Giuseppe Cesare Monello
Costume Design: Giovanna Natili
Segundo Diretor e Assistente: Aldo Lado
Atilio Serverini: Armas de fogo
Co Produção: Filmepoca
Co Produção: Filmepoca
Bob Henry (Robert H. Hensley) - Pat
Scotty
George Wang - El Condor / Capataz
Gerardo Rossi (Jerry Ross) –
Dick/Tenente Carson
Marisa
Solinas – Mestiça Maya
Lucretia
Love - Jane
Luciano
Catenacci (Luciano Lorcas) - El Loco
Luciano
Benetti - Capt. McDonald
Renato
Chiantoni - Bart Peterson -Telegrafista
Attilio
Severini - Tenente de El Condor
Artemio
Antonini -– Sargento Sanders
Giovanni
Ivan Scratuglia - Soldado
Brizio Montinaro
- Capanga de El Condor
Calogero
Azzaretto - Capanga de El Condor
Salvatore
Campochiaro - Velho Mexicano /José
Omero
Capanna - Atirador no saloon
Remo
Capitani - Atirador
Mario
Dardanelli - Capanga de El Condor
Lina Franchi
- Mulher no Saloon
Gilberto
Galimberti - Atirador
Franco Gulà -
Velho VIllager
Romano Puppo
- Soldado
e Cam Arnell
Para interromper as atividades ilícitas de um grupo de mexicanos, liderados por um bandido inescrupuloso conhecido por “El Condor“ que espalha o medo e o terror atacando os comboios de pesquisadores de ouro que fazem a rota da Califórnia por uma região conhecida como Mojave, na fronteia.
O Comando Militar envia o ex-oficial para um reconhecimento e investigação da situação; o agente do governo, Pat Scotty,
este disfarçado como um prospector de ouro cai na simpatia de El Condor, que o convida para ficar em seu acampamento.
Consegue desta forma a sua infiltração no bando a fim de descobrir os futuros planos de El Condor.
Com a ajuda de Maya, a mestiça apaixonada por Scotty e
alguns mexicanos pobres, oprimidos pelo bandido, Scotty será capaz de pedir a
intervenção 7ª Cavalaria e conseguir invadir o esconderijo de Condor e sitiar
os bandidos.
Em meio a uma grande batalha, Scotty descobre que El Condor
conseguira fugir e após sua perseguição, o confronto de Scotty e El Condor
acontece porem Condor é ferido por Scotty que o deixa fugir aceitando assim ter
feito justiça em meio às reviravoltas que envolveram os acontecimentos.
Sergio Bergonzelli dirigiu este western de baixo orçamento
não tão convincente como em outros produzidos por ele, mas a riqueza de
detalhes e enquadramentos de cenas ajudaram a segurar e dar a estruturação
desejada.
Ele dirigiu “Jim il primo” (1964) bem acima da média e
digno, apesar de seu aspecto extremamente pobre. Aqui não soube repetir a dose.
Um ator sólido como George Wang (Buon Funerale, Amigos...
Paga Sartana - 1971 de Giuliano Carnimeo) no papel de antagonista, e tendo nas
mãos duas atrizes como Marisa Solinas (Blindman - 1971 de Ferdinando Baldi) e
Lucretia Love (Vaya Con Dios Gringo - 1966 de Eduardo Mulargia) e com um pouco
mais de bom profissionalismo, evitaria o naufrágio parcial deste Espaghetti.
Talvez a qualidade de uma história melhor elaborada, ou
talvez por causa de um elenco de atores que exaltados pela direção, não
conseguiram deixar uma impressão memorável em seus personagens, e estranhamente
algumas locações em locais obscuros como exemplo: A região do Canal Histórico
de Monterano.
Outra enorme curiosidade é a presença do ator Bob Henry (Robert H. Hensley) em seu único filme em toda sua carreira.
Talvez o diretor estivesse procurando um sósia de Terence Hill na época pois a semelhança entre os dois atores era incrível.
Talvez o diretor estivesse procurando um sósia de Terence Hill na época pois a semelhança entre os dois atores era incrível.
Em alguns momentos o filme perde o ritmo, no entanto é cheio
de tiroteios, lutas e perseguições e a grande atuação de George Wang consegue segurar com muito esforço. Com um
pouco mais de empenho poderia ter deixado uma melhor impressão mas mesmo por tudo isso, merece estar na coleção dos fãs.
Em contrapartida aos pontos negativos do filme, ressalto
aqui uma das mais belas e mais cultuadas canções temas do Western Espaghetti em
suas duas versões mais conhecidas com a regência do maestro Gian Piero
Reverberi, instrumental e outra vocal interpretada por Mino Reitano com a
maravilhosa harmônica de Franco de Gemini “A Devil was an Angel”.
Versão com áudio italiano
https://www.youtube.com/watch?v=Smyz2IRHSoE&t=205s&ab_channel=KultMovie
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: