Califórnia, Terra Violenta -
Brasil
Raiders of Old California -
USA/Canadá
Lungo IL Fiume Rosso - Itália
A fuego de revolver - Argentina
De laatste rit - Belgica
L'ultime chevauché - França
Die Plünderer Von Texas -
Alemanaha
Produção: USA, San Francisco,
Califórnia, 17 de outubro de 1957
Direção: Albert C. Gannaway
Escrito: Samuel Roeca e Tom
Hubbard
Duração: 72 minutos
Fotografia: Charles Straumer
Música: Hugo Friedhofer e Geordie
Hormel
Co Produção: Albert C. Gannaway Productions
Locações: Kanab, Utah, (Republic Studios - 4024
Radford Avenue, North Hollywood, Los Angeles) Califórnia, EUA.
Elenco:
Jim Davis: Capitaõ Angus Clyde McKane.
Arleen Whelan: Julie Johnson
Faron Young: Agente Federal
Marty Robbins: Capitão Timothy Boyle
Lee Van Cleef: Sargento Damon Pardee
Louis Jean Heydt: Juiz Ward Young
Harry Lauter: Tenente Scott Johnson
Douglas Fowley: Xerife Miller
Lawrence Dobkin: Don Miguel Sebastian
Bill Coontz: Turk
Don Diamond: Pepe
Rick Vallin: Burt
Tom Hubbard: Emmet
Edward Colmans: Diego
Gerald Mohr: Narrador
O capitão McKaine e seus homens forçam o oficial mexicano capturado a assinar as escrituras de suas vastas terras e grande fazenda para o capitão em troca de sua vida. Três anos depois, Angus Clyde McKane é dono de uma enorme área de terra e começa a forçar as pessoas que atualmente residem lá a se mudarem.
Como resultado de suas ações, um juiz chamado "Ward Young" (Louis Jean Heydt) e seu filho adulto, que é um Agente Federal chamado "Faron Young" (Faron Young), vão até uma cidade próxima para avaliar a reivindicação legal de Angus Clyde McKane às propriedades.
No entanto, em vez de esclarecer a questão, o que eles encontram são evidências conflitantes e uma quantidade maior de violência infligida àqueles que estão dispostos a se apresentar para contar a verdade. Apesar de um roteiro simples, o filme é bem movimentado em sua trama, mas não se destaca por si só. Da mesma forma, a atuação foi adequada na melhor das hipóteses e a conclusão é de um filme mediano.
Há divergências no uso de armas de repetição neste filme porque ela só começaram a ser utilizdas entre 1870-1880 e os uniformes de cavalaria seriam da década de 1860. Eram tantos filmes de faroeste produzidos na época em que certamente muitos produtores não se preocupavam em história e davam prioridade a ação.
O roteiro não é novo neste faroeste em que os bandidos tentam tomar todas as terras e expulsar as pessoas boas, humildes e indefesas de suas próprias propriedades.
Neste caso, um americano malvado está tentando expulsar os mexicanos de suas terras agora que elas se tornaram um território dos EUA. Infelizmente, é tudo muito familiar, a atuação não é espetacular e a produção de baixo orçamento parece simples e improvisada.
Estrelas do Western como o Jovem Lee Van Cleef que aqui é o sargtento Pardee, o capanga número um do Capitão Davis é mau, frio e cruel quanto em performances que mostraia posteriormente e se tornaria um dos grandes ídolos futuramente no Western Espaghetti das décadas de 60-70. Lee Van Cleef tem um papel bem substancial e este é um filme imperdível para seus fãs.
Elaborei uma Legenda/Subtitle no idioma português no formato SRT e disponibilizá-la pra os fãs conhecerem Lee Van Cleef florencendo em sua carreira em um filme produzido em Preto e Branco mas que hoje já existe cópia colorizada digitalmente.
https://www.youtube.com/watch?v=2_rfjtLNWBY&ab_channel=Grjngo-FilmWestern
Áudio Italiano
https://www.youtube.com/watch?v=R367vAD9WAU&ab_channel=Grjngo-WesternMovies
Áudio Inglês
Ilustração Fantasia
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: