Ódio Destruidor - Brasil
The Young Land - Usa
Ebrio De Odio - Argentina/México
Nuori Maa - Finlândia
Californie Terre Nouvelle - França
Là Dove Il Sole Brucia - Itália
Mlada Zemlja - Sérvia
Landet Utan Lag - Suécia
Land Ohne Gesetz - Alemanha
Produção: EUA/México 01 Maio de 1959
Direção: Ted Tetzlaff
Escrito: Norman S. Hall, John Reese
(baseado na história "Frontier Frenzy")
(baseado na história "Frontier Frenzy")
Duração: 89 Minutos
Locações: México
Co Produção: C.V. Whitney Pictures
Música: "Strange Are The Ways Of Love"
Concorreu Ao Oscar Naquele Ano.
Concorreu Ao Oscar Naquele Ano.
Música De Dimitri Tiomkin
Letra: Ned
Washington
Intérprete:
Randy Sparks
Patrick Wayne - Xerife Jim Ellison
Yvonne Craig - Elena de La Madrid
Dennis
Hopper - Hatfield Carnes
Dan
O'Herlihy - Juiz Millard Isham
Roberto De La Madrid - Don Roberto de La Madrid
Cliff Ketchum - Delegado Estadual Ben Stroud
Ken Curtis - Lee Hearn
Pedro Gonzalez - Autoridade Local/Santiago
Ed Sweeny -
Sully/Kelly
John Quijada
- Vaquero
Miguel Camacho - Miguel
Tom Tiner - Charlie Higgins/Jurado
Carlos Romero - Francisco Quiroga
The Mariachis Los Reyes De Chapala - Mariachis
O diretor Ted Tetzlaff coloca sua ação em 1848 no Velho Oeste no estado recém-nascido da Califórnia, especificamente em um vilarejo fronteirista conhecido como San Bartolo.
O sistema judiciário aplica leis baseando-se numa questão puramente racial: aqueles que são americanos nativos têm privilégios sobre os de origem mexicana.
Tudo é evidentemente negado, até que o tribunal se vê diante de um grande teste que mudará o país.
Hatfield Carnes (Dennis Hopper) é americano nativo e está sendo acusado de assassinar um mexicano e está sendo julgado por homicídio como réu. A população de origem mexicana agora pressiona o governo e está atenta para saber se o julgamento será justo e se a justiça é realmente cega do ponto de vista étnico.
"The Young Land", literalmente traduzido em português como "A Terra Jovem" tem seu título mudado no Brasil para "Ódio Destruidor" o que não vem muito ao caso.
Não é um filme de vingança ou ódio e sim narra-se um caso de justiça sob uma mesma Constituição supostamente elaborada e legislada igual para todos.
Aqui este julgamento mostrará se o sistema usado para os mexicanos será usado para o criminoso americano, Portanto, tem uma grande repercussão na região e a situação fica fervente enquanto não se tem um veredicto. Com os esforços de um juiz estadual Millard Isham (Dan O'Herlihy), vindo de Washington, organiza o seu tribunal para o julgamento adequado dentro de um celeiro de ovinos.
Sendo particularmente estranho, pois o juiz não está acostumado a tais rudimentares tribunais improvisados. Sabe-se que para este filme foi utilizado um orçamento generoso e o diretor de arte Jack Okey criou uma vila mexicana, incluindo uma praça, Cantina, prisão e outros edifícios, e o diretor Tetzlaff, soube criar situações que o telespectador gosta de ver como os tiroteios e lutas de rua.
Um filme com Hooper ainda jovem, que já mostrava seu talento através de sua performance e das fortes presenças dos atores: O'Herlihy, Ben Stroud, e Ken Curtis como um fugitivo da justiça americana convertido em um ajudante de xerife. Sobre o romance, aqui só uma leve presença feminina, Yvonne Craig que fica em segundo plano e de pouca importância no roteiro.
O conhecimento e a refelexão sobre os direitos e as funções de cada um dentro do tribunal quando surgia nos Estados Unidos da América. A música "Strange Are the Ways of Love" de Dimitri Tomkin concorreu ao Oscar naquele ano.
Aqui o ainda jovem ator Pastrick Wyane aos 18 anos de idade é o bravo xerife local que não usa arma em sua função. Belas baladas mexicanas e lembra bem um Espagehtti Western. É mais uma Subtitle/Legenda exclusiva que disponibilizo aqui incluindo a tradução da letra da bela canção tema deste filme.
”Subtitle/Legenda Exclusiva Ptbr.str. Download”
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Crítica, Opinião e Sugestão - Escreva Aqui: