Portal dedicado ao Espaghetti Western

Letras-Lyrics-Song-Sung-Espaghetti Western-História-Músicas-Entrevistas-Curiosidades-Pesquisa-Opinião-Atores Brasileiros no Espaghetti Western-Atualidades-Homenagens-Resenhas-Sinópses-Subtitles/Legendas.

15 agosto 2019

Tributo ao Cinéfilo Vivaldo Marcelino


Por algum tempo trabalhei para conseguir reunir algumas informações sobre um grande amigo e cinéfilo brasileiro conhecido no Facebook como Vivaldo Marcelino, um apaixonado por cinema e mais especificamente pelo seguimento Western.

Através de pesquisa e relatos de alguns amigos do facebook como Samir de Araújo que contribuiu muito para esta matéria, tomei conhecimento da morte de nosso amigo Vivaldo no dia 13 de fevereiro de 2019. Todos os que tinham o contato com o Vivaldo era somente através do Facebook pelas postagens de materiais alusivos ao assunto que ele postava.

Por um tempo todos notaram a sua ausência na rede social, pois ele era muito ativo e divulgador de seu humilde, mas respeitado acervo através de fotos que ele tirava do material. [Até sugeri um Scanner para ele scanear o material que melhoraria a qualidade e ele simplesmente me disse que nem sabia como funcionava isso.]


Estava sempre publicando algo interessante no grupo e nos marcava em suas postagens. No momento em que soubemos de sua morte ficamos todos chocados e um pensamento que veio à cabeça de todos era: "Para onde vai toda a sua coleção de centenas de filmes?", presumindo-se de que ele não tinha filhos e sobrinhos que gostassem de filmes.

Quem seria o herdeiro de sua valiosa coleção de filmes, posters, jornais antigos e coleção de fotos que ele guardou por tantos anos? Realmente o acervo deveria ser direcionado para alguém que ao menos guardasse em preservação.


O Sr. Zezé (Irmão Do Vivaldo) como é conhecido relata que: em 23 de Janeiro de 2019, numa quarta feira, Vivaldo foi até a padaria, como de costume, conversou com os vizinhos, depois entrou, sentou-se em sua poltrona onde gostava de sentar e conversava com a minha mãe.

O assunto era os primos que no sábado estiveram na casa da mãe e expressava sua felicidade com a visita deles. Ainda conversando, deu um breve sorriso e de repente parou tudo. Uma morte súbita em sua poltrona onde passou parte da vida apreciando os seus filmes. Sua mãe relatou que ele virou-se de lado e não mais respondeu.

O resgate foi chamado, mas os paramédicos ao chegarem tentaram ainda reanimá-lo mas sem sucesso e uma médica responsável comunicou a família que tentaram o possível mas infelizmente entrou em óbito.


Nascido em 15 de dezembro 1953 na cidade de Delfinópolis, Cidade localizada ao sudoeste de Minas Gerais, na Serra da Canastra próximo à nascente do Rio São Francisco à 450 quilometro de São Paulo, Brasil.

Em 1956 mudou-se para o interior de São Paulo onde viveu até 1971 e atualmente morava em São Paulo, Capital. Ele morou nesta última casa por 35 anos e foi o tempo que passou colecionando todos os filmes.

Era uma pessoa muito simples, mas de valores inestimáveis, que dedicou parte de sua vida e paixão ao cinema, mesmo com suas limitações em se expressar e alguma debilitação de saúde postava seu raro material para que todos pudessem compartilhar e com comentários simples gostava de elogiar as postagens alheias.

Sabe-se que morava e vivia com uma irmã de idade avançada e sua mãe que ele gostava muito e que falecera também meses depois. Também não o conheci pessoalmente e soube de seu falecimento em 23 de janeiro de 2019 aos 66 anos de idade. Assim como muitos outros colecionadores, postava fotos de seus álbuns de recortes de jornais, posters, fotos de artistas que eram de invejar os afecionados de cinema.


Seus familiares não apoiavam muito a coleção de Vivaldo e às vezes era confrontado sobre o assunto. Conforme relatos de seu irmão Zezé, único interessado pelo material assumirá a preservação de todo o acervo deixado, mas relata também que parte do material como alguns álbuns de recortes, fotografias e posters já foram jogados fora pela irmã e pela falecida mãe, sem que ninguém pudesse impedir.

Fã incontestável do grande ator Robert Woods e que tinha como seu principal ídolo, o personagem Pecos, à ponto de referir-se a si mesmo em várias ocasiões como Pecos.


Nosso amigo estava constrangido com algo ou alguém que talvez o tenha magoado e influenciado no seu afastamento do Facebook e podemos constatar isso em uma de suas últimas postagens como segue:

"Esta foto tirei agora pouco, eu notei ao me excluir de maioria dos grupos que me colocará quando aceitei como amigo, até mesmo meu amigo e ator robert woold curti e comenta minhas postagens, também, blokiei todas pessoas que sáo poucas que se diz de minha familha irmáos que nunca me aceitará como amigos por eu postar sobe filmes até meus mais de 30 sobrinhos me iguinora por eu falar sobe cinema e filmes, pois aqui e cinema e filmes e adimiráçáo e intendimento e sentir a trama de uma história de um filme para intender e nunca mais esquecer do filme e das cenas marcantes, mesmo assim nunca vi minhas horríveis postagens em grupos nenhum por isso me excluo .

Este pister [poster] de meu nome e Pecos e de 28 por 80 cm para sempre lembra-lo, filme e do cinema, que assisti agora diminuiu munto postagens e curtidos sob mim mais tudo bem. Eu vou indo até me deicharen."

Vivaldo Marcelino - Delfinópolis - Minas Gerais


"Descanse entre as estrelas, agora você é uma delas. R.I.P."

Agradecendo à colaboração do amigo Samir de Araújo [Fortaleza-Brasil] 
que me ajudou muito a concretizar essa matéria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: