Os 4 Magníficos - Brasil
Sotto a chi tocca! - Itália
The Magnificent Rascals - USA
Dos Tipos Fuera de Serie - Espanha
Besos para ella... Puñetazos para Todos - Espanha
Quien a Buen Árbol se Arrima... - Espanha A qui le Tour? - França
Challenge of the Golden Fist - Malásia
Vier fröhliche Rabauken - Alemanha
Vier Schlitzohren auf dem Weg zur Hölle - Alemanha
Produção: Espanha, Itália e Alemanha, 24 de Outubro de 1972
Direção: Gianfranco Parolini (Frank Kramer)
Escrito: Renato Izzo e Gianfranco Parolini
Fotografia: Sandro Mancori
Música: Sante Maria Romitelli "Sotto A Chi Tocca!"
interprete: Ernesto Brancucci Coral Nora Orlandi com letra de Raimbow
Duração: 93 minutos
Produção: Livio Maffei
Edição: Rino Avantario
Produção Design: Claudio De Santis
Ambientação: Lucia Pellegrino
Co Produção:: Futuramik, International Film.
Elenco:
Dean Reed -
Straccio
Ignazio
Spalla (Pedro Sanchez) - Pietro
Aldo Canti
(Nick Jordan) - Gatto Mammone
Sal Borgese
- Bitonto/Pateta
Mario Brega
- Fregonese, O Tirano
Ada Pometti
- Julia
Marcello Di
Falco - Gastaldo/Conselheiro Tirano
Carlo
Tamberlani - Padre superior do Monasterio
Manuel
Serrano (Manuel Serano) - Murieta
Franco Ukmar
- Capitão da Guarda
John Bartha
(Janos Bartha) - Chefe da Missão/Apostador da moeda
Salvatore
Billa - Siriano
Ermelinda De
Felice - Enfermeira
Nicoletta
Elmi - A criança Mery
Gianclaudio
Jabes - Fessar
Attilio
Severini (Crazy Mathews) - Palamba
Angelo
Susani - Galinheiro
Pietro
Torrisi - Pilipon
Omero
Capanna - Locutor
E com Teresa
Rossi Passante (Tessa Passante) Governanta de Fragonese, Antonio Monselesan
(Tony Norton), Fany Sakantany (Fany Sakantanis) , Giuseppe Mattei (Pino
Mattei), Tony Corti, Bruno Ariè, Anna Maria Dossena, Giuliana Farnese e Carla
Mancini.
Straccio [Farrapo], um jovem acrobata, quer libertar sua amada Julia, mantida prisioneira no castelo de um tirano. Ele cria um bom plano e o desenvolve com a ajuda de seus três amigos desocupados, Pietro, Bitonto e Gatto Mammone.
Quando ele acha que alcançou seus três objetivos: derrubar Fregonese do poder, resgatar sua amada e ficar com o rico tesouro do malvado vilão, ele descobre que é mais difícil lidar com a cobiça de seus parceiros pelo ouro do que com o tirano.
Quando o diretor Gianfranco Parolini (Frank Kramer) fez o belo Espaghetti Western "Sabada Adeus" lançado em 30 de setembro de 1970 e que alcançou considerável sucesso ele tinha: um bom roteiro, Yul Brynner com protagonista e uma bela trilha sonora composta por Bruno Nicolai.
Dois anos depois, convidou o mesmo elenco com exceção à Yul Brynner e Joseph P. Persaud (Chitano) achou que poderia conseguir alguns dólares a mais produzindo essa fraca aventura e comédia romântica com Dean Reed como protagonista, mas não deu certo. História, roteiro, ação, cenas, cenários, locações e música, tudo nenhuma ligação. Os atores até que se esforçam em promover alguma piada, mas em vão.
Uma correria e pancadaria desenfreada aparentemente só para preencher o tempo de fita. Já assisti outros Espaghettis com as peças desse mesmo elenco e vi resultados melhores.
Parece que estavam com tanta pressa de fazer esse filme, como se já tivessem com a hora marcada para o seu sepultamento. Nesse ano ainda faziam sucesso Bud Spencer e Terence Hill, com sua pancadaria e talvez Parolini tentasse ainda ficar na carona deles, mas aí entra a parte orçamentária que não era pra qualquer produção européia.
Infelizmente alguns diretores perderam tempo e dinheiro em muitos de seus trabalhos. Seus desafios com a concorrência era correr o rísco.
Pela bagunça generalizada no filme, e pela presença do cantor e ator Dean Reed, me senti interessado em traduzir, adaptar e elaborar uma legenda/subtitle para este filme para que outros fãs de Dean Reed e Pedro Sanchez pudessem conhecer e entender melhor esse filme em que as vezes torna-se meio confuso; não sei se pela má edição.
Mais um filme obscuro do final da era Espaghetti. Não é um Western Espaghetti tradicional, pois mescla-se capa, espada e até nisso fica complicado entender em que ponto da história essa aventura teria acontecido. Enfim, é um filme só para os mais fanáticos e fervorosos fãs deste seguimento.
O filme serve apenas como um documento, mais um registro da curta carreira do cantor e ator Dean Reed que morreu aos 47 anos de idade, vitimado de doença.
Ilustração Fantasia
Existem duas versões disponíveis no Youtube sendo:
Áudio alemão com 93 minutos - VHS Vegas Vídeo
https://www.youtube.com/watch?v=ab_7oZ3OiHE&t=939s
Áudio italiano com 88 minutos
https://www.youtube.com/watch?v=hYeZor_Hiy0&t=1630s
Boas Festas a todos
ResponderExcluirBoas Festas à nossa querida amiga e atriz Simone Blondell de passagem por aqui. Um Bom ano de 2020 com muita paz e saúde pra você, amigos e familiares.
ExcluirSó raridades muito bom parabéns indo conferir mais essa blog muito top sou muito fam de western spaghett
ResponderExcluirGrato pelo elogio e incentivo Vanderlei. Estarei postando outras raridades por aqui para compartilhamento dos amigos. Abração.
ExcluirO personagem interpretado por Nick Jordan, "Gatto Mammone", tinha também o mesmo nome no primeiro "Sabata", com Lee van Cleef.
ResponderExcluirNa versão inglesa chamava-se "Alley Cat", na versão espanhola chamava-se "Macaco" mas na versão original italiana chamava-se "gatto mammone".
Bem observado amigo! Lembro-me de Yul Brynner mencionar Alley Cat em "Sabata Adeus". Obrigado.
ExcluirEm "Adiós, Sabata", o ator Nick Jordan não participou. Os acrobatas de serviço eram Sal Borgese e Joseph Persaud. O primeiro chamava-se "Septiembre" e o segundo "Gitano".
ResponderExcluirNossa! Verdade. Outra confusão que fiz devido a semelheança entre os dois acrobatas, Nick jordan e Joseph Persdaud. Grato pelo esclarecimento Amigo.
Excluir