O Uivo dos
Lobos - Brasil
Der Schrei
der Schwarzen Wölfe - Alemanha
Le Hurlement
des Loups Noirs - Canadá
De Sorte Ulves
Hyl - Dinamarca
Mustan Suden Huuto - Finlândia
A Fekete Farkasok Üvöltése - Hungria
Il Cacciatore
Solitario - Itália
De Roep van
de Zwarte Wolven - Holanda
El Aullido
de los Lobos - Espanha
Vargens Son - Suécia
Kurtlar - Turquia
Wolf Killer - USA
The Cry of the Black Wolves - USA
Produção:
Alemanha, 04 de Outubro de 1972
Direção:
Harald Reinl
Escrito:
Jack London, Kurt Nachmann e Rolf Olsen
Música:
Gerhard Heinz
Duração: 83
minutos
Fotografia:
Franz Xaver Lederle
Locações:
St. Jakob im Defereggental, Tirol, Austria
Co Produção:
Lisa-Film
Edição: Eva
Zeyn
Elenco:
Ron Ely - Bill Robinson
Raimund Harmstorf - Jack Harper
Gila von Weitershausen - Frona
Williams
Arthur Brauss - Tornado Kid
Angelica Ott - Betty Tayler
Jean-Claude Hoffmann - Jimmy
Hans Terofal - Stumpey
Catharina Conti - Akaena
Carl Lange - Nicholas Morse
Alexander Grill - Forester
Dan van Husen - Joe
Heinrich Schweiger - Sam Jenkins
Kurt Bülau - Ray Murdock
Tony Berger - Mike Williams
Günter Clemens - Tom Lafferty
Karin Lorson - Sara
Aqui nosso herói Bill Robin (Ron Ely) "Tarzan" reaparece novamente nas selvas do Alasca para delírio dos seus fãs.
O filme se passa em 1903, em "Gold-Rush" num vilarejo de mineradores conhecido como o Acampamento da Felicidade, no Alasca.Toda a trama do filme nasce da fantasia da índia Akaena, uma remanescente de um antiga tribo conhecida como "Tapuka". Esta índia promete um tesouro fictício para qualquer um que levá-la ao sul, onde ela acredita haver uma terra do sol que sempre brilha.
O caçador Bill Robinson, tradicional homem da montanha e comerciante honesto de peles no Alasca, se recusa a vender seu trenó para o desonesto mineiro Mike Williams (Tony Berger), que o rouba apontando-lhe uma arma.
Enquanto Akaena se mostra incapaz de cumprir sua promessa, Mike é baleado antes que ele possa matá-la. Seu corpo é encontrado no trenó de Bill, fazendo dele o suspeito ao mesmo tempo em que gangues criminosas chegam à cidade.
Quando esse garimpeiro aparece morto no trenó de Bill, na aldeia de garimpeiros onde há todo o tipo de bandidos, os amigos indesejáveis de Bill e a irmã do cadáver, a senhorita Frona Williams (Gila von Weitershausen)
também recém chegada à cidade e sabendo da morte de seu irmão torna-se vingativa à sua perda.
Um bando de sanguinários, saqueadores e maus feitores, liderados por Tornado Kid (Arthur Brauss) que chegam ao local para vingarem a morte de um suposto Dan, melhor amigo de Tornado e que também Bill é o principal suspeito.
Todos tomam conta do lugar e ameaçam também enforcar um garoto órfão, amigo de Bill por roubar um cavalo, à menos que Bill os enfrente.
O ritmo já é de se esperar o que vai acontecer e ele se sai muito bem após conhecer um pistoleiro desgarrado e irreverente conhecido como Jack Harper, o ótimo ator alemão Raimund Harmstorf em que ambos tornam-se amigos e passam a lutar pela mesma causa.
Raimund Harmstorf teve presença marcante em “California” [1977], como o bandido Rope Whittaker que rapta a bela Helen Preston (Paola Bosé) e Michael ‘California’ Random (Giuliano Gemma) vai resgatá-la de suas garras.
A fotografia aqui é belíssima e muito inspiradora porque o bom homem da montanha vence e prova que o crime não compensa.
Feito na Alemanha, Suécia e Áustria, é um Espaghetti Western Schnitzel de baixo orçamento com belos figurinos, interpretações típicas europeias no velho oeste.
Personagens interessantes de um elenco multinacional incluindo Ron Ely como protagonista e que está bem convincente aqui com aquele seu sorriso canastrão. Há algumas lindas paisagens provavelmente fotografadas nos Alpes e algumas boas cenas de aventura ao ar livre.
Há cenas fortes de cães do gelo devorados pelos lobos selvagens e quem tem muita afinidade por animais de estimação não irão gostar de vê-las. Foi censurado em alguns países quando na época de seu lançamento. Uma cena trágica, mas dentro do contexto é parte da natureza.
Presenciamos algumas cenas curiosas em que Bill com extrema agilidade até desvia-se de balas, como Tarzan desviava-se das lanças indígenas africanas.
É um filme indispensável para a coleção Trash européia, mas também curioso por relembrar o Ron Ely das tardes na TV.
Em sua breve passagem pela Alemanha, Ron Ely fez também outro Espaghetti Western muito cultuado pelos fãs "Alleluja e Sartana figli di... Dio", no Brasil foi exibido com "Aleluia e Sartana" que as vezes é confundido com "Trinity e Sartana" também de 1972 que também é outro filme e Ron Ely não está nele e quem está ao lado de Alberto Dell' Acqua "Sartana" é o ator negro Harry Baird "Trinity".
Em “Aleluia e Sartana”, Ron Ely atuou ao lado do ator italiano Alberto Dell'Acqua e da atriz alemã Uschi Glas, dirigidos por Mario Siciliano em meio que uma comédia pastelão ao estilo Trinity de Bud Spencer e Terence Hill.
Aqui, o título do filme em português "O Uívo dos Lobos" não tem nada a ver com a verdadeira história que você irá assistir. Um bom documento registrando a atuação do americano Ron Ely na Europa que para o fã é uma obrigação em conhecê-lo.
Traduzi e elaborei uma subtitle/legenda SRT em idioma português para versões com áudio Espanhol disponível no Youtube e também para versão com áudio Alemão.
“O Uívo dos Lobos “Der Schrei der Schwarzen Wölfe (1972) Subtitles/Legendas Português Brasil/Russo e Inglês.str exclusiva download”
Ilustração Fantasia
Poster Espanhol
Ilustração Fantasia
Poster Espanhol
Excelente postagem, Edelzio. Assim, a semana começa em alta.
ResponderExcluirObrigado pelo incentivo amigão.
ExcluirVamos pra 2020 com novidades.